Você com certeza já ouviu falar da Ivy League, o grupo das universidades mais renomadas dos Estados Unidos. Certo? Mas e se eu te disser que logo ali ao lado, no Canadá, existe um grupo semelhante? Bem menos famoso que o correspondente americano, os canadenses contam com o CALDO, uma espécie de “Ivy League canadense” formada por 9 universidades prestigiadas do país.

Na prática, o CALDO não tem exatamente a mesma configuração da Ivy League americana, tendo surgido a partir de um consórcio criado em 2011 com o objetivo central de estabelecer mais parcerias com universidades estrangeiras e, consequentemente, incentivar o aumento do número de estudantes internacionais de pós-graduação nas universidades do país.

Uma das medidas principais adotadas foi diminuir o valor das taxas de matrícula e mensalidade para alunos não-canadenses. Hoje, o CALDO funciona como um órgão de apoio aos estudantes canadenses e estrangeiros, oferecendo suporte e recursos para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas.

CALDO é a sigla para Consortium of Alberta, Laval, Dalhousie and Ottawa, que foram as 4 universidades que deram origem ao grupo. Depois, outras 5 instituições se uniram ao projeto: Universidade de Toronto, Universidade de Ottawa, Universidade de Saskatchewan, Universidade de Calgary e Universidade de Waterloo. Conheça agora mais um pouco sobre cada uma delas:

Universidade de Alberta

A Universidade de Alberta é uma das cinco melhores universidades do Canadá. Localizada em Edmonton, capital da província de Alberta, é uma instituição líder mundial em pesquisa de Energia, bem como em Medicina, Virologia, Nanotecnologia e Agricultura. Como uma das principais universidades de ensino e pesquisa do Canadá, a UAlberta possui uma reputação internacional de excelência nas áreas de Ciências Humanas, Artes Criativas, Ciências, Negócios, Saúde e Engenharia.

Ivy-League-Canadense-Alberta

Com mais de 37 mil estudantes, incluindo mais de 7 mil estrangeiros de 156 países, a UAlberta oferece um ambiente acolhedor e inclusivo para o aprendizado e estilo de vida dos seus alunos. São mais de 200 cursos de graduação e mais de 500 programas de pós-graduação em 18 faculdades distribuídas em cinco campi – incluindo um campus rural e um campus francófono (de língua francesa).

Com mais de 700 acordos de ensino, pesquisa e mobilidade estudantil em mais de 80 países, a UAlberta oferece aos seus alunos várias oportunidades de trabalho prático e com pesquisa, tanto a nível local quando internacional.

Universidade Laval

A Universidade Laval é a primeira universidade de língua francesa das Américas e uma das 15 melhores universidades do Canadá. Com 45 mil estudantes e 3.300 professores ativos em 17 faculdades, a UL oferece Ensino e Pesquisa de primeira em mais de 400 programas.

A UL faz um esforço extra para facilitar a vida dos alunos, com serviços no campus que vão de clínica médica à agência de viagens. Aliás, o campus da instituição é um oásis verde e sustentável na cidade de Quebec, uma das mais lindas do Canadá.

Ivy-League-Canadense-Laval

Universidade de Ottawa

Situada no coração da capital do Canadá, a Universidade de Ottawa é a maior universidade bilíngue de inglês e francês do mundo. Consistentemente classificada entre as 15 melhores universidades do país, a uOttawa opera 40 centros de pesquisa e é líder em pesquisa em Fotônica Médica e Catálise. Também é famosa por promover medidas de sustentabilidade ambiental no campus.

Fundada em 1848, sua localização ideal no centro da cidade oferece fácil acesso às grandes instituições do Canadá e seu icônico campus está localizado ao longo do Canal Rideau, Patrimônio Mundial da UNESCO. Rodeado por parques, pelo rio Rideau e pelo Canal Rideau, o campus da instituição não é tão grande, mas, por outro lado, oferece aos alunos a chance de desfrutar de um abundante espaço verde ao ar livre.

A cada ano, a Universidade de Ottawa recebe mais de 40 mil estudante e aproximadamente 5500 deles são estrangeiros.

Ivy-League-Canadense-Ottawa

Universidade de Dalhousie

Fundada em 1818, Dalhousie é uma das universidades mais antigas do Canadá, atendendo a quase 19 mil alunos. Desses, cerca de 3500 são estudantes internacionais de mais de 130 países.  A instituição combina programas acadêmicos de classe mundial com um pensamento inovador e pesquisa de ponta.

Dalhousie está localizada no coração de Halifax, Nova Escócia – uma animada cidade costeira de quase 400 mil habitantes. Além dos campus urbanos e históricos na cidade, a instituição também possui um campus agrícola rural a cerca de uma hora da cidade.

Ivy-League-Canadense-Dalhousie

Universidade de Toronto

A Universidade de Toronto sempre é classificada como uma das 30 melhores do mundo e é reconhecida como um centro de pesquisa líder em todas as principais áreas do conhecimento. Desde a sua fundação em 1827, a U of T cresceu bastante e hoje abrange 16 faculdades e escolas, mais de 100 departamentos e mais de 170 centros e institutos de pesquisa.

Para ter uma ideia do peso dessa instituição, em termos de produção de pesquisa e de colaboração em rede global para produção de pesquisa, a U of T rivalizada apenas com Harvard, nos Estados Unidos. Essa longa tradição de excelência resultou em descobertas que mudaram o mundo, como a insulina e as células-tronco.

Ivy-League-Canadense-UToronto

A instituição conta com 280 programas de pós-graduação espalhados por três campi: St. George Campus, no coração do centro de Toronto e os campus nas cidades de Mississauga e Scarborough. Hoje, mais de 3 mil estudantes estrangeiros de pós-graduação fazem parte dos programas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Humanidades e Ciências Sociais.

Nós já fizemos um post aqui no Blog sobre a Universidade de Toronto. Clique aqui para conferir.

Universidade de Western Ontario

Fundada em 1877, a Western University é uma das líderes em pesquisa na área de Medicina no Canadá, atraindo professores, cientistas e alunos de pós-graduação de alto nível do mundo inteiro.

Com 136 programas de pós-graduação, a instituição abriga centros de pesquisa de renome mundial, como o Robarts Research Institute, o Centre for Planetary Science and Exploration e o Fraunhofer Project Centre for Composites Research.

Ivy-League-Canadense-Western

A Western está localizado em London, na província de Ontario. Conhecida como centro educacional, cultural e econômico do sudoeste de Ontário, London fica a 200 quilômetros de Toronto e tem uma população de cerca de 380 mil pessoas. Dessas, boa parte são alunos da universidade, incluindo vários estrangeiros de mais de 120 nacionalidades.

Universidade de Saskatchewan

A Universidade de Saskatchewan (U of S) é o núcleo de um centro de pesquisa dinâmico, localizado na cidade de Saskatoon. Por meio de um cluster exclusivo de centros de pesquisa de classe mundial, incluindo institutos globais de segurança de alimentos e água, a universidade desenvolve pesquisas para enfrentar alguns dos desafios mais críticos da atualidade. Só para ter uma ideia de sua importância, ela lidera o maior programa financiado de pesquisa em água do mundo.

A U of S é conhecida por seis áreas principais de excelência em pesquisa:

  • Estudos Aborígenes
  • Agricultura e produção sustentável de alimentos
  • Energia e recursos minerais
  • Ciências Síncrotron
  • One Health (saúde dos animais, pessoas e meio-ambiente)
  • Segurança Hídrica

O campus centenário e arquitetonicamente deslumbrante da universidade abriga 12 faculdades e escolas de pós-graduação e 20 mil estudantes canadense e de outras parte do mundo.

Ivy-League-Canadense-UofS

Universidade de Calgary

A Universidade de Calgary está localizada na cidade de mesmo nome, que é também a capital da província de Alberta. Fundada em 1966, a instituição atende 30 mil alunos, incluindo 6 mil de pós-graduação. Aliás, só na pós são 150 programas disponíveis!

Como uma universidade jovem de destaque dentro da “Ivy League canadense”, a UCalgary é considerada uma das 200 melhores universidades do mundo e se destaca entre as instituições canadenses por envolver ativamente os seus alunos no desenvolvimento da liderança em todas as áreas – Artes, Engenharia, Ciência, Atletismo, Medicina, Negócios e Medicina, engenharia e Voluntariado.

Com uma direção estratégica para se tornar um centro intelectual global, a universidade atrai milhares de estudantes internacionais de todo o mundo e se orgulha de sua rede de mais de 168 mil ex-alunos que vivem em mais de 150 países.

Ivy-League-Canadense-Calgary

Universidade de Waterloo

A Universidade de Waterloo oferece mais de 100 programas de graduação e 190 de pós-graduação. A cada ano recebe 36 mil estudantes de graduação e pós, com 17% e 37% deles sendo estrangeiros, respectivamente.

Considerada umas das 50 universidades mais internacionalizadas do mundo,  a UW conta com um sistema que mistura períodos de estudo e trabalho. 19 mil estudantes de graduação da instituição alternam 4 meses de aulas e 4 meses de experiência profissional em mais de 6700 empresas associadas. Dessa forma, eles ganham experiência e dinheiro para pagar pelos custos do curso.  Já os estudantes de pós-graduação se beneficiam de uma política de propriedade intelectual que fornece direitos de propriedade e comercialização ao inventor, e não à universidade.

Ivy-League-Canadense-Waterloo

Além da “Ivy League Canadense”

Vale o Canadá conta com outras instituições de excelência que não fazem parte do CALDO. Alguns exemplos são a Universidade de Montreal, a Universidade McGill, a Universidade da Colúmbia Britânica e a Universidade McMaster.

Intercâmbio com a UDI

Você quer estudar em uma dessas universidade da “Ivy League” canadense? Então tem que começar a se preparar para conquistar sua vaga. A boa notícia é que a nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos