Pode parecer óbvio, mas viajar para o exterior muda a nossa vida. Isso vale tanto para os aspectos práticos dela, como também para sua percepção do mundo. Ao viajar, você vai estar em contato com novas pessoas, descobrir mais sobre a cultura delas e experimentar um pouquinho dessa nova realidade. Confira algumas outras lições que você vai aprender pessoalmente quando sair do país pela primeira vez.

Sair-do-país-pela-primeira-vez

5 lições que você irá aprender quando sair do país pela primeira vez

O mundo é muito maior que só o Brasil

É fácil, no dia a dia, esquecer que o resto do mundo existe. Como você mora no seu país de origem, é claro que você está imerso em tudo o que é relevante para sua realidade. O problema é que no cotidiano nós acabamos não sendo expostos à outras realidades. Se você ouvirmos e pesquisarmos notícias dos acontecimentos de outros países, nossa perspectiva vai sempre ser voltada só para o Brasil. 

Isso não quer dizer que você tenha que deixar de lado tudo relacionado ao seu país de origem. Mas é bom pensar nele com um olhar de fora também. Nós esquecemos que existem bilhões de pessoas no mundo, e que nem todas elas vivem como a gente. Fazer um intercâmbio é uma das melhores maneiras de sair da bolha e conhecer outras realidades.

Os países enfrentam problemas parecidos

Você deve ter ouvido sua vida toda sobre os problemas de país X ou Y. Embora alguns desses problemas sejam verdadeiros, a maioria dos países luta com coisas semelhantes. É normal nos outros países os habitantes falarem sobre turbulências políticas, mudanças culturais, economia e emprego, assim como aqui. 

Se você estudar no exterior, vai ver como é fácil se relacionar com pessoas de outros lugares do mundo devido às experiências semelhantes que vocês compartilham. Você também vai perceber que os problemas que as pessoas passam em outros países não são tão diferentes assim. Nesse sentido, você também vai aprender que…

Você tem muito em comum com as pessoas de fora do Brasil

Quando você sair do país pela primeira vez, não caia na besteira de pensar que você não tem nada em comum com as pessoas do país que estiver te acolhendo. É claro que quando você chegar em um novo país vai perceber as diferenças, grandes e pequenas. Apesar disso, no fim das contas todo mundo só quer cuidar da família e estar com os amigos, enquanto trabalha por um amanhã melhor. 

Você tem isso em comum com eles e, dessa forma, pode se conectar e ter algo para conversar. Pergunte às pessoas sobre suas famílias e como eles se divertem com os amigos.  Você vai se surpreender com a proximidade que sua vida tem com a deles!

As pessoas boas são maioria

Em qualquer lugar do mundo existe criminalidade. A única diferença é a quantidade de crimes que ocorrem. Apesar disso, quando você sair do país vai perceber que as pessoas lá fora estão muito dispostas a te ajudar. Você vai encontrar algumas das pessoas mais gentis e generosas que você já conheceu em sua vida enquanto viaja. E, na maioria das vezes, elas são totalmente desconhecidas.

Uma consciência global é muito importante

No fim das contas, a maior lição que você aprende é a se colocar no local do outro. Essa consciência global que desenvolvemos ao sair do país vai te ajudar a perceber o mundo de forma diferente. Dessa forma, quando você voltar para o Brasil, vai viver seu cotidiano com vigor renovado. E sabe o motivo? Porque você terá a oportunidade de conhecer outras realidades e agradecer pela vida que você tem. 

Essas lições que você vai aprender quando sair do país pela primeira vez realmente vão mudar a forma como você encara a vida. Para ter essas experiências, você pode começar a se preparar para conquistar uma vaga de intercâmbio. A boa notícia é que a nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar nesse processo. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos