Fazer intercâmbio em qualquer lugar é um desafio. Cada país conta com sua próprias tradições e costumes, que em alguns casos podem parecer no mínimo estranhos pra gente. Por outro lado, obviamente, todos  os lugares do mundo têm suas características positivas que os fazem especiais.  E na Espanha não é diferente! Esse é o seu destino dos sonhos? Então confira essas informações imprescindíveis sobre o país que você não pode deixar de saber antes de ir fazer seu intercâmbio na Espanha! 

A Espanha é maior do que você imagina

As pessoas subestimam a Espanha. Esse é o quarto maior país (em área) da Europa e o segundo maior da União Europeia. Sendo assim, a Espanha cobre muito terreno! Estima-se que os humanos modernos tenham chegado à Península Ibérica há mais de 35 mil anos. Isso torna a Espanha uma das civilizações mais antigas e o primeiro império global do mundo. Hoje em dia, o país abriga 47 milhões de pessoas e tem um legado em todo o mundo, que inclui quase 600 milhões de falantes de espanhol. Isso faz da língua a segunda mais falada no mundo por nativos!

Não espere que todos falem o mesmo idioma

Todo mundo associa automaticamente a Espanha ao espanhol, mas, surpreendentemente, nem sempre essa ligação é verdadeira! O espanhol castelhano é a língua oficial do país, mas na verdade é falado de forma nativa por apenas 74% dos espanhóis. O resto fala outros dialetos – incluindo galego, catalão, occitânico e basco – ou outras línguas. A Espanha sempre foi um caldeirão de culturas e idiomas e, com o aumento da imigração para a Europa Ocidental, isso se intensificou!

A Espanha vai além de Madrid

A capital da Espanha é um dos principais destinos de intercâmbio do mundo. Madrid é realmente incrível, mas há muitos outros lugares para você estudar também! De Valência a Barcelona, não há razão para se limitar por lá! Se você realmente não conseguir decidir (o que sabemos que é difícil em um país tão incrível!), considere um programa de intercâmbio que permita que você vá a várias cidades!

Intercâmbio na Espanha: 6 fatos definitivos 1

Barcelona: um dos destinos europeus mais famosos ao redor do mundo.

Os nativos são muito amigáveis

Essa é uma informação importante para qualquer tipo de viagem, mas é especialmente significativa no caso de um intercâmbio na Espanha! Saia da sua zona de conforto na universidade e faça amizade com estudantes espanhóis. Eles não apenas vão te mostrar os melhores restaurantes, cafés e monumentos fora dos roteiros mais conhecidos, como também vão te ajudar bastante com a sua proficiência no espanhol!

Não subestime a hora da siesta

Nada é mais legítimo na Espanha do que a siesta. Tudo fecha por lá! Aproveite esse tempo e mergulhe na cultura do país! Tire uma soneca no meio do dia sem um motivo ou aproveite para passear pelos lugares vazios. Faça o que quiser, mas não tente fazer uma reserva em um restaurante!

Não saia de casa antes da meia-noite

Tudo acontece mais tarde na Espanha. Como todas as coisas têm um intervalo ao meio-dia (com a siesta), significa que tudo volta à vida no início da noite. Dessa forma, as atividades seguem até altas horas da madrugada. O jantar, por lá, é servido geralmente entre 21h e 23h. Além disso, ninguém pisa em um bar antes da meia-noite!

Agora você sente que está preparado(a) para fazer um intercâmbio na Espanha? Se sua resposta foi sim, temos uma boa notícia! A nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar sua vaga por lá. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.