Para quem quer seguir na carreira acadêmica depois de finalizar a graduação, uma pós-graduação nos EUA pode ser uma ótima oportunidade de expandir os horizontes. Mas como encontrar um programa de mestrado ou doutorado perfeito para a sua pesquisa por lá? Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada. Confira!

Pós-graduação-nos-EUA

Não foque apenas nos rankings de programas

Sabemos que todo mundo quer ir para o melhor programa de pós-graduação na sua área. Apesar disso, há muitas outras características para levar em conta além apenas da classificação. Pense no ajuste geral do programa ao fazer sua lista de interesses. A abordagem acadêmica é a mesma que você trabalha? A linha de pesquisa vai se encaixar bem no seu projeto? Identifique quais são seus principais critérios e trabalhe a partir daí para cortar algumas opções da lista!

Não foque apenas nos programas também

Embora a afinidade com o programa represente cerca 90% da decisão, você não pode esquecer o resto da universidade! Por mais que você passe a maior parte do tempo em uma faculdade específica, isso não significa que você não faz parte da universidade como um todo. Procure saber sobre a localização, as opções de lazer, as oportunidades acadêmicas e tudo mais que a universidade pode te oferecer.

Leve em conta a estrutura do programa

Você se sente melhor estudando em salas de aula grandes ou menores? Você está procurando uma turma multicultural ou quer ter a sensação de estudar só com norte-americanos? Não há respostas certas ou erradas para perguntas como essas. Todas são baseadas em preferências pessoais e no tipo de ambiente acadêmico que vai te levar a seus objetivos. Leve tudo isso em conta quando estiver procurando um programa de pós-graduação nos Estados Unidos. Vai fazer bastante diferença no decorrer do curso!

Pesquise se há oferta de bolsas

Diversas universidades nos EUA mantêm programas de bolsas de estudos para alunos de pós-graduação. Seja com ajuda financeira, desconto nas mensalidades, financiamento do visto ou até mesmo bolsas integrais, esses auxílios podem ser o diferencial para você escolher o programa certo.

Escolha a melhor localização geográfica para você

Os Estados Unidos são um país imenso. Sendo assim, você tem diversos tipos de cenários por lá. Se você quer ter a oportunidade de passar uma parte da sua pós-graduação convivendo com a neve, por exemplo, procure programas localizados mais ao norte, como nos estados de Nova York, Michigan ou Maine. Agora, se você prefere não ter uma mudança muito brusca e sentir um calor parecido com o do Brasil, pode optar por cursos na Flórida ou na Califórnia.

Não se esqueça dos custos de vida

Infelizmente os custos com os materiais acadêmicos não são os únicos que você vai ter. Uma enorme vantagem de certas regiões subestimadas dos EUA é o custo de vida. Isso pode variar substancialmente em todo o país e muitas vezes é diferente do que as pessoas imaginam. Às vezes, por exemplo, os estados rurais podem ser mais caros do que as áreas urbanas. Só para ilustrar: Vermont, um dos estados menos populosos, tem um dos custos de vida mais altos do país. Ou seja, antes de escolher a universidade/curso de pós-graduação nos EUA, pesquise sobre os preços da região. 

Decida com base nos seus objetivos, e não nas suas emoções

Você pode adorar a ideia de morar em Manhattan e viver o sonho americano. Porém, é sempre necessário confirmar se o que você deseja é realmente o melhor para alcançar seus objetivos mais distantes. O fator mais importante para encontrar a pós-graduação nos EUA dos seus sonhos é o quão bem-sucedido você vai ser depois que se formar.

Agora é com você: escolha a sua pós-graduação nos EUA

Se mesmo com essas dicas você ainda não conseguiu escolher sua pós-graduação nos EUA, a nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu email aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos