O sotaque australiano é comumente definido como um “sotaque preguiçoso” porque, normalmente, os australianos não pronunciam todas as letras das palavras, principalmente no início e no fim, e até mesmo chegam a trocar o “R” das palavras por vogais. As palavras também são pronunciadas de uma forma mais anasalada, mas a verdade é que, no dia a dia, o inglês com sotaque australiano nem dá tanta ênfase assim na pronúncia dramática das palavras.

E, como é normal em qualquer país do mundo, a Austrália conta com uma variedade de sotaques – assim como acontece aqui no Brasil.  Mas se você quiser estudar por lá e já chegar com aquele gingado típico, então não deixe de conferir esses truques simples para te ajudar a dominar o sotaque australiano de uma maneira mais suave e adaptável para qualquer parte do país. Vamos lá?

Como pronunciar as palavras em inglês com sotaque australiano?

Ajuste sua pronúncia da letra “I” (deve soar como o “i” na palavra “oil”)

Essa é uma das mudanças mais importantes que você deve fazer se quiser falar um ótimo inglês com sotaque australiano. Ao invés de usar o “i” como nas palavras “might”, “like” e “try”, você deve utilizá-lo com um som mais próximo de um “oi”, mas de uma forma mais leve. Para fazer isso, concentre-se em arredondar os lábios ao pronunciar o “i” em palavras como live, write e spite.

Perceba que você não deve exagerar e falar “l-oi-ke” no lugar de “like” ou “wr-oite” no lugar de “write”. A intenção é pronunciar o “i” das palavras de uma forma crescente, mas sutil. Mas não se preocupe: começar exagerando e soltando um “oi” é normal e pode até te ajudar no treino para achar o tom ideal.

inglês-com-sotaque-australiano
Foto/Bidgee

Transforme o som forte do seu “a” em uma espécie de “aye” em palavras como “mate” e “way”

Esse é uma espécie de som composto, como se você começasse a pronunciar o “a” e transitasse a sua voz para a pronúncia de um “i” na mesma palavra. Essa habilidade requer um pouco de prática mas você irá notar que os seus lábios irão se mover ligeiramente “para fora”, achatando o formato de “O” feito pela boca em um “A”. Confira dois exemplos abaixo:

  • Data → d-aye-t.
  • Way → w-aye

Suavize o som mais leve da letra “a” até chegar em um som de “eh”

Essa característica do inglês com sotaque australiano é bastante regional, já que, como dissemos no início do texto, não há um único sotaque aplicado para todas as partes do país.  Esse som de “a” suaviza essa letra em palavras como “cat”, “that” e “hat”. Confira:

  • Cat → C-eht
  • Hat → H-eht
  • That → Th-eht

Limite o T do final das palavras

Os australianos substituem o som de T mais forte por um ruído curto, ao invés de um som de “tuh” completo. Se você estiver tendo problemas para encontrar o tom ideal, diga agora em voz alta “uh-oh”. O ruído ideal é o dessa pequena parada brusca que você acabou de fazer entre esses dois sons, como se sua voz tivesse acabado de ser interrompida. A palavra “right”, por exemplo, deve soar mais como um “r-eye”.

Perceba que no inglês americano, que estamos mais acostumados, a pronúncia do T exige que empurremos a língua em direção à parte mais áspera da nossa boca. Já no inglês com sotaque australiano, o ideal é tentar fazer um som semelhante mas sem tocar a parte mais áspera da boca com a língua.

Retire o som de R do final das palavras e substitua-o por um “ah”

Por exemplo, em vez de “forever”, você deve dizer “forev-ah”. E no lugar de “car”, você deve dizer “cah”. Confira mais alguns exemplos:

  • Care → Kehr (nesse caso, o som de R é bastante sutil porque a palavra termina com a letra E. Nesses casos, lembre-se de cortar a palavra logo após iniciar o som de T)
  • River → Riv-ah

Corte o G de qualquer palavra terminada em “-ing”

Frequentemente, o inglês com sotaque australiano encurta as palavras. E as que terminam em G, por exemplo, são cortadas de uma forma que o “ing” soa como um “n”. Em muitos aspectos, isso torna o inglês com sotaque australiano semelhante a um inglês americano informal. Confira alguns exemplos:

  • Catching → Catchn’
  • Running → Runnin’
  • Ring → Rin’
  • Eating → Eatin’

Eleve sua voz até o fim das palavras

Esse é um truque bastante comum na fala australiana cotidiana e simplesmente consiste em levantar a voz no final de uma frase, exatamente como se você estivesse fazendo uma pergunta.

Pense em pronunciar as palavras de uma forma um pouco mais alta e um pouco mais aguda na última sílaba. Se você ficar travado(a) no início, tente esse exercício:  faça algumas perguntas em sua voz normal, observe como você muda o tom no final e tente novamente.

Ajuste os sons de “a” para “ah”

Os australianos têm um dos sotaques mais relaxados do mundo, então, no lugar de “aunt”, diga “ah-nt” e no lugar de “can’t”, diga “kah-nt”.

Desenvolva um tom de voz suave, brincalhão e vibrante

O inglês com sotaque australiano tem personalidade, então adicione um tom brincalhão e alegre ao falar. Muitas pessoas dizem que o inglês com sotaque australiano é uma versão do inglês britânico com uma pegada mais “caipira” ou country. Mas esse estereótipo, por mais que tenha um pouco de verdade, não se aplica para todos os sotaques e jeitos de falar adotados pelos australianos. A melhor forma de pegar todas essas vertentes é escutar os próprios locais falando, e você pode fazer isso escutando músicas, palestras, podcasts e programas de televisão do país.  

Ouça com atenção os falantes nativos e seus sotaques

Como já dissemos, o inglês com sotaque australiano mais comumente imitado corresponde a um estilo rústico, casual, animado e até um pouco desajeitado. O sotaque em si requer o uso de sua língua, bochechas e lábios para quase “mastigar” as palavras conforme elas são pronunciadas. E a melhor maneira de aprender isso é ouvindo de um australiano de verdade e observando os seguintes pontos enquanto o escuta:  

  • Quais sons são representativos do sotaque como um todo? Que semelhanças você vê entre as palavras? Preste atenção aos sons das vogais, pois eles são a base de um bom sotaque.
  • O inglês com sotaque australiano, na maioria dos casos, não corresponde ao estereótipo e é bem mais suave do que imaginamos.
  • O inglês com sotaque australiano foi desenvolvido a partir de colonos do sul da Inglaterra. Como tal, está intimamente relacionado com o sotaque cockney moderno – o segundo mais popular do inglês  britânico – mas com uma “vibe” mais estilosa e menos formal.
inglês-com-sotaque-australiano-sydney
Foto/Phillie Casablanca (Flickr)

Dicas de gírias e expressões bem australianas

Não adianta falar em um inglês com sotaque australiano perfeito e não incorporar o estilo aussie também nas palavras utilizadas na comunicação com os locais!

Utilize gírias locais

Para falar um inglês com sotaque australiano raiz, é imprescindível falar algumas expressões e gírias locais. E uma ótima forma de aprendê-las é, de novo, assistindo programas locais mais recentes, já que como você bem sabe, gírias entram e saem de moda a todo momento, seja aqui no Brasil ou lá na Austrália.

Dito isso, existem algumas palavras utilizadas já há muito tempo e que são populares o suficiente para que você possa usá-las razoavelmente na frente de um australiano e evitar olhares de espanto ou constrangimento. Confira abaixo:

InglêsInglês australiano
NoYeah-Nah
YesNah-Yeah 
UniversityUni
Flip-flopsThongs
FightScrap 
Trainers/SneakersRunners 
FoodTucker
AfternoonArvo
Cooler/iceboxEsky
ExcitedStoked
Genuine/real/trueFair Dinkum
McDonald’sMaccas
É quando você não faz nada porque está doente ou finge estar doente. Chuck a sickie
Meninos magros e brancos que usam camisas largas e bonésEshay
She will be alrightShe’ll Be Right
SexRoot
Usado para se referir à pessoas com pouca instrução formal (Cuidado: pode ser ofensivo!)Bogan
CigaretteDurry

Teste palavras simples de preenchimento

No inglês americano são utilizadas palavras de preenchimento bem características como “guys”, “gosh” e “say what?”, entre outras. No inglês australiano não é diferente. Algumas das palavras de preenchimento mais comuns são:

  • Mate (geralmente em finais de frases): utilize para se referir à pessoas, no lugar de palavras como “guys” e “man”. Exemplo: no lugar de falar “come on, man”, você pode dizer “come on, mate!”
  • Reckon: utilize essa palavra quando você estiver pensando em algo. Exemplo: “I reckon that’s not a bad idea, mate.”
  • She’ll be ‘right: use essa expressão para quando você quiser amenizar alguma preocupação ou problema. Exempo: “I hope I didn’t burn dinner… Ah, she’ll be right, mate.”

Use “as” no final das frases para dar ênfase

Ao contrário do inglês americano, onde é normal completar uma comparação (exemplo: “great as good cake”), os australianos deixam o resto para a imaginação. E isso pode ser utilizado com qualquer adjetivo. Confira os exemplos abaixo:

  • “That guy is funny as, mate”
  • “That movie was crazy as, mate!” 

Encurte as palavras e adicione “-ie” em caso de dúvida

Existem muitas gírias australianas que são simplesmente encurtadas e feitas para rimar com a palavra “see”. É daí, por exemplo, que vem a palavra “barbie” (para “barbecue”). Confira outros exemplos:

  • Breakfast → Brekkie
  • Present → Pressie
  • Sunglasses → Sunnies
  • Mosquito → Mozzie

Universidade do Intercâmbio

E aí, deu pra entender um pouco de como você colocar em prática o seu inglês com sotaque australiano? Então que tal começar a se preparar para conquistar uma oportunidade dos sonhos na terra dos cangurus? Nós podemos te ajudar com isso através da mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.