Você é daquelas pessoas que ficam perdidas no meio de uma conversa em inglês? Bom, se você for fazer uma prova de proficiência, vai precisar melhorar nessa parte urgentemente. O listening do IELTS, por exemplo, corresponde a cerca de 25% da nota final. Para te ajudar, separamos aqui 7 dicas para você melhorar suas habilidades de escuta.

Dicas para ir bem no listening do IELTS

Sem surpresas: conheça bem o teste

É importante saber que a parte de listening do IELTS tem sempre a mesma estrutura, com trinta minutos de duração, seja na prova geral ou na acadêmica. Quanto às partes da prova, elas seguem esse modelo:

tabela1-listening-do-ielts

Preste bastante atenção

A parte de listening do IELTS é como a vida real: você só tem uma chance de ouvir. É claro que, muitas vezes, nós gostaríamos que repetissem o que foi dito, mas a prova não vai ser tão fácil assim. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a prestar bastante atenção no que for falado :

  • Quando for treinar para o teste, escute apenas uma vez. Se acostume com o sistema.
  • Identifique quais são seus pontos baixos quando o assunto é o listening, e trabalhe para melhorar essas habilidades.
  • Na folha de questões, sublinhe as palavras-chave. Fique preparado(a) para quando ouvir essas mesmas palavras ou sinônimos.
  • Pratique diferentes tipos de listening: palestras, conversas, bate-papos, etc.

Siga o seu coração

Quando for praticar, escolha tópicos que sejam interessantes para você. Se você gosta de futebol, ouça podcasts (em inglês) sobre futebol. Se você gosta da história romana, ouça histórias sobre Roma. Nós temos a tendência de escutar melhor as coisas que queremos ou gostamos de ouvir. Se você realmente deseja se motivar e tirar o melhor proveito de cada prática, tente esta abordagem na hora de estudar. Você pode até se divertir fazendo isso!

Scripts

Quando você for procurar testes práticos para treinar, busque os que tenham os scripts de áudio, com os textos escritos palavra por palavra. Isso porque há muitas atividades que você pode fazer com esses scripts, como essas:

  • Verificar sua precisão: primeiro faça anotações sem scripts. Depois disso, compare suas anotações com o script. Verifique a precisão, ortografia e o que não entendeu direito.
  • Ler em voz alta: leia o script em voz alta e depois ouça o áudio. Você foi preciso(a) na sua pronúncia?
  • Ouça e leia: acompanhe o texto enquanto escuta. Isso vai trazer fortes conexões em relação à pronúncia e compreensão das palavras-chave. Observe como elas são pronunciadas.

Sinônimos

Os sinônimos são importantes em todas as partes do exame. No prova de speaking e writing, por exemplo, você deve mostrar que sabe como usá-los. No exame de reading e listening do IELTS, por sua vez, muitas perguntas usam sinônimos durante o enunciado. 

Seja preciso(a)

Pequenos erros podem contar muito. Alguns erros bobos podem ser a diferença entre uma nota 5,5 e uma 6. Aqui estão alguns alguns exemplos de como os pequenos erros podem custar caro no fim das contas:

tabela2-listening-do-ielts

Tente pensar em inglês

Muitos especialistas em línguas concordam com uma regra importante. Pensar em um idioma específico ajuda no aprendizado desse idioma. Muitos estudantes de inglês costumam tentar traduzir tudo em suas cabeças. Não faça isso! A tradução tem dois problemas principais. Primeiro, é mais lenta. Segundo, você se lembra do seu idioma e esquece o inglês. No exame de audição, você não vai ter tempo para traduzir. Além disso, é necessário lembrar as principais palavras em inglês. Então, quando você praticar inglês… pense em inglês!

Intercâmbio com a UDI

Com essas dicas vai ser muito mais fácil mandar bem na seção de listening do IELTS. Quer mais ajuda para se destacar nas provas e conquistar sua vaga lá fora? Então entre em contato com a gente e conheça a nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog, cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos