O que esperar da experiência do intercâmbio?

Estudar no exterior pode ser uma experiência assustadora para quem não sabe o que esperar do intercâmbio. O choque cultural é uma situação muito real, especialmente quando você vai para um país com tradições muito diferentes das que temos aqui no Brasil. A melhor opção, nesse caso, é relaxar. Você não vai estar sozinho! Vai estar acompanhado de um(a) orientador(a) ou de colegas e vai ter sempre alguém para ligar. Apesar disso, para a experiência ser um pouco menos aterradora, trouxemos algumas situações que você pode esperar encontrar quando chegar no seu país de destino. Confira!

4 coisas que você deve esperar do seu intercâmbio:

A sua experiência de intercâmbio vai além do ambiente estudantil

É bem provável que seus pais vão te aconselhar sempre a focar nos estudos enquanto estiver no intercâmbio. E isso é realmente muito importante. Apesar disso, alguns dos melhores aspectos da sua viagem vão acontecer fora da escola ou da universidade. Vá além do conteúdo que aprendeu em sala de aula e também conheça seus professores (se isso for respeitoso na nova cultura) e colegas.

É quase certo que os professores que vão te orientar querem que você faça perguntas e entenda melhor a cultura deles. O mesmo vale para os seus colegas nativos. Pergunte a eles sobre os melhores lugares para comer, as atrações populares e se há algo que você deve fazer antes de voltar para o Brasil. Aproveite também para explorar o país além da cidade onde estiver morando. Você vai receber os melhores conselhos e, dessa forma, perceber que o desconhecido nem sempre é ruim ou perigoso.

Você deve fazer uma imersão na cultura do país

Sua estadia será melhor aproveitada se você se adaptar ao modo de vida do país anfitrião. Pode ter certeza que os nativos vão conseguir identificar muito fácil que você é estrangeiro(a). Por isso, pesquise sobre a cultura do país antes de ir e tente ao máximo conhecer e se adaptar às tradições de lá. Isso vale desde as roupas que você usa até à forma como fala com outras pessoas. Dessa forma, você não só vai evitar passar vergonha por onde passar, como também vai deixar de ser um alvo fácil para assaltantes em locais turísticos.

Esteja preparado(a) para falar o mínimo do idioma local (e praticar lá)

Com certeza vai ser muito reconfortante encontrar colegas brasileiros no novo país e poder falar português com eles. Apesar disso, vá para o seu destino já sabendo pelo menos o mínimo do idioma local e se esforce para falar apenas a língua de lá. Se você não sair da sua zona de conforto, não vai melhorar (ou ganhar) suas habilidades no novo idioma. Ande sempre com um dicionário ou com o tradutor do Google.

Mais importante ainda: comemore os pequenos sucessos. Encha-se de orgulho por cada nova palavra que você memorizar ou sempre que conseguir ler um cartaz ou pedir instruções. É desafiador, mas recompensador. Seja paciente e aproveite o passeio!

Lembre-se de documentar sua viagem

Você vai querer se lembrar das suas experiências e compartilhar o que fez durante sua viagem! Ao chegar, seus amigos e familiares vão pedir que você conte e mostre o que fez e conheceu por lá. Por isso, tenha um caderno para anotar todas as novidades que descobriu em seu país anfitrião. Além disso, tenha sempre uma câmera (ou celular) à mão para fotografar tudo de novo, bonito ou diferente que encontrar pelo caminho.

Com essas dicas você já sabe o que esperar do intercâmbio e como contornar essas situações. Agora, é só garantir sua vaga lá fora. Para isso, a nossa mentoria especializada te dá todo o suporte. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
08 Out 2019