Se você é fã de tecnologia é praticamente impossível nunca ter ouvido falar do Vale do Silício, uma região na parte sul da Baía de Francisco – no norte da Califórnia – que é um centro global de inovação e alta tecnologia que concentra as sedes de diversas empresas mundialmente famosas como Facebook, Apple, Netflix, Google, eBay, PayPal, Twitter, Oracle, Adobe, Intel, Alphabet, Tesla, Yahoo, HP e Amazon, entre muitas outras.

Apple-Vale-do-Silício
Headquarters da Apple em Cupertino (Foto: Daniel L/Wikipedia)

Algumas das principais cidades da região são San Jose (a maior delas), Santa Clara, Palo Alto, Menlo Park, Cupertino, Sunnyvale, Redwood City e Mountain View. Só para ter uma ideia do alto desenvolvimento dessa área dos EUA, só a região metropolitana de San Jose tem o terceiro maior PIB per capita do mundo, atrás apenas de Zurique (Suíça) e Oslo (Noruega).

O que nem todo mundo sabe é que essa região do Vale do Silício também concentra um bom número de universidades de ponta que atuam tanto na produção de pesquisas importantes na área de tecnologia como na formação de novos profissionais para “abastecer” as empresas da região e também de outras partes do mundo.

Ao todo, são cerca de 40 instituições de ensino superior atuando nessa área. Confira abaixo as principais faculdades, community colleges e universidades do Vale do Silício:

InstituiçãoOnde fica?
Universidade StanfordPalo Alto
Universidade da Califórnia em BerkeleyBerkeley
Faculdade de Artes da CalifórniaCampus de Oakland
Menlo CollegeAtherton
Carnegie Mellon Silicon ValleyMountain View
Universidade Politécnica do Noroeste dos Estados UnidosFremont
National UniversityCampus de San Jose
Universidade DeVryNaperville
Universidade de Santa ClaraSanta Clara
Mills CollegeOakland
Universidade Notre Dame de NamurBelmont
Cañada CollegeRedwood City
Universidade Estadual de San JoseSan Jose
Universidade DraperSan Mateo
Minerva SchoolSan Francisco
College of San MateoSan Mateo
Singularity UniversitySanta Clara
Chabot CollegeHayward
Skyline CollegeSan Bruno
Mission CollegeSanta Clara
Universidade de Golden Gate (campus satélite)Santa Clara
Cogswell Polytechnical CollegeSan Jose
Universidade da Califórnia em Santa Cruz (extensão)Santa Clara
De Anza CollegeCupertino
San Jose City CollegeSan Jose
Universidade Tecnológica Internacional (ITU)San Jose
Faculdade de Santa Maria da CalifórniaMoraga
Ohlone CollegeFremont
Universidade de São Francisco South BayCupertino
Gavilan CollegeGilroy
West Valley CollegeSaratoga
Evergreen Valley CollegeSan Jose
Universidade John F. KennedySan Jose
Foothill CollegeLos Altos Hills

Quais dessas instituições são as melhores?

Obviamente em uma lista tão grande de instituições de ensino, algumas delas se destacam tanto dentro dos Estados Unidos quanto a nível global. Estou falando mais precisamente de cinco universidades: Stanford, Universidade da Califórnia em Berkeley, Carnegie Mellon e Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

Stanford dispensa apresentações e é, de fato, uma das melhores universidades do mundo, ocupando a segunda posição geral no ranking mundial da QS University, uma das publicações mais prestigiadas do gênero. Saiba mais sobre ela aqui.

A Universidade da Califórnia em Berkeley também não faz feio, aparecendo na 30ª posição desse mesmo ranking. Vale ressaltar, no entanto, que a região onde fica essa universidade não está exatamente no núcleo central do Vale do Silício, e sim em uma localidade vizinha. No entanto, devido a sua importância, também exerce uma grande influência na produção de tecnologia e pesquisa dessa parte dos Estados Unidos.

Já o campus da Carnegie Mellon localizado no Vale do Silício na verdade é uma extensão do campus principal que fica em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia. É considerada a 51ª melhor universidade do mundo no mesmo ranking da QS.

San-Jose-State-Vale-do-Silício
Universidade Estadual de San Jose (Foto: Daderot/Wikimedia)

A Universidade da Califórnia em Santa Cruz, uma das instituições que formam o Sistema de Universidades da Califórnia, também conta com uma extensão na região. No ranking da QS, ela figura na 416ª colocação entre as melhores universidades do mundo.

Outras instituições que não aparecem nesse ranking mas que também exercem um relevante papel, principalmente regional, são a Universidade de Santa Clara e a Universidade Estadual de San Jose.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de saber quais são as principais faculdades e universidades do Vale do Silício? Então que tal estudar em uma delas? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos