BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Reach Cambridge: o que é e como aplicar

A Inglaterra é um país cheio de oportunidades para os estudantes internacionais. Lá existem opções para todas as idades e estilos. Mas, se você tem entre 14 e 18 anos, o Reino Unido tem a oportunidade ideal para fazer um intercâmbio: o programa Reach Cambridge! Venha conhecer todas as vantagens e como participar!

O que é Reach Cambridge?

No Brasil, o Reach Cambridge ficou conhecido como um concurso de redação que tem como prêmio um curso na Universidade de Cambridge. Porém, na verdade, o concurso é só uma parte do programa. O Reach Cambridge é uma escola de verão voltada para alunos do Ensino Médio com aulas na Universidade de Cambridge, mas organizado por uma instituição privada independente.

A iniciativa surgiu em 2005 com o objetivo de preparar jovens entre 14 e 18 anos para o ambiente universitário. Desde então, o programa acontece anualmente, oferecendo cursos de duas, quatro ou seis semanas sobre diversos tópicos de conhecimento.

O mais interessante é que o Reach Cambridge oferece muito mais do que aulas para introduzir os estudantes em um campo de ensino. Durante o programa de verão os jovens participam de palestras, atividades em grupo e excursões.

Os responsáveis pelo programa querem que os estudantes possam viver uma experiência internacional e marcante, mas sem abrir mão de um ambiente seguro e inspirador. “Nosso time está 100% dedicado a ajudar os jovens a encontrarem seu lugar no mundo moderno”, explicam o fundador Jon McGoh e a diretora Jenny Evans.

Para cumprirem esse objetivo, membros do Reach de Cambridge se dedicam durante todo o ano para melhorarem as experiências dos alunos. Existem até funcionários que viajam o mundo para conhecer escolas e descobrir os desejos dos estudantes, pais e professores.

O que o Reach Cambridge oferece?

Toda essa dedicação é somada à qualidade dos cursos, oferecidos por alunos de pós-graduação e professores da Universidade de Cambridge entre outras universidades do Reino Unido. O Reach Cambridge é visto pelo Conselho de Acreditação Britânico (BAC) como um Provedor de Cursos de Curta Duração de Educação Continuada e Superior de alto nível. Quem participa do programa terá:

1. Excelência Acadêmica

A Universidade de Cambridge está em terceiro lugar entre as melhores universidades do mundo do QS World University Ranking 2022 e muitas pessoas ligadas à universidade estão envolvidas neste programa. Por isso mesmo, não é de se estranhar que uma das preocupações do Reach Cambridge é que os alunos tenham acesso a uma educação de excelência.

Durante os cursos de verão do programa espera-se que os estudantes ganhem experiência que os ajude a entrar em uma universidade. Neste período, os alunos podem se aprofundar em um campo de ensino do seu interesse e observar se é aquilo mesmo que eles querem para o seu futuro.

Mesmo sendo um programa para adolescentes, o Reach Cambridge oferece aulas com professores especialistas na área. Assim, os estudantes poderão conhecer o que há de mais recente no campo de estudo que escolherem.

Além de todo o conhecimento e experiência de viver desafios únicos, quem participa do Reach Cambridge ganha um certificado de conclusão de curso. Ou seja, você vai ter uma comprovação de que você estudou em uma das melhores summer schools do mundo! É uma bela adição para o seu currículo.

2. Acesso ao campus da Universidade de Cambridge

Ir para a faculdade é uma experiência muito marcante que te permite amadurecer e ganhar independência. O programa Reach Cambridge oferece um pouco disso para os seus alunos. Nas semanas de curso, os estudantes moram nos dormitórios da Universidade de Cambridge, comem no refeitório e participam das aulas no campus de Cambridge.

Além da chance de ter um gostinho de como é a vida de quem faz faculdade, isso permite que os alunos conheçam uma das cidades universitárias mais antigas do mundo. A cidade de Cambridge tem arquitetura do século XIII além de muitas áreas verdes e lugares que já foram até cenário de filmes!

Reach Cambridge tem cursos na Universidade de CambridgeTrinity College da Universidade de Cambridge (Foto: Cmglee/Wikimedia Commons)

3. Atividades e Excursões únicas

Sem dúvidas, estar no campus da Universidade de Cambridge é uma experiência única. Afinal, não é todo dia que  você anda nos mesmos corredores pelos quais passaram nomes como Charles Darwin, Isaac Newton e Stephen Hawkings. Porém, o Reach Cambrige te permite ir muito além da universidade.

Todos os anos, o programa leva seus alunos para fazerem excursões pelo Reino Unido. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer Londres, Ely, Stratford-Upon-Avon e várias outras cidades do país. “As excursões são bem organizadas e permitiram que eu conhecesse o país e me divertir ao mesmo tempo”, explicou Rui Qi, que fez o curso de Gestão de Negócios e Economia no Reach Cambridge.

As excursões levam os alunos para lugares marcantes do Reino Unido. Lá, eles fazem visitas guiadas em castelos e lugares históricos, vão a peças de teatro e participam de diversas atividades culturais. Isso porque, para o programa, o acesso à cultura é tão importante quanto ao conhecimento.

4. Experiência Internacional

Se você quer viver uma experiência verdadeiramente internacional, o Reach Cambridge é uma das melhores oportunidades de intercâmbio para você. O programa recebe alunos de mais de 50 países vindos da África, América, Ásia, Europa e Oceania. Ou seja, você vai conhecer pessoas de todo o mundo.

Nas aulas e atividades do curso você vai fazer amigos, conhecer novas línguas, aprender sobre a cultura de outros países e ensinar sobre o Brasil. Além disso, essa pode ser uma boa chance de fortalecer o seu networking.

5. Um pacote completo de intercâmbio

Uma das principais vantagens do Reach Cambridge é que o programa oferece um pacote completo de experiências para o seu intercâmbio. Lá você terá experiências dentro e fora da sala de aulas que vão marcar a sua vida. O valor do programa inclui:

  • Acomodação nos dormitórios da Universidade de Cambridge;
  • Duas refeições por dia;
  • 20 horas de aulas semanais;
  • Palestras com convidados que são referência em temas de importância global;
  • Oficinas práticas;
  • Atividades e eventos todos os dias no período da tarde e/ou da noite;
  • Excursões de ônibus pelo Reino Unido (2 a cada 15 dias);
  • Transporte entre o aeroporto e a cidade de Cambridge (ida e volta);
  • Supervisão 24 horas;
  • Relatório do curso com sugestões de leituras posteriores;
  • Cartão Postal;
  • Evento de formatura;
  • Certificado de conclusão.

Uma das principais preocupações do Reach Cambridge é com o bem-estar e a segurança dos alunos. Por isso, existem equipes para supervisionar os locais do programa 24 horas por dia. Além disso, os estudantes são agrupados em pequenos grupos e existe um escritório dedicado a atendê-los na universidade.

Reach-CambridgeCidade de Cambridge (Foto:Domínio Público)

Ainda que muita coisa esteja incluída no programa, é importante destacar o que os alunos terão que pagar por fora. Os principais destaques de gastos que NÃO estão incluídos no programa são:

  • Passagem aérea de ida e volta do Reino Unido;
  • Algumas refeições (geralmente são apenas duas refeições por dia e em dias de excursão é oferecido apenas o café da manhã);
  • Dinheiro extra para gastar no tempo livre e durante os passeios;
  • Vistos e seguros de viagem.

No caso do Brasil, não é preciso tirar visto se você for ficar no Reino Unido por menos de 6 meses. Você pode conferir todos os detalhes sobre como tirar vistos para a Inglaterra clicando aqui.

Como participar do Reach Cambridge?

Já deu para perceber que participar do Reach Cambridge tem várias vantagens. Outro ponto positivo é que a inscrição para o programa é muito simples e, a princípio, não exige nenhum tipo de prova nem comprovação de proficiência em inglês. Para participar, basta:

  • Preencher seu formulário de aplicação no site do programa;
  • Pagar um calção da taxa de matrícula;
  • Enviar uma redação no estilo personal statement.

O preço do calção de matrícula é de 500 libras para cada duas semanas de curso. Como os cursos podem ser de duas a seis semanas, os valores variam conforme a sua escolha. Assim que seu depósito for confirmado, o seu lugar está garantido no programa.

Ainda que não seja usado para selecionar os alunos, é obrigatório enviar a sua personal statement. Essa redação vai ajudar que o programa entenda seus objetivos para o futuro, o seu histórico na escola e as suas motivações.

A redação deve ter entre 500 e 1.000 palavras. Ela precisa ser enviada em até 30 dias após a inscrição. É obrigatório que os alunos dediquem ao menos um parágrafo para explicar a escolha do curso,  outro para falar de sua formação acadêmica e mais um sobre seus objetivos de vida.

Com base na sua personal statement é possível que o Reach Cambridge peça que você envie seu histórico escolar ou solicite que você faça uma prova de proficiência em inglês. Caso alguma dessas comprovações seja solicitada, você receberá a informação por e-mail.

Quais são os cursos disponíveis?

Os cursos do Reach Cambridge ocorrem entre julho e agosto. Eles abordam um grande número de disciplinas, passando por temáticas tratadas na faculdade, aulas de inglês e até preparação para as provas do SAT (o Enem dos EUA). Os temas variam todos os anos. Em 2022 serão oferecidos os seguintes cursos:

  1. Artes Liberais;
  2. Arquitetura;
  3. Biotecnologia;
  4. Ciências da Computação;
  5. Ciências Sociais e Políticas;
  6. Direito;
  7. Engenharia;
  8. Gestão de Negócios e Economia;
  9. Inglês e Liderança;
  10. Jornalismo e Mídia;
  11. Liderança Global;
  12. Literatura e Escrita Criativa;
  13. Matemática;
  14. Medicina;
  15. Preparação para o SAT;
  16. Psicologia;
  17. STEM.

Você pode conferir a lista completa com a duração de cada um dos cursos e o período em que serão oferecidos clicando aqui

Quanto custa participar do programa?

O preço para participar do Reach Cambridge varia conforme o número de semanas do seu curso. Os cursos de duas semanas são os mais econômicos, enquanto os de seis semanas são os que custam mais caro. Os valores são atualizados todos os anos. Atualmente, a tabela de preços é a seguinte:

  • 2 semanas: £4.895,00
  • 4 semanas: £9.195,00
  • 6 semanas: £13.595,00

Caso você tenha interesse também é possível fazer cursos complementares durante o seu tempo do Reach Cambridge. Esses cursos são chamados de “Taster Courses” e podem ser adicionados ao seu curso principal pelo valor de £395 cada.

É preciso pagar uma taxa antecipada no momento da inscrição que será descontada do preço final do curso. O valor é de £500 libras para o curso de duas semanas, £1.000 para o curso de quatro semanas e £1.500 para o curso de seis semanas.

Nas taxas completas estão incluídos todos os benefícios do curso, como a acomodação, as duas refeições por dia, as aulas, as atividades e as excursões. Se você for com um amigo, ambos recebem um desconto de £100 na taxa total do curso.

Como ganhar uma bolsa do Reach Cambridge?

Apesar de ter um custo elevado, o programa Reach Cambridge é um dos poucos intercâmbios voltados para adolescentes que oferecem bolsas integrais. As seleções acontecem durante o outono britânico (nossa primavera) e são válidas para os cursos do ano seguinte.

Geralmente são oferecidas por volta de 10 bolsas que podem ser integrais ou parciais (que equivalem a um desconto de 50%). Elas são voltadas para alunos com excelente desempenho acadêmico que não poderiam participar do programa de outra maneira.

Todos os anos os critérios são atualizados. Por isso, o recomendado é que você acesse diretamente o site da competição de redação para saber quais são os critérios atuais. Porém, geralmente, o processo funciona assim:

  1. Faça seu registro na plataforma da bolsa de estudos;
  2. Envie sua redação sobre o tema indicado para o e-mail do concurso (limite de 750 palavras);
  3. Envie uma carta de recomendação de um(a) professor(a) ou funcionário da sua escola;
  4. Grave um vídeo como sua personal statement, faça o upload para o YouTube e envie o link;
  5. Preencha o formulário da bolsa (com seu histórico escolar, dados sobre a sua escola e sua família, entre outros).

Para concorrer à bolsa é preciso ter entre 15 e 17 anos e não ter como financiar o programa de outra maneira. Por isso, apenas alunos de escolas públicas ou alunos de escolas particulares que recebam bolsa são considerados. Para comprovar que você recebe bolsa, essa informação tem que estar na sua carta de recomendação.

As inscrições para o programa de bolsas do Reach Cambridge costumam acontecer até novembro. Os resultados, geralmente, são divulgados em dezembro apenas para os alunos que são chamados para as entrevistas.

Como fazer um intercâmbio na Inglaterra?

O Reach Cambridge é uma ótima oportunidade para quem ainda não fez 18 anos e quer estudar na Inglaterra. Porém, a terra da Rainha é cheia de opções de intercâmbio incríveis! Na nossa mentoria especializada, a M60, você conhece todos os 63 tipos de intercâmbios disponíveis e o passo a passo para conseguir cada um deles.

No M60, você tem acesso a mais de mil aulas gravadas e consultorias semanais ao vivo para tirar suas dúvidas sobre intercâmbios com especialistas. E tem mais! Se você precisa de alguém para corrigir sua redação antes de enviar para o Reach Cambridge, o nosso programa tem professores especializados em revisão de aplicações para vagas e bolsas de estudo!

Lá, você vai encontrar várias outras oportunidades ideais para quem tem menos de 18 anos! Tudo isso com uma plataforma exclusiva de bolsas atualizada semanalmente. Assim fica fácil fazer um intercâmbio! Aproveite essa chance, faça agora mesmo o teste de perfil aqui.

teste de perfil

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

06 Mai 2022

Postagens recentes
20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

Ana Clara Reis
28 Mar 2024