De modo geral, existem dois tipos de mestrado no exterior, principalmente nos EUA, no Canadá e no Reino Unido: o “course based”, com base em palestras, seminários, trabalho de laboratório ou ensino a distância; e o “research-based”, que exige que o aluno realize seu projeto de pesquisa em um campo de estudo especializado. Os mestrados em pesquisa normalmente demoram mais para serem concluídos. Além dessa categorização, também é possível separar os mestrados com base em tópico, tipo de curso e requisitos de inscrição, como você pode ver na lista abaixo:

Os tipos de mestrado no exterior

texto-tipos-de-mestrado-no-exterior

Tipos de mestrado organizados por área

Alguns tipos de mestrado no exterior, como os da lista a seguir, são separados pela área de atuação dos profissionais que fazem o curso. Como não existe um sistema padronizado, você pode encontrar algumas variações entre as instituições, em termos de nomenclatura e conteúdo do curso.

Master of Arts (MA)

Um Master of Arts (MA) geralmente é concedido em disciplinas categorizadas nas áreas das Artes ou Ciências Sociais, como Comunicação, Educação, Letras, Linguística, Literatura, Geografia, História e Música. Os estudantes são ensinados através de uma combinação de palestras e seminários, e são avaliados por meio de um exame e/ou uma dissertação, com base em um projeto de pesquisa independente.

Master of Science (MS, MSc)

Um Master of Science (MS, MSc) é geralmente concedido em disciplinas categorizadas como Ciências, incluindo Biologia, Química, Engenharia, Saúde e Estatística. Alguns campos, como Economia e Ciências Sociais, podem se enquadrar nas Artes e nas Ciências. Dessa forma, cabe à instituição decidir sobre como nomear o programa de mestrado. Nesses casos, pode ser que o MS tenha um caráter de pesquisa mais forte, e, dessa forma, seja visto como tendo mais peso do que um MA no mercado de trabalho.

Master of Research (MRes)

Um curso para Master of Research (MRes) é feito com o objetivo de formar pesquisadores. Dessa forma, evidentemente, ele tem um caráter de pesquisa muito mais forte do que os outros tipos de mestrado no exterior, como o MA ou o MS. É indicado para quem quer seguir a carreira acadêmica. Vale a pena ficar atento(a) ao conteúdo dos cursos antes de aplicar, porque algumas instituições podem chamar os cursos no estilo MRes de MSc.

Master by Research (MPhil)

Um Master by Research (MPhil) é um tipo de mestrado baseado em pesquisa, que permite que o candidato se concentre em um tópico específico, de forma aprofundada e independente, a fim de concluir um grande projeto de pesquisa. Um MPhil é, geralmente, visto como um precursor de um PhD, e muitas vezes é usado pelas instituições como um “test-drive” do estudante antes de iniciar um programa de doutorado. Em geral, ele leva mais tempo para ser concluído do que outros tipos de mestrado, embora isso varie significativamente, dependendo do país e da instituição.

Mestrados especializados e profissionais

Existem também tipos mais especializados de mestrado, geralmente focados em uma área profissional específica. Esses tipos de mestrado no exterior são conhecidos como mestrados profissionais, porque se concentram no desenvolvimento de carreira em uma profissão. Como sempre, as classificações e os detalhes do curso variam dependendo do país e da instituição. Aqui estão alguns dos exemplos mais comuns de mestrado especializado e profissional:

Master of Business Administration (MBA)

O MBA é projetado para fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos necessários para a progressão na carreira, em funções que envolvam Negócios e Gerenciamento. Os estudantes recebem treinamento em todos os aspectos dos Negócios, permitindo que eles apliquem seu aprendizado em diversos tipos de carreiras. Muitos programas de MBA exigem pelo menos três anos de experiência profissional. Você também pode optar por combinar um MBA com uma especialização, como Contabilidade.

Master of Public Administration (MPA)

O MPA é muito parecido com o MBA, com a diferença que ele instrui o trabalho em instituições públicas. Os alunos podem se especializar em áreas como Meio Ambiente, Administração Internacional e Tecnologia, com o objetivo de trabalhar para o governo, organizações não-governamentais (ONGs), organizações sem fins lucrativos ou consultoria. O MPA combina elementos acadêmicos e profissionais com foco na análise e gerenciamento de políticas públicas.

Master of Education (MEd, MSEd, MIT, MAEd, MAT)

O diploma de Master of Education prepara os alunos para carreiras na educação. Alguns cursos desse tipo de mestrado são feitos para formar novos professores, enquanto outros funcionam como especializações para professores já consolidados. 

Tipos de mestrado no exterior por requisitos de entrada

Por fim, os mestrados também variam conforme os requisitos de entrada que os candidatos precisam atender. Geralmente, é necessário ter um diploma de bacharel (embora nem sempre), e alguns programas exigem uma certa experiência profissional. Veja abaixo os requisitos mais comuns para os diferentes tipos de mestrado no exterior:

  • Pós-graduação (MA, MSc, MLA, MSW, etc)

Esse tipo de mestrado é aberto para qualquer pessoa que tenha um diploma de bacharel.

  • Mestrados em Negócios ou Gestão (MBA, MSc, MIM, MSM, MA, MEM)

Para esses tipos de programa, os requisitos geralmente incluem uma certa experiência profissional, especialmente no caso de um MBA. Um MSc em Administração (MSc, MIM, MSM), por exemplo, normalmente exige um diploma de bacharel em Ciências Sociais, enquanto um MA em Administração tem mais probabilidade de aceitar candidatos de todos os tipos. O Mestrado em Gerenciamento de Engenharia (MEM) é projetado especialmente para estudantes graduados na área. 

  • Mestrado Executivo (EMBA, EMS)

Projetado especificamente para profissionais em meio de carreira, os mestrados executivos exigem que os candidatos tenham uma experiência profissional significativa – ainda mais do que no caso de um MBA. Os mais comuns são os programas de Mestrado Executivo em Gerenciamento de Negócios (EMBA) e MSc Executivo.

  • Pós-graduação em pesquisa (Master by Research)

Para entrar nesse tipo de mestrado, é preciso ter um bacharelado com grande foco em pesquisa, ou vários artigos acadêmicos publicados.

Esse é um tipo de mestrado que acontece logo após a graduação, de forma integrada, muito comum em cursos mais científicos e tecnológicos. Nesse caso, você pode aplicar para um mestrado integrado logo após sair do Ensino Médio. Caso você opte por esse programa, vai precisar de um ano a mais para completar sua graduação (porém já sai com o diploma de mestre).

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já conhece os tipos de mestrado no exterior, já pode se preparar para aplicar pra um deles. Conheça a nossa mentoria especializada e clique aqui para fazer o nosso teste de perfil.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos