Muita gente acha o reading do IELTS a parte mais difícil do teste, mais complicada até do que as seções de writing ou speaking! Porém, a boa notícia é que, com a preparação certa, essa parte deixa de ser um bicho de sete cabeças. Para facilitar sua vida, trouxemos nesse texto 5 dicas que vão te ajudar a ir bem no reading e ainda melhorar a sua nota. Confira!

Como mandar bem no reading do IELTS?

2-reading-do-ielts

1. Use o tempo como seu aliado

Preencha a folha de respostas do reading do IELTS à medida que for avançando no teste. Na sala de exames, você vai receber duas coisas: um livreto com todas as perguntas e uma folha de respostas. A folha de respostas é o documento mais importante, uma vez que todas as suas respostas devem ser registradas lá. Sendo assim, se você escrevê-las apenas no livreto, elas não vão ser levadas em consideração.

Muitos participantes perdem muito tempo escrevendo as respostas primeiro no livreto e depois transferindo para a folha de respostas. Porém, depois descobrem que não têm tempo suficiente no final para fazer isso. Imagine como seria um desperdício ter todas as respostas, mas não ter tempo para anotá-las onde realmente importa! 

Portanto, o que aconselhamos a fazer é preencher a folha de respostas à medida que for avançando na prova, não no final. Coloque o livreto à sua frente para poder ler os textos e as perguntas confortavelmente e também mantenha a folha de respostas em algum lugar à mão, para que você possa escrever à medida que for fazendo o teste. 

Deixe as perguntas mais difíceis para o fim. Se você gastar muito tempo em perguntas que considera difíceis, vai perder minutos valiosos no exame. Você vai acabar deixando as mais fáceis de lado e, assim, vai perder pontos! Se não souber as respostas certas para algumas perguntas, deixe-as e siga em frente. Dessa forma, você pode se concentrar nas perguntas que sabe as respostas. Você pode retornar às perguntas difíceis no final, se tiver tempo.

Além disso, dê uma olhada nas perguntas antes de ler o texto de apoio. Dessa forma, quando realmente for ler, você já vai ter em mente o que precisa identificar ali. Caso contrário, vai precisar ler o texto várias vezes, e isso vai acabar te prejudicando em relação ao tempo do exame.

2. Leia as perguntas com atenção

Sempre que você começar a fazer um dos exercícios, leia atentamente as instruções e os exemplos do reading do IELTS. A maioria das tarefas são parecidas, então você vai reconhecê-las facilmente depois de fazer alguns treinos práticos. No entanto, há alguns detalhes aos quais você precisa prestar atenção. Aqui estão eles:

Verdadeiro / falso

Se você escolher “verdadeiro”, a sentença inteira deverá ser verdadeira. Existem algumas perguntas complicadas nas quais nem todos os detalhes são verdadeiros. Alguns podem ser verdadeiros, enquanto outros são falsos. Nesses casos, a resposta certa será “falso”.

Exercícios de associação

Não associe as opções que você já usou. A princípio, isso pode parecer uma maneira rápida de executar a tarefa, mas pode acabar te levando a cometer erros. Em vez disso, reconsidere todas as opções para cada pergunta. Dessa forma, você vai ter a oportunidade de corrigir seus próprios erros, verificando se a opção de palavra é a mais adequada para outra pergunta.

Preenchimento de lacunas

Se certifique de não exceder o limite de palavras para cada lacuna.

4-reading-do-ielts

3. Faça uma leitura dinâmica

Leitura dinâmica é um método que te permite encontrar informações mais rapidamente. Nele, você não lê palavra por palavra. Ao invés disso, passa o olho pelo texto procurando palavras-chave, deixando de lado informações desnecessárias. Este é um ótimo método para entender as principais ideias de um texto e encontrar as informações que você deseja ler com mais detalhes, ideal para o reading do IELTS.

Quando você precisa entender um texto, deve primeiro identificar o que cada parágrafo diz. Geralmente, os parágrafos têm uma ideia principal, que é expressa em uma frase-chave. Na maioria das vezes, é a primeira frase, mas ela também pode aparecer no final. Elas são fáceis de reconhecer pois geralmente anunciam, em seu conteúdo, que vão responder à questão principal do parágrafo. Por exemplo, “Existem muitas vantagens em usar intranets nas empresas hoje em dia” é a frase-chave de um parágrafo que aborda as vantagens das intranets.

4. Não se desespere com o vocabulário

Não entre em pânico se encontrar, durante o reading do IELTS, palavras que não conhece. Até os falantes nativos, que são fluentes, não entendem todas as palavras de todos os textos que leem, e tudo bem! Até porque nem todas as palavras têm a mesma importância ou a mesma frequência de uso na língua. 

Lembre-se que este não é um teste de vocabulário! Sendo assim, você deve treinar para ler mais rápido e entender as ideias gerais dos textos. Você pode facilmente compreender o significado de uma frase ou até mesmo um parágrafo, mesmo que não saiba todas palavras!

Se quiser melhorar seu vocabulário, você pode fazer isso após terminar os treinos práticos do reading do IELTS. A maioria desses treinos (que você pode encontrar na internet) vem com um glossário no final. Você pode lê-lo, até porque algumas palavras são consideradas de “conhecimento específico” de uma área de estudos e podem fazer falta no seu vocabulário em um outro momento. 

Você também pode se deparar com perguntas que usam ideias reformuladas ou sinônimos de palavras que aparecem nos textos. Por exemplo, você pode ver um parágrafo sobre as desvantagens de expor as crianças à televisão. A pergunta pode não conter a palavra “disadvantages” como o texto, mas pode usar um sinônimo como “downsides” ou “drawbacks“. Definitivamente, é melhor que seu vocabulário seja rico, mas você ainda precisa relaxar caso encontre palavras desconhecidas.

1-reading-do-ielts

5. Melhore a sua velocidade de leitura

Há uma maneira bem simples de melhorar a velocidade da sua leitura: lendo mais. Quanto mais você lê, melhor e mais rápido(a) fica na leitura. Além disso, você deve fazer os treinos práticos para desenvolver a leitura de textos e perguntas. 

Mesmo no seu tempo livre, quando você relaxa e lê textos divertidos, como romances e histórias em quadrinhos em inglês, tente ler um pouco mais rápido. Você pode até cronometrar o seu tempo de leitura. Também é uma boa ideia ler alguns textos mais parecidos com os do reading do IELTS, em termos de tamanho e complexidade.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe as dicas para mandar bem no reading do IELTS, já pode começar a se preparar para conquistar sua experiência internacional. A nossa equipe de mentores está a postos para te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos