Já pensou em fazer o curso de engenharia elétrica no primeiro departamento dessa área de estudos da Inglaterra? E, melhor ainda: fazer a graduação com tudo pago por uma bolsa de estudos?
Pode até parecer sonho, mas essa é a realidade do programa de bolsas Telles Scholarship da University College London (UCL). Ficou curioso(a) para concorrer a uma dessas bolsas (que podem chegar a 125 mil reais por ano)?
Preparamos esse artigo para explicar tudo! Você vai aprender o que é o Telles Scholarship, como se candidatar, qual é a relevância do curso de engenharia elétrica da UCL e muito mais. Confira agora mesmo!
LEIA TAMBÉM: Bolsa de estudos na Inglaterra: UCL Global Undergraduate Scholarships
Telles Scholarship
O programa de bolsas de estudos Telles Scholarship é desenvolvido pela University College London, também conhecida pela UCL. E o mais legal é que essa universidade quer escolher os melhores alunos, os líderes do futuro, para serem seus bolsistas.
Quem for selecionado vai se graduar em engenharia elétrica em um dos melhores cursos do mundo (a UCL é frequentemente classificada como uma das dez melhores universidades pelo QS World University Rankings). E ainda terá tudo pago no Reino Unido. Isso porque a bolsa é da modalidade full-ride. Na prática, isso significa:
- bolsa de 100% nas anuidades (ou seja: o aluno não paga nada para estudar na UCL);
- repasse de 20 mil libras por ano para se alimentar, transporte e moradia;
- 1.500 libras para passagens aéreas anuais;
- 1.500 libras no seu primeiro ano para materiais escolares e equipamentos necessários;
- e a universidade também arca com as despesas de visto estudantil.
Portanto, quando falamos de estudar no Reino Unido sem pagar nada é porque essa bolsa é realmente muito completa! O estudante só terá gasto com passeios ou outros itens para curtir a experiência do intercâmbio ao máximo.
Além de pagar os 3 anos do curso de graduação em engenharia elétrica na UCL, a universidade dá bolsa também para um ano de curso preparatório (esse é o foundation year, que é muito comum no Reino Unido).
O objetivo deste preparatório é “nivelar” os conhecimentos do aluno estrangeiro com o sistema educacional britânico. Isso vai ajudar o intercambista a aumentar suas habilidades acadêmicas e também o nível de inglês necessário.
E o foundation year está incluído na bolsa de estudos justamente por essa ser uma oportunidade exclusiva para alunos estrangeiros! Alunos do Reino Unido não podem concorrer, mas brasileiros podem! Na realidade, essa bolsa é EXCLUSIVA para brasileiros!!!
Para escolher os bolsistas, além do potencial, será avaliado principalmente a necessidade financeira.
É que essa oportunidade é oferecida pela Telles Foundation, uma instituição de caridade internacional que oferece oportunidades de mudança de vida para pessoas de baixa renda aqui no Brasil, com acesso à educação.
Na Fundação Telles, a meta é oferecer ao jovem uma oportunidade de atingir seu potencial máximo. Além da UCL, outras grandes parcerias colaboram para isso, como Babson College nos Estados Unidos e a Fundação Estudar.
Como se inscrever para a bolsa de estudos?
A oportunidade vai abrir as inscrições para estudar com tudo pago em Londres no dia 1.º de fevereiro e encerra no dia 1.º de abril de 2023.
A aplicação acontece de forma online e o estudante deve enviar todos os documentos necessários.
Quem enviar a aplicação completa, será convidado a fazer testes de admissão em matemática e física. A prova acontece online em um sábado, dia 22 de abril de 2023. Os alunos que obtiverem mais de 50% de pontuação serão aprovados para a próxima fase.
A partir do dia 25 de abril, serão feitas entrevistas. O objetivo é conhecer mais do estudante, seus objetivos e metas futuras, bem como entender de que maneira a bolsa de estudos vai colaborar para a realização desses sonhos.
Os pré-selecionados terão seus documentos novamente avaliados, para comprovar a necessidade financeira. Será analisada a composição familiar, histórico da família, renda por pessoa, dentre outros critérios.
Os alunos que forem escolhidos para a bolsa serão notificados em 12 de maio de 2023 e terão como prazo final o dia 2 de junho para aceitar a bolsa de estudos. Outra data importante do calendário é 10 de junho: esse é o dia limite para aplicar para as acomodações estudantis da UCL.
Depois de ser aceito para a bolsa de estudos, o brasileiro deve aplicar normalmente pelo UCAS para o curso de engenharia elétrica. O processo é totalmente virtual e acontece em uma plataforma similar ao SISU do Brasil.
Quem não for aprovado no UCAS, terá, de forma obrigatória, que abrir mão da bolsa de estudos. O aluno poderá apenas se inscrever para outros cursos preparatórios para a graduação.
(foto:ThisIsEngineering/Pexels)
Critérios necessários
Para ser elegível a essa bolsa de estudos, o aluno deve atender aos seguintes requisitos:
- ser brasileiro e residir no Brasil;
- estar em necessidade financeira conforme avaliado pela UCL (ou seja, com uma renda familiar abaixo de £ 42.875 - menos de 263 mil reais);
- ter entusiasmo pela área de engenharia eletrônica e elétrica e querer cursar a disciplina em nível de graduação;
Além disso, o estudante deve ter concluído o ensino médio no Brasil (até dois anos antes da data da bolsa) e ter obtido o Certificado de Conclusão de Ensino Médio com uma média geral de 8/10 e, especialmente, de 8/10 em disciplinas acadêmicas relevantes (como matemática e física).
Também será necessário comprovar o domínio da língua inglesa. É necessário ter um teste de proficiência recente (com menos de dois anos). São aceitos o IELTS acadêmico ou o Pearson PTE acadêmico.
O nível mínimo necessário será o seguinte:
IELTS acadêmico |
Pearson PTE acadêmico |
|
listening |
5.5 |
54 |
reading |
5.5 |
54 |
speaking |
5.5 |
54 |
writing |
5.5 |
54 |
pontuação geral |
6.0 |
59 |
via Giphy
Quer estudar engenharia fora com tudo pago?
Agora você já sabe que a bolsa de estudos Telles da UCL é especialmente desenvolvida para brasileiros e pode ser a sua grande chance de estudar na Inglaterra com TUDO PAGO!
Se você quer fazer sua graduação de engenharia elétrica de graça fora do Brasil, saiba que a preparação é a chave! Para aprender a aplicar para essa e outras vagas de ouro no exterior, não perca mais tempo. Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!