Os processos seletivos das universidades americanas geralmente são repletos de incertezas. Mas embora não haja garantias, existe uma prática comum de se aplicar para várias faculdades ao mesmo tempo, incluindo aquelas que são vistas como “apostas seguras”. Normalmente conhecidas como Safety Schools, essas instituições são aquelas em que a admissão é quase certa, devido ao perfil acadêmico dos candidatos. Em outras palavras, Safety Schools são as universidades ou faculdades em que o aluno certamente será aprovado.

Mas como identificar uma Safety School?

O modo mais fácil de identificar uma Safety School é através da sua taxa de aceitação média. Se esse número ficar acima de 60%, as chances da instituição em questão ser enquadrada nessa categoria são altas. Mas só isso não basta!

O mais sensato, na hora de escolher para quais universidades se aplicar, é separá-las em três categorias:

  • Reach Schools
  • Target Schools
  • Safety Schools

As Reach Schools são aquelas em que o candidato tem uma chance remota de passar. Já as Target Schools são aquelas em que um aluno em potencial pode ter uma maior chance de ser admitido, mas ainda em um nível de probabilidade abaixo das Safety Schools.

A melhor tática para estabelecer em quais categorias se encaixam as suas universidades de interesse é comparar suas notas acadêmicas e de testes obrigatórios com as estatísticas médias de admissão de cada uma delas.

Após fazer essas comparações, se as suas credenciais acadêmicas estiverem bem acima da média de uma determinada instituição, então ela poderá ser considerada uma Safety School. Por isso, obviamente, as Safety Schools não necessariamente serão as mesmas para todos os estudantes.

Para buscar esses dados, os meios mais confiáveis são os próprios sites das universidades, que geralmente divulgam estatísticas sobre os seus processos seletivos mais recentes.

safety-schools
Foto: Evan Mach/Unsplash

Se as suas notas no Ensino Médio e pontuações em testes padronizados estiverem acima dos 50% intermediários admitidos no último processo seletivo da sua instituição de interesse; e se essa instituição não tiver baixas taxas de aceitação, então a probabilidade de admissão é alta.

Se você não tiver a intenção de fazer o ACT ou o SAT, já que cada vez mais esses testes tem sido colocados como opcionais, você deve considerar outras questões como as atividades curriculares em que participou e o seu desempenho na sua turma do Ensino Médio em relação aos demais colegas da sua classe.

Existe uma atividade extracurricular ideal?

Outros fatores que as faculdades consideram incluem a força do currículo no Ensino Médio; a qualidade dos essays escritos e o interesse demonstrado em frequentar uma universidade específica.

Também é necessário compreender que as prioridades institucionais para quem é admitido podem variar. Só porque a taxa de admissão para uma determinada escola é de 40%, isso não significa que seja de 40% para todos os candidatos.

O recomendado é que, para correr menos riscos de reprovação, os candidatos se apliquem para 10 a 12 faculdade, com duas ou três Safety Schools. Claro que se aplicar para tantas instituições não é nada simples e nem barato. Por isso, tente sempre manter uma proporção de 30 a 40% de Safety Schools para o total de aplicações.

Por que considerar as Safety Schools?

O motivo mais óbvio é, claro, é a maior probabilidade de ser aprovado. Mas além disso, ao se aplicar para uma Safety School com boas notas acadêmicas e bom desempenho em testes, as suas possibilidades de ganhar bolsas de mérito também serão proporcionalmente maiores, já que geralmente elas são disponibilizadas para os candidatos com melhor avaliação.

Outra vantagem pode ser a aceitação em um programa de honras em uma Safety School que pode não estar disponível nas Target e Reach Schools, já que nessas últimas você estaria competindo com outros candidatos com perfis acadêmicos fortes.

Como escolher a Safety School ideal?

Antes de começar as aplicações, o ideal é que o aluno comece a formar listas de faculdades começando pelas Reach Schools, que são aquelas mais difíceis de passar e normalmente mais renomadas. A partir disso, à medida em que for ficando mais claro que tipo de escola você pretende estudar, comece a expandir essa lista para incluir instituições semelhantes nas outras categorias (Target e Safety Schools).

Quando se aplicar para uma Safety School?

Outra dica é se aplicar para a Safety School durante os prazos de Early e Regular Decision. O melhor conselho é aproveitar a rodada inicial de aplicações, se possível combinando Early Decision e Early Action.

O que é Early Action?

O que é Early Decision?

Se você for aceito em uma Safety School por meio de uma Early Action não vinculativa – o que implica no não comprometimento em frequentar a instituição em caso de aprovação – poderá ter a tranquilidade de já ter uma aprovação garantida para buscar outras aceites de outras universidades mais competitivas.

As Safety Schools devem ser ler levadas a sério!

O fato de as Safety Schools serem mais “fáceis” de passar não significa que você não deverá levá-las a sério. O ideal é colocar o mesmo esforço para qualquer aplicação, independente de qual categoria a universidade em questão se encaixa. Afinal, o processo de admissão para as Safety Schools é o mesmo que para as outras escolas.

Outro ponto importante é que você precisa estar realmente disposto(a) a frequentar a Safety School escolhida, se receber sua aprovação. Por isso, a pergunta mais importante a se fazer é: você ficaria feliz em estudar nessa instituição? Se a resposta for negativa, simplesmente não faz sentido se inscrever nela.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe o que são as Safety Schools, chegou a hora de começar a se preparar para mandar bem nas suas aplicações. E para fazer isso você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o nosso teste de perfil!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.