Trabalhar de casa pode parecer um sonho e, em tempos de COVID-19, uma necessidade. Quando pensamos nisso, logo nos vêm à cabeça ficar de pijama o dia todo, comer sempre que quiser e fazer tudo enquanto estamos deitados na cama. Mas esqueça isso porque é preciso se manter produtivo na quarentena. Não é apenas o seu computador que precisa ficar ligado – seu cérebro também! Sendo assim, confira 5 dicas para não perder o ritmo no período de isolamento.

Como me manter produtivo na quarentena?

Levante em um horário razoável e se prepare para um dia normal

2-manter-produtivo-na-quarentena

Você pode enxergar esse período em casa como uma oportunidade de recuperar o sono perdido. Porém, levantar no mesmo horário que acordaria se tivesse um dia inteiro de aulas ou de trabalho fora de casa pode realmente te manter produtivo na quarentena. Muitas pessoas também relatam se sentir menos distraídas pela manhã, o que significa que esse é um ótimo período para se concentrar e fazer as coisas que você está adiando.

Sabemos que é tentador ficar um pouco mais na cama, mas se levantar e preparar para o dia vai te colocar na mentalidade certa para ser produtivo(a). Sendo assim, vista-se e tome o café da manhã como faria se estivesse indo para a aula ou para o trabalho. Isso vai dar uma certa estrutura para o seu dia, o que fará dele mais proveitoso!

Limpe e organize o seu local de estudo/trabalho

Embora isso não signifique procrastinar e limpar a casa inteira, ter um local de trabalho limpo e arrumado ajudará você a ter a mentalidade certa para começar a estudar ou fazer suas outras atividades. Se você não tiver uma mesa ou escrivaninha, defina bem os limites do seu espaço de trabalho. Isso vai te ajudar a diferenciar suas atividades (tanto de emprego quanto da universidade) do seu tempo pessoal, e separar sua mentalidade de “trabalho” da mentalidade de “tempo livre”.

Planeje o seu dia

Planejar e estruturar o seu dia é uma das melhores maneiras de se manter produtivo na quarentena. Faça uma lista de tarefas a serem desempenhadas e divida essas tarefas em outras menores e mais específicas. Isso vai te dar uma visão mais clara do que você precisa fazer ao longo do dia, e ter esses pequenos “checkpoints” vai aumentar sua produtividade, ajudando você a ter uma maior sensação de conquista.

Quando for fazer esse planejamento, é muito importante agendar intervalos frequentes, incluindo paradas para almoço e períodos regulares de dez minutos para descansar seu cérebro.

Coma bem e se exercite

3-manter-produtivo-na-quarentena

Comer bem provavelmente é algo que não passa pela sua cabeça quando se fala de trabalhar em casa. Você pode ficar tentado(a) a mergulhar no pacote de biscoitos (ou bolachas!) a cada cinco minutos para reduzir a fome, substituindo uma refeição adequada. Por mais saborosos que os biscoitos sejam, essa técnica pode fazer com que você se sinta um pouco lento(a) ao longo do dia, pois seu corpo começa a perceber que você não está repondo os nutrientes adequados. Preparar suas refeições com antecedência, como normalmente faria, é a melhor maneira de garantir que você coma as coisas certas nos horários certos.

Agendar alguns exercícios durante o dia – seja caminhar ao redor da sua casa na hora do almoço ou acompanhar um vídeo-treino do YouTube – pode realmente ajudar a clarear sua mente e te deixar motivado(a). Se manter saudável é essencial!

Mantenha contato

4-manter-produtivo-na-quarentena

Tente ligar para um(a) amigo(a) ou colega que esteja desempenhando as mesmas atividades que você. Discutir ideias com alguém que está trabalhando no mesmo projeto te ajudará a permanecer produtivo na quarentena e, geralmente, fará com que você se sinta mais motivado(a), além de reduzir a solidão.

Intercâmbio com a UDI

Se você está querendo se manter produtivo na quarentena e quer também se preparar para estudar fora, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Com aulas e atendimentos 100% online, você não precisa quebrar o isolamento social e ainda se organiza para conquistar uma oportunidade internacional. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos