UCL: a melhor universidade de Londres

Estudar em Londres é o sonho de muita gente. A capital da Inglaterra é famosa pelo Big Ben, pela London Bridge, pelo clima chuvoso e pelo Palácio de Buckingham. Mas você conhece a UCL? Não?! Então se liga nesse texto porque reunimos as principais informações para você ficar por dentro da melhor universidade de Londres e, quem sabe, fazer um intercâmbio por lá!

Prédio principal da UCL

Uma história de vanguarda

A UCL foi fundada em 1826. Desde então, ela já se chamou London University, University College of London e, atualmente, é conhecida apenas como UCL. Em 1858, a revista All the Year Round cunhou o termo “The People’s University” (“a universidade do povo”) para se referir à UCL. Isso porque, para a revista, a instituição “estenderia a mão até mesmo ao jovem sapateiro que estuda em seu sótão”.

Quando foi estabelecida, a universidade surgiu como uma alternativa secular (ou seja, sem ligação com a igreja) à  Oxford e Cambridge, as únicas existentes no Reino Unido até então. Dessa forma, a UCL foi a primeira universidade britânica a não exigir um vínculo religioso para a admissão dos alunos.

Baixe o nosso e-book e descubra quais são as 10 melhores universidades do mundo

Em 1858, a UCL se tornou o berço do ensino à distância. Tudo porque a instituição permitiu que os seus alunos estudassem fora de Londres, expandindo o ensino superior. O sistema funcionava com os estudantes aprendendo em casa e fazendo as provas sem precisar ir até Londres. Dessa forma, a instituição foi também uma das primeiras a permitir que os universitários trabalhassem e estudassem ao mesmo tempo.

Desde então, a UCL se expandiu, se modernizou e se transformou em uma instituição pioneira, sendo a primeira na Inglaterra a disponibilizar o ensino superior para as mulheres e para todas as pessoas. E isso inclui, inclusive, as que não podiam seguir as formas tradicionais de estudo.

As instalações e a organização da UCL

A UCL fica no bairro de Bloomsbury, próximo ao centro de Londres. Nesse campus, ficam diversos institutos de ensino e hospitais-escola. Além dessas instalações principais, a universidade também tem divisões em Adelaide, na Austrália, e em Doha, no Catar.

Ao todo são 11 faculdades compondo a UCL, com mais de 100 departamentos dentro delas. Esses departamentos são responsáveis pelos mais de 400 cursos oferecidos pela universidade, entre programas presenciais e a distância. Além disso, eles também cuidam dos institutos e centros de pesquisa da universidade.

Faculdade-de-Medicina-da-UCL

A instituição ainda é responsável por museus e coleções de arte e história. Entre eles estão o o Petrie Museum of Egyptian Archaeology e o Grant Museum of Zoology and Comparative Anatomy.

Hoje a UCL recebe cerca de 39 mil estudantes, sendo 18 mil de graduação e 21 mil de pós-graduação. Ela também têm um grande número de estudantes internacionais, com mais de 11 mil intercambistas de todo o mundo. Além disso, mais de 6 mil professores e 11 mil funcionários técnico-administrativos fazem parte da equipe da universidade.

Reputação global da melhor universidade de Londres

A UCL é famosa internacionalmente pela qualidade do seu ensino. Atualmente, ela ocupa a posição de número 8 no QS World University Rankings! No mais recente Research Excellence Framework, por sua vez, a UCL foi a universidade mais bem avaliada no Reino Unido em termos de força de pesquisa.

Os acadêmicos da UCL descobriram cinco dos gases nobres naturais, identificaram hormônios, inventaram o tubo de vácuo e fizeram vários avanços fundamentais nas estatísticas modernas. Até 2018, 33 ganhadores do Prêmio Nobel e 3 medalhistas do Fields foram afiliados à UCL como ex-alunos, professores ou pesquisadores.

E aí, o que achou da UCL? Está pronto para estudar na melhor universidade de Londres? Então comece a se preparar para conquistar sua vaga com a nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.