BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Universidade de Chicago: tão boa quanto uma Ivy League

Localizada em uma das principais cidades dos Estados Unidos, a Universidade de Chicago é uma das instituições de ensino superior mais importantes e tradicionais do país. Tanto é que costuma ter o mesmo nível de renome que as famosas Ivy Leagues americanas. Descubra mais sobre ela!

Por dentro da Universidade de Chicago

Quem fundou a Universidade de Chicago?

A Universidade de Chicago foi fundada ainda no século XIX, em 1890, pelas mãos do magnata do petróleo John D. Rockefeller e pela Sociedade Americana Batista de Educação (American Baptist Education Society).

Para a sua construção, uma quantia de 600 mil dólares (US$25 milhões, em valores atualizados), foi doada por Rockefeller. Além dele, outro nome importante para a história da instituição é o do empresário do comércio Marshall Field, que cedeu as terras onde a universidade foi erguida.  

Desde sua criação, a Universidade de Chicago tem a premissa de ser uma instituição inclusiva. Isso porque o comitê fundador estabeleceu que a instituição seria uma universidade comprometida com a qualidade do ensino e também com oportunidades para pessoas de todas as origens e de ambos os gêneros. A proposta, então, era criar uma instituição que unisse tanto o modelo mais “colegial” de graduação britânico com o modelo alemão de graduação em pesquisa.

Até 1910, a Universidade já havia criado uma forte identidade. Isso inclui o brasão de armas, que apresenta uma fênix emergindo das chamas. Além disso, foi estabelecido também um lema em latim: “Crescat scientia; vita excolatur” (“Que o conhecimento cresça sempre; que a vida se desenvolva”). Em 1894, o marrom se tornou a cor oficial da Universidade.

Baixe agora o Guia Melhores Faculdades dos Estados Unidos por Curso GRATUITAMENTE

Por que a Universidade de Chicago é conhecida por ser inovadora?

A Universidade de Chicago esteve muitas vezes a frente de grandes inovações e descobertas. Os pesquisadores de lá desempenharam um papel importante no desenvolvimento de muitas áreas acadêmicas, incluindo Economia, Direito, Matemática, Ecologia e Sociologia. Além disso, foi lá que surgiu a escola de behaviorismo da Ciência Política, estabelecendo a Escola de Chicago em várias áreas.

Também é da instituição o primeiro programa de pós-graduação em Relações Internacionais criado nos Estados Unidos, além do primeiro programa de MBA executivo.

Como é o campus e a estrutura da Universidade de Chicago?

O campus principal da Universidade de Chicago consiste em 87 hectares nos bairros de Hyde Park e Woodlawn em Chicago. Ele fica localizado aproximadamente 12 km ao sul do centro da cidade.

6 motivos para ir morar em Chicago

As partes norte e sul do campus são separadas pelo Midway Plaisance, um grande parque criado para a World's Columbian Exposition de 1893. Além do campus principal, vários outros campi satélite, sendo um deles em Londres e o outro em Hong Kong, fazem parte da instituição.

Além dos campi, a Universidade de Chicago é responsável também pela administração do Fermi National Accelerator Laboratory e do Argonne National Laboratory, além do Laboratório Biológico Marinho. A instituição também abriga a University of Chicago Press, a maior editora universitária dos Estados Unidos.

Internamente, a instituição é dividida em:

  • Uma escola de graduação (o College of the University of Chicago), que por sua vez é repartido em cinco divisões colegiadas: Ciências Biológicas, Ciências Físicas, Ciências Sociais, Humanidades e Nova Divisão Colegiada, sendo essa última a responsável pelos majors interdisciplinares que não se enquadram em nenhuma das outras quatro divisões.
  • Uma escola de pós-graduação subdividida em cinco divisões centrais: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Físicas, Ciências Sociais e o Instituto de Engenharia Molecular.
  • Oito escolas profissionais: Harris School of Public Policy, School of Social Service Administration, Graham School of Continuing Liberal and Professional Studies, Pritzker School of Molecular Engineering, Law School, Pritzker School of Medicine, Booth School of Business e Divinity School.

Quanto custa estudar na Universidade de Chicago?

Os gastos totais para estudar na Universidade de Chicago são compostos por:

  • Custos diretos (mensalidades, taxas e seguro saúde, se necessário);
  • Custos indiretos (aluguel, alimentação, transporte, suprimentos e despesas diversas)

Mas para entender como funciona o sistema de preços da instituição é preciso primeiro entender a sua divisão acadêmica vigente: o Quarter System.

Basicamente, na Universidade de Chicago o ano acadêmico não é dividido em dois semestres, e sim em quatro trimestres. Dessa forma, a universidade pode oferecer de três a quatro sessões diferentes de aulas por ano.

Na prática, os alunos ficam em sala de aula pelo mesmo período de tempo que ficariam em um sistema semestral. No entanto, passam por três conjuntos separados de classes e professores durante o ano acadêmico, ao invés de dois.

Essa divisão em trimestres afeta diretamente o sistema de pagamento da universidade. Por lá, os valores anuais são divididos em quatro, mas os custos totais estimados ficam em torno de 41 mil dólares para programas de graduação, sendo 164 mil dólares em um curso de quatro anos, por exemplo. Esse valor inclui, além de taxas de matrícula e acadêmicas, gastos com moradia, alimentação, livros, transporte e seguro saúde.

Já nos programas de pós-graduação os valores variam muito. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Mestrado em Educação: 14 mil dólares por trimestre
  • MBA Full-Time: 24.973 dólares por trimestre
  • Medicina: 18.850 por trimestre
  • Direito: 22.664 por trimestre

Esses valores podem assustar um pouco a primeira vista, mas você vai gostar de saber que a Universidade de Chicago conta com uma ótima política de bolsas para estudantes, inclusive para os estrangeiros.

Cerca de 60% dos estudantes da instituição recebem algum tipo de apoio financeiro e a universidade se define como need-blind, o que significa que as condições financeiras familiares do candidato não são determinantes para sua aprovação. Além disso, os alunos que conseguem comprovar necessidade financeira podem ter 100% de suas despesas cobertas pela instituição. 

Quantos alunos estudam na Universidade de Chicago?

Atualmente a Universidade de Chicago tem aproximadamente 15 mil alunos, sendo cerca de 7 mil de graduação, e quase 10.200 em programas de pós-graduação. Para dar conta de todos esses alunos, a universidade conta com quase 2900 professores e aproximadamente 16 mil funcionários técnicos e administrativos.

Quais é o desempenho da Universidade de Chicago nos rankings?

A Universidade de Chicago sempre se destaca nos principais rankings internacionais de avaliação universitária. No QS World Universities 2022, por exemplo, a instituição foi classificada como a 5.ª melhor dos Estados Unidos e 10.ª melhor do mundo.

Já no QS Graduate Employability Rankings, que avalia a forma como as universidades são vistas no mercado de trabalho, a instituição ocupa a 14.ª colocação entre todas as universidades do mundo.

Baixe agora o Guia Por Dentro das 10 melhores universidades do mundo GRATUITAMENTE!

Quando avaliadas as áreas de estudo, os campos mais bem avaliados da Universidade de Chicago, de acordo com a QS, são: Antropologia, Economia, Contabilidade e Finanças, Sociologia, Ciências Sociais, História, Inglês e Literatura, Direito, Teologia, Artes, Línguas Modernas, Psicologia, Matemática, Políticas Públicas e Administração, Ciências Naturais, Física e Astronomia, Política e Arqueologia.

Na edição mais recente de outro ranking renomado, o THE World University Rankings, a Universidade de Chicago também aparece como a décima melhor do mundo e oitava melhor dos Estados Unidos.

Quais cursos têm na Universidade de Chicago?

A ofertas de cursos da Universidade de Chicago é enorme. Confira abaixo alguns exemplos:

Graduação (Majors)
Antropologia - História da Arte - Astronomia e Astrofísica - Biologia Química - Ciências Biológicas - Química - Cinema e Estudos de Mídia - Estudos Clássicos - Desenvolvimento Humano Comparativo - Literatura Comparada - Estudos Comparativos de Raça e Étnica - Matemática Computacional e Aplicada -  Ciência da Computação - Escrita Criativa - Línguas e Civilizações da Ásia Oriental - Economia - Literatura e Língua Inglesa - Ciência Ambiental - Estudos Ambientais e Urbanos - Fundamentos: Questões e Textos - Estudos de Gênero e Sexualidade - Ciências Geográficas - Ciências Geofísicas - Estudos Germânicos - Estudos Globais - História - História, Filosofia e Estudos Sociais da Ciência e da Medicina - Estudos Interdisciplinares em Humanidades - Estudos Judaicos - Estudos Latino-Americanos e Caribenhos - Direito, Cartas e Sociedade - Linguística - Matemática - Estudos Medievais - Engenharia Molecular - Música - Línguas e Civilizações do Oriente Próximo - Física - Ciência Política - Psicologia - Neurociência - Filosofia - Estudos de Políticas Públicas - Estudos Religiosos - Línguas e Literaturas Românicas - Estudos Russos e do Leste Europeu - Sociologia - Línguas e Civilizações do Sul da Ásia - Estatística - Estudos de Teatro e Performance - Estudos Tutoriais - Artes Visuais
Graduação (Minors)
Estudos de Arquitetura - História da Arte - Astronomia e Astrofísica - Ciências Biológicas - Química - Cinema e Estudos de Mídia - Estudos Clássicos - Estudos Comparativos de Raça e Étnica - Neurociência Computacional - Ciência da Computação - Ciência de Dados - Estudos Digitais de Língua, Cultura e História - Línguas e Civilizações da Ásia Oriental - Educação e Sociedade - Inglês e Escrita Criativa - Estudos Ambientais e Urbanos - Estudos de Gênero e Sexualidade - Ciência da Informação Geográfica - Estudos Germânicos - Saúde e Sociedade - História - História, Filosofia e Estudos Sociais da Ciência e da Medicina - Direitos Humanos - Desigualdade, Problemas Sociais e Mudança - Estudos Judaicos - Estudos Latino-Americanos e Caribenhos - Linguística - Matemática - Artes Midiáticas e Design - Engenharia Molecular - Tecnologia e Inovação em Engenharia Molecular - Música - Línguas e Civilizações do Oriente Próximo - Neurociência - Estudos Noruegueses - Filosofia - Física - Estudos Religiosos - Línguas e Literaturas Românicas - Estudos Russos e do Leste Europeu - Línguas e Civilizações do Sul da Ásia - Estatística - Estudos de Teatro e Performance - Artes Visuais
Mestrado
Ciências da Saúde Pública para Profissionais Clínicos - MBA (período integral, noturno, executivo ou fins de semana) - Divindade - Estudos Religiosos - Educação - Artes Liberais - Análise - Informática Biomédica - Gerenciamento de Ameaças e Respostas - Política Pública com Certificado em Métodos de Pesquisa - Políticas Públicas - Políticas Públicas e Relações Internacionais - Análise Computacional e Políticas Públicas - Ciência Ambiental e Política - Estudos Latino-Americanos - Estudos do Oriente Médio - Estudos Digitais - Ciências Humanas - Estudos de Teatro e Performance - Direito - Ciência da Computação - Matemática Financeira Ciências Físicas - Estatística - Administração de Serviço Social - Relações Internacionais - Ciências Sociais Computacionais - Ciências Sociais
Doutorado (PhD)
Medicina - Bioquímica e Biofísica Molecular - Ciências Biofísicas - Biologia do Câncer - Biologia Celular e Molecular - Neurociência Computacional - Desenvolvimento, Regeneração e Biologia de Células-Tronco - Ciências da Saúde Pública - Ecologia e Evolução - Biologia Evolutiva - Genética, Genômica e Biologia de Sistemas - Genética Humana - Imunologia - Biologia Integrativa - Física Médica - Microbiologia - Metabolismo Molecular e Nutrição Neurobiologia - Contabilidade - Ciências do Comportamento - Econometria e Estatística - Negócios - Economia - Finanças - Ciências de Gestão/Gestão de Operações - Marketing - Psicologia e Negócios - Economia Financeira - Direito - Direito Comparado - Religião - Políticas Públicas - História da Arte - Cinema e Estudos de Mídia - Estudos Clássicos - Literatura Comparada - Línguas e Civilizações da Ásia Oriental - Literatura e Língua Inglesa - Estudos Germânicos - Linguística - Música - Línguas e Civilizações do Oriente Próximo - Filosofia - Línguas e Literaturas Românicas - Línguas e Literaturas Eslavas - Línguas e Civilizações do Sul da Ásia - Estudos de Teatro e Performance - Astronomia e Astrofísica - Ciências Biofísicas - Química - Ciência da Computação - Ciências Geofísicas - Estatística - Matemática - Física - Engenharia Molecular - Antropologia - Desenvolvimento Humano Comparativo - Estudos Conceituais e Históricos da Ciência - Economia - História - Ciência Política - Psicologia - Pensamento Social - Sociologia - Administração de Serviço Social

* Na tabela acima destacamos em negrito os majors e minors exclusivos. Ou seja, majors que não se repetem como minors, e vice-versa.

Como entrar na faculdade de Chicago?

O processo de aplicação para estudar na Universidade de Chicago é totalmente online, podendo ser feito através das plataformas Coalition Application ou Common Application.

Além disso, a seleção também é test-optional, o que significa que testes padronizados como o SAT ou o ACT não são obrigatórios. No entanto, o estudante ainda precisa providenciar outros documentos obrigatórios, como essays, transcrições de notas do Ensino Médio, recomendações de professores e teste de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS).

9 bairros mais baratos para morar em Chicago

Já no nível de pós-graduação não existe um processo seletivo padronizado, e cada unidade acadêmica da universidade pode ter seu próprio seletivo, obedecendo critérios próprios.

Quais famosos já estudaram na Universidade de Chicago?

A instituição produziu muitos ex-alunos, professores e pesquisadores importantes. Entre eles, por exemplo, estão o astrofísico Carl Sagan, a escritora Susan Sontag, o economista Milton Friedman, a coreógrafa e antropóloga Katherine Dunham, e o ex-presidente americano Barack Obama.

Até 2018, 98 ganhadores do Prêmio Nobel foram afiliados à universidade, seja como professores, estudantes ou funcionários. Isso torna a Universidade de Chicago uma das instituições com a maior concentração de ganhadores do Nobel no mundo.

Além disso, mais dezenas de outros prêmios já foram concedidos a membros da universidade. Da mesma forma, 16 bilionários e uma infinidade de membros do Congresso dos Estados Unidos e chefes de estado de países em todo o mundo estudaram por lá.

Universidade do Intercâmbio

Ficou com vontade de estudar na Universidade de Chicago? Então fique sabendo que para consquistar uma vaga por lá você vai precisar se preparar muito. Mas não se preocupe porque é para isso que a nossa mentoria especializada está a postos! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

22 Ago 2021

Postagens recentes