A Stanford University é uma das melhores universidades dos Estados Unidos. No QS ranking mais recente, a universidade norte-americana está em 3.º lugar dentre as mais renomadas de todo o planeta. 

E uma ótima notícia para os estudantes é que a instituição está com inscrições abertas (até 12 de outubro de 2022) para o programa Knight-Hennessy Scholars. Essa oportunidade de bolsas foi criada em 2016 e a cada ano, são aproximadamente 100 estudantes estrangeiros escolhidos para fazer mestrado ou doutorado na instituição com todas as despesas pagas.

Vamos conhecer mais sobre essas bolsas de estudos para fazer a pós-graduação na Universidade Stanford e saber quais são os requisitos para ser um dos escolhidos! 

Knight-Hennessy Scholars: o que inclui?

Com seis anos de história, o programa de bolsas Knight-Hennessy Scholars (KHS) tem como objetivo principal “educar e preparar uma comunidade de acadêmicos para cargos de liderança na academia, indústria, governo, organizações sem fins lucrativos e a comunidade em geral”.

Portanto, os interessados já podem ter em mente que é necessário ter potencial de liderança para ser um dos bolsistas escolhidos para fazer a pós-graduação na Stanford University. Com o apoio estudantil, a KHS busca fortalecer valores, desenvolver habilidades e conhecimentos, além de criar uma comunidade de líderes globais.

Para que isso aconteça, anualmente os estudantes que mais se destacam na aplicação são escolhidos para receberem a bolsa de estudos, que vai arcar com todos os gastos de anuidades da pós-graduação pelo período total do curso (entre um e três anos de duração), além de um repasse em dinheiro para as despesas de vida (como alimentação, moradia, livros etc), seguro saúde e passagens áreas anuais de ida e volta para o país de origem

E para manter a proposta de formar essa rede de alunos e líderes em todo o mundo, geralmente são selecionados estudantes de diversas nacionalidades. Na última edição, desenvolvida em 2021, alunos de mais de 60 países foram selecionados, dentre estudantes do Brasil, Afeganistão, Argentina, Chile, Canadá, Peru, Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

(Kaleidico/Unsplash)

Como surgiu o programa Knight-Hennessy Scholars? 

O programa de bolsas Knight-Hennessy Scholars foi fundado em 2016 por Phil Knight, filantropo, empresário norte-americano e cofundador da Nike, e John Hennessy, que atuou como 10.º presidente da Universidade de Stanford entre 2000 e 2016.

Além dos dois fundadores, outros benfeitores doaram para a fundação das bolsas, totalizando mais de US$ 750 milhões, o que tornou a Knight-Hennessy Scholars a maior e mais generosa bolsa de pós-graduação do mundo.

E a proposta de fomento aos estudos vai além da pós-graduação. É que os ex-alunos bolsistas da KHS de todas as disciplinas e culturas são incentivados a apoiarem uns aos outros, participando de eventos e reuniões, bem como atuando como palestrantes e embaixadores. 

Para se ter uma ideia da grandeza da iniciativa, a expectativa é que no seu 50.º aniversário, haja 5 mil acadêmicos que foram bolsistas, em vários estágios de suas carreiras, promovendo mudanças positivas além das fronteiras disciplinares e culturais.

Quem pode se candidatar para ser um bolsista de pós-graduação em Stanford?

Atualmente, podem se candidatar graduados que concluíram sua primeira graduação a partir do ano de 2015. Ou seja, quem finalizou o curso há mais de 7 anos não pode concorrer. Portanto, quem vai aplicar em 2022 deve ter se graduado entre 2015 e 2021 e assim sucessivamente. A única exceção é para candidatos que serviram nas forças armadas após seus estudos de graduação. Nesse caso, a janela de elegibilidade é estendida por dois anos.

Quem se enquadra nessa primeira regra pode eleger qualquer curso de Mestrado ou Doutorado dos Departamentos de Medicina, Educação, Ciências Humanas e Sociais, Direito, Negócios, Artes e Engenharia da Universidade Stanford. Apenas três cursos não são elegíveis para essa bolsa (confira logo abaixo).

O programa Knight-Hennessy Scholars não tem restrições com base na idade, faculdade ou universidade, área de estudo ou aspiração de carreira. Todos os interessados são encorajados a se inscreverem. Por isso, vale reforçar que não há nenhum impedimento sobre a área de atuação ou país de origem do estudante, mas é preciso cumprir alguns critérios de elegibilidade. São eles: 

Sobre a admissão em Stanford, é preciso se inscrever e ser aceito em um programa de pós-graduação de Stanford em período integral, incluindo DMA, JD, MA, MBA, MD, MFA, MPP, MS ou programas de doutorado. São quatro casos que permitem que o interessado seja um bolsista:

  1. O aluno está se inscrevendo simultaneamente no KHS e em um programa de pós-graduação em Stanford em tempo integral e começará ambos no mesmo ano;
  2. O estudante já recebeu e foi adiada a admissão em um programa de pós-graduação em Stanford em período integral e vai se inscrever no KHS, começando os dois no mesmo ano; 
  3. O estudante já cursa pós-graduação atual de Stanford e vai se inscrever para um segundo programa de pós, também iniciando o programa e a bolsa ao mesmo tempo;
  4. Ou o estudante está no primeiro ano de doutorado em Stanford e deseja ser um bolsista KHS em seu segundo ano.

Não há cotas por disciplina ou programa, mas haverá prioridade para os alunos que têm o curso de pelo menos dois anos e o recurso financeiro será ofertado por todo o período de aulas. Alguns programas de pós-graduação não são elegíveis para a bolsa. São eles: 

Já quem já tem uma pós-graduação pode aplicar para ser um bolsista KNS em sua segunda pós. A única exigência é que não tenha mais de 7 anos desde a graduação. 

Por que fazer mestrado ou doutorado em Stanford? 

A Universidade de Stanford tem um dos maiores campi dos Estados Unidos e, hoje em dia, é uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Foi fundada em 1885 e inaugurada seis anos depois como uma instituição privada.

Nesses mais de 100 anos de história, a Universidade Stanford se desenvolveu e ganhou uma ótima reputação. Atualmente, de acordo com o QS World University Rankings, é a segunda melhor universidade dos Estados Unidos e a terceira melhor de todo o mundo, empatada com a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ela fica atrás apenas do MIT e de Oxford.

A qualidade da instituição faz toda a diferença na hora de escolher onde estudar. Mas é preciso lembrar que, além de uma excelente universidade, Stanford também se destaca por proporcionar um ótimo networking, com laboratórios e salas de pesquisa de alta qualidade e tecnologia. 

Com certeza, uma pós-graduação no exterior tem um impacto super relevante no currículo. E essa influência fica ainda maior quando se trata de uma universidade de renome e que oferece bolsas integrais para os melhores alunos e os líderes mais dispostos a fazerem diferença na realidade atual!

(Emmanuel Ikwuegbu/Unsplash)

Quer se preparar para fazer mestrado ou doutorado no exterior? 

Se você quer saber como se preparar para conquistar sua oportunidade fora do Brasil e para concorrer a essa bolsa de estudos com tudo pago em Stanford, você precisa conhecer o M60

A nossa mentoria especializada oferece centenas de aulas e a revisão dos seus documentos. Procure o apoio de quem mais entende do processo de aplicação para estudar no exterior. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e Elaine Maciel (2022).