Você sonha em estudar nos Estados Unidos em uma instituição de ensino de destaque nacional e internacional? Então a Universidade Carnegie Mellon pode ser uma ótima opção!

Mesmo não sendo uma instituição muito conhecida aqui no Brasil, como Harvard e Stanford, por exemplo, a Carnegie é uma universidade privada altamente respeitada. Tanto que é considerada uma das 20 melhores dos Estados Unidos, de acordo com o QS World University Rankings 2021. Saiba mais sobre ela agora!

Carnegie-Mellon-Campus
Vista aérea do campus principal da Carnegie Mellon (Foto: Dllu/Wikipedia)

Campus

O campus principal da Carnegie Mellon fica a 5 quilômetros do centro da cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, na costa leste dos Estados Unidos. Com uma área total equivalente a 57 campos de futebol, é composto por 81 prédios acadêmicos e fica muito próximo ao campus da Universidade de Pittsburgh.

História

A universidade foi fundada em 1900 por Andrew Carnegie, um escocês que imigrou para os EUA aos 12 anos, em 1848, e se tornou um grande empresário da indústria do aço, sendo considerado até hoje um dos homens mais ricos da história.

Nos seus primeiros anos, a instituição era conhecida como Escola Técnica Carnegie. Já em 1912 foi renomeada para Instituto de Tecnologia Carnegie, passando a oferecer cursos de graduação de 4 anos.  Foi só em 1967, após a fusão com o Instituto Mellon de Pesquisa Industrial (que até então era parte da Universidade de Pittsburgh), que a instituição finalmente recebeu o nome atual, se tornando uma universidade de fato.

Carnegie-Mellon-Instituto-Mellon-de-Pesquisa-Industrial
Antigo prédio do Instituto Mellon de Pesquisa Industrial (Foto: Dave Ynin/Wikimedia)

Atualmente, a Carnegie opera centros de concessão de diplomas em seis continentes, incluindo um campus no Vale do Silício e outro no Catar.

Pelos corredores da instituição já passaram 20 vencedores do Nobel, 142 ganhadores do Emmy, 47 laureados do Tony (o maior prêmio do Teatro) e 10 vencedores do Oscar, isso só para ficar nos prêmios mais conhecidos. São nomes como o ator e cantor Billy Porter (da série Pose); o matemático John Nash; o design Terry Heckler (criador do logo da Starbucks); o famoso pintor e cineasta Andy Warhol; e o economista John Forbes Nash.

Organização interna

A Carnegie Mellon é composta por sete faculdades e escolas independentes: a Faculdade de Engenharia; a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Dietrich; a Faculdade de Belas Artes; a Faculdade de Ciências Mellon; a Escola de Ciência da Computação; a Escola de Negócios Tepper e a Faculdade H. John Heinz III de Sistemas de Informação e Políticas Públicas. Cada uma delas têm as suas próprias subdivisões internas. Clique aqui para conferir todos os cursos disponíveis.

Rankings

Na última avaliação do QS World University Rankings, uma das publicações mais importantes do gênero, a Carnegie Mellon ocupa a 51ª posição entre as melhores universidades do mundo, logo atrás da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha; e uma posição acima da Université PSL, a mais bem classificada da França.

Já dentro dos EUA, a instituição fica no 18º lugar, entre a Universidade Duke (17ª) e a Universidade da Califórnia em San Diego (19ª).  

Carnegie-Mellon
Campus do Carnegie Mellon (Foto: Andrew Parnell/Flickr)

Nesse mesmo ranking, a Carnegie fica na 39ª colocação no ranking de empregabilidade, que avalia as universidades mais respeitadas pelo mercado de trabalho. Já no que diz respeito às áreas de ensino, os campos mais bem avaliados da instituição são: Ciência da Computação e Informação; Sistemas; Estatísticas e Pesquisa Operacional; Arte e Design; Engenharia e Tecnologia; Engenharia Elétrica e Eletrônica; Matemática; Ciências de Materiais e Psicologia.

A universidade também já foi considerada uma das “New Ivies” pela respeitada revista Newsweek, em referência ao seleto grupo de universidades que formam a Ivy League americana.

Bolsas

As taxas de matrícula e graduação na Cargenie para o ano 2019-2020 fica na casa dos 57 mil dólares mais cerca de 15 mil para despesas com alojamento e alimentação. No entanto, a instituição consegue cobrir os gastos de cerca de 85% dos alunos de graduação com o seu fundo patrimonial. Além disso, os estudantes também contam com outras bolsas de fundo privado e também do governo.

Já os estudantes da pós-graduação também têm a disposição uma série de bolsas exclusivas de cada departamento.

Taxa de admissão

Em seu último processo seletivo, a Carnegie Mellon recebeu pouco mais de 27600 inscrições. Desses, apenas 4265 foram aceitos, o que resulta em uma taxa de admissão geral de 15,4%. Se consideramos cada uma das faculdades individualmente, essa taxa varia para mais ou para menos. Na Carnegie Mellon School of Drama, por exemplo, a taxa de aceitação ficou na casa dos 3% no último processo seletivo. Já na Carnegie Mellon School of Architecture, essa taxa ficou em torno de 30%.

Carnegie-Mellon-Faculdade-de-Ciências-Humanas-e-Sociais-Dietrich
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Dietrich (Foto: Tom Sulcer/Wikimedia)

Números

Atualmente a Carnegie Mellon conta com uma equipe acadêmica formada por quase 1500 pessoas, entre professores e equipe técnica. Já o número de alunos é de quase 14800 alunos (cerca de 7 mil em cursos de graduação e quase 7800 em cursos de pós-graduação). Como dá pra perceber, não é uma das maiores instituições de ensino dos EUA em número de alunos mas, mesmo assim, conta com um orçamento gigantesco de 2,5 bilhões de dólares anuais!

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade Carnegie Mellon e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos