Quem tem vontade de estudar Medicina nos Estados Unidos precisa entender bem o que é pre-med. Isso porque lá o processo para se formar como médico(a) é diferente aqui do Brasil, uma vez que o curso de Medicina é feito como um mestrado. Achou confuso? Então confira a nossa explicação completa sobre esse tema!

1-o-que-e-pre-med

O que é pre-med?

Pre-med” é o termo que as pessoas (principalmente estudantes universitários) nos EUA usam para demonstrar que têm interesse em cursar Medicina e que estão tendo as aulas necessárias para chegar até lá. Na verdade, não há um curso chamado “pre-med“; esse é apenas um termo para que as pessoas saibam que você tem planos de ser médico(a). Você pode cursar Química e ser pre-med, por exemplo.

Os alunos dizem que estão no pre-med para informar a outras pessoas sobre suas metas de carreira e para garantir que estão tendo as aulas corretas para ingressar no curso de Medicina. Por exemplo, se você disser ao seu orientador da faculdade apenas que está cursando Biologia, ele vai se concentrar em garantir que todos os requisitos para esse curso em específico sejam concluídos. Porém, se você informar que cursa Biologia e também está no pre-med, ele vai trabalhar para que você faça todas as aulas necessárias para se inscrever na faculdade de Medicina.

Da mesma forma, se você estiver se candidatando a um emprego e declarar que está no pre-med, os responsáveis pelo processo seletivo vão saber que você planeja se tornar um(a) médico(a), e é mais provável que te ofereçam cargos relacionados ao campo da Medicina.

Melhores cursos para pre-med

Agora que você já sabe o que é pre-med, deve estar se perguntando: “que curso, então, eu posso fazer?”. Bom, existem diversos deles! De acordo com a Associação Americana de Faculdades de Medicina, pouco mais da metade de todos os estudantes que se inscrevem no curso de Medicina se formou em Biologia. Os outros se formaram em várias outras áreas, incluindo Ciências Humanas, Matemática, Ciências Sociais e Física.

Nesse caso, é importante que você escolha um curso que te dê a oportunidade de preencher todos os requisitos das faculdades de Medicina. Essas exigências não seguem um padrão, mas algumas delas podem ser:

  • Um ano de Biologia (com laboratório)
  • Um ano de Química Geral (com laboratório)
  • Um ano de Química Orgânica (com laboratório)
  • Um ano de Física (com laboratório)
  • Pelo menos um semestre de Bioquímica
  • Uma área da Matemática (algumas faculdades exigem cálculo, algumas exigem estatística, outras exigem as duas)
  • Um ano de inglês
4-o-que-e-pre-med

Aulas de laboratório são muito importantes no pre-med

Lembre-se, no entanto, que esse é apenas o mínimo que você precisa para ser aceito(a) em uma faculdade de Medicina. Para aumentar suas chances de entrar, você pode fazer outras aulas além dessas. Nesse caso, você pode frequentar turmas de ciências a cada semestre, de maneira que possa estar totalmente preparado(a). Exemplos de outras aulas que você pode fazer incluem: genética, saúde pública, ética, microbiologia, fisiologia humana, psicologia, sociologia, aulas de redação, entre outras.

Além disso, você vai precisar enviar suas notas do MCAT, uma prova específica para cursos de Medicina. A pontuação média no MCAT é de 500 (de um total de 528 pontos), e a nota dos alunos aceitos nas faculdades é de cerca de 509. Sendo assim, você deve conseguir pelo menos essa pontuação.

Você pode focar também em atividades extracurriculares voltadas para a área da saúde, como ser voluntário(a) em um hospital ou outro ambiente clínico. Isso mostra que você está comprometido(a) em se tornar um(a) médico(a) e que tem as habilidades necessárias para se tornar um bom profissional da área. Cartas de recomendação também ajudam no processo seletivo.

Aqui estão alguns cursos de graduação que podem te ajudar no pre-med:

Biologia

Essa é a principal escolha de quem se classifica como “pre-med”. Se a universidade tiver uma variação do curso como “Biologia Humana”, melhor ainda. Isso porque você vai ter aulas sobre uma variedade de assuntos, mas o foco vai estar sempre no corpo e na saúde humana. Você pode ter aulas de genética, fisiologia humana e neurobiologia, entre outras áreas.

3-o-que-e-pre-med

Cursos relacionados às Ciências Biológicas são muito comuns no pre-med

Psicologia

Muitos pre-meds cursam Psicologia, especialmente aqueles que planejam se tornar psiquiatras. No entanto, a psicologia é importante independentemente da especialização médica que você deseja, uma vez que todo profissional de Medicina pode se beneficiar do estudo de como os humanos pensam, tomam decisões e reagem a diferentes situações.

Química/Bioquímica

As ciências biológicas são mais populares entre os que estão no pre-med, mas você também vai precisar ter um bom conhecimento sobre química para poder frequentar uma faculdade de Medicina. Prova disso é que há uma seção inteira de Química no MCAT. Por isso, esse é definitivamente um bom curso para quem é pre-med.

Filosofia

Por mais que o curso de Filosofia não tenha relação com as Ciências Biológicas, ele ainda pode ser bastante útil no pre-med. Isso porque nele você vai aprender sobre ética e como pensar criticamente, habilidades e conhecimentos que são importantes para as pessoas da área médica.

Há um pequeno número de faculdades que oferecem cursos reais de pre-med, mas esses programas tendem a não ser muito reconhecidos. Por exemplo, nenhuma grande universidade oferece um curso que realmente se chama “pre-med”. Além disso, as faculdades de Medicina não ficam particularmente impressionadas com esses diplomas, uma vez que, como mencionamos acima, basicamente qualquer curso pode ser pre-med, desde que você faça as aulas necessárias.

Intercâmbio com a UDI

Você já sabia o que é pre-med ou entendeu só depois de ler esse texto? Conta para a gente nos comentários! Agora, se você quiser uma ajuda completa para conquistar uma oportunidade internacional (seja pre-med ou não), você pode contar com as aulas da nossa mentoria especializada (100% online) e todo o suporte do nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil! Basta clicar aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos