O Oeste dos EUA é uma região formada por 13 estados: Alasca, Arizona, Califórnia, Colorado, Havaí, Idaho, Montana, Nevada, Novo México, Oregon, Utah, Washington e Wyoming. Como você deve saber, Havaí e Alasca estão bem longe dos outros estados, já que não fazem parte do território contínuo dos EUA. Mas para efeito de organização interna, são incluídos nessa região. Mas afinal quais são as melhores universidades do Oeste dos EUA? Continue com a gente pra descobrir!

Antes de falar sobre as melhores universidades do Oeste dos EUA, vamos traçar um rápido panorama da região para você se localizar melhor. As principais cidades dessa parte do país são Los Angeles, San Francisco, San Diego, San Jose e Sacramento, na Califórnia; Phoenix e Tucson, no Arizona; Seattle, em Washington; Denver, no Colorado; Portland, no Oregon; Las Vegas, em Nevada; Salta Lake City, em Utah; Honolulu, no Havaí e Albuquerque, no Novo México.

20 melhores universidades do Oeste dos EUA

Agora que você sabe o que é o Oeste dos EUA e quais são os estados que fazem parte dessa área, chegou a hora de descobrir quais são as melhores universidades da região. Confira na lista abaixo, compilada a partir da avaliação do QS World University Rankings 2021:

  1. Stanford
  2. Caltech
  3. Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB)
  4. Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)
  5. Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD)
  6. Universidade de Washington (Washington)
  7. Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis)
  8. Universidade do Sul da Califórnia (USC)
  9. Universidade da Califórnia em Santa Barbara (UCSB)
  10. Universidade da Califórnia em Irvine (UCI)
  11. Universidade Estadual do Arizona
  12. Universidade do Colorado em Boulder
  13. Universidade do Arizona
  14. Universidade do Havaí em Māno
  15. Universidade de Utah
  16. Universidade do Colorado em Denver
  17. Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC)
  18. Universidade Estadual do Colorado
  19. Universidade da Califórnia em Riverside (UCR)
  20. Universidade Estadual do Oregon

Califórnia: um caso particular

Dá pra perceber que a Califórnia é a grande líder regional também no campo da Educação né? Afinal, as cinco melhores universidades da região estão no estado. Além disso, 11 das 20 instituições da lista são californianas. Confira as posições que elas ocupam no ranking mundial da QS:

  • Stanford: 2º
  • Caltech: 4º
  • UCB: 30º
  • UCLA: 36°
  • UCSD: 54º
  • UC Davis: 112º
  • UCS: 121º
  • UCSB: 152º
  • UCI: 210º
  • UCSC: 416º
  • UCR: 449º
Oeste-dos-EUA-Stanford
Stanford não só é a melhor universidade do Oeste americano como também a segunda melhor do mundo! (Foto: Jawed Karim/Wikimedia)

Nós já falamos aqui no Blog sobre as melhores universidades da Califórnia, por isso neste post vamos focar nas outras nove instituições que também figuram no TOP 20 das melhores universidades do Oeste dos EUA. Vamos lá!?

Universidade de Washington

Posição no ranking mundial da QS: 72º

A Universidade de Washington é uma instituição pública fundada em 1861 na cidade de Seattle (sim, ela não fica na capital americana rs). É considerada uma das instituições de ensino superior mais antigas da Costa Oeste dos EUA e atualmente ocupa a posição 23 entre as melhores universidades do país. Tem pouco menos de 48 mil estudantes e a grande maioria é matriculada em cursos de graduação – pouco mais de 31 mil. Entre seus ex-alunos estão 20 ganhadores do Nobel.

Oeste-dos-EUA-Washington
Universidade de Washington (Foto: Joe Mabel/Flickr)

Universidade Estadual do Arizona

Posição no ranking mundial da QS: 220º

A Universidade Estadual do Arizona foi fundada em 1885 e conta com cinco campi espalhados pela área metropolitana de Phoenix. O maior deles fica na cidade de Tempe e os outros estão distribuídos entre Phoenix e Mesa. É uma das maiores instituições de ensino superior dos EUA em número de alunos, com mais de 100 mil estudantes quando somados todas as unidades e também os cursos online. Assim como na Universidade de Washington, aqui também a maioria dos alunos (quase 90 mil) está matriculada em cursos de graduação. É a 50ª melhor universidade dos EUA.

Oeste-dos-EUA-arizona-state-university
Universidade Estadual do Arizona (Foto: Daderot/Wikimedia)

Universidade do Colorado em Boulder

Posição no ranking mundial da QS: 230º

Fundada em 1875, a Universidade do Colorado em Boulder é uma instituição pública que faz parte do seleto grupo de universidades americanas que produzem atividades de pesquisa de alto nível. 20 astronautas americanos já foram estudantes da universidade, que também conta com 12 vencedores do Nobel entre seu quadro de ex-alunos. Atualmente tem quase 30 mil alunos de graduação e 6 mil de pós-graduação. Fica na 52ª colocação entre as melhores universidades dos Estados Unidos.

Oeste-dos-EUA-colorado-boulder
Universidade do Colorado em Boulder (Foto: MECU/Wikimedia)

Universidade do Arizona

Posição no ranking mundial da QS: 273º

A Universidade do Arizona foi fundada em 1885 na cidade de Tucson. No último ano letivo tinha quase 46 mil alunos, sendo quase 36 mil em programas de graduação. Tem uma taxa de admissão variável entre 74% e 78% e figura no ranking da QS como a 59ª melhor universidade dos Estados Unidos.

Oeste-dos-EUA-University_of_Arizona
Museu da Universidade do Arizona (Foto: Michael Barera/Wikimedia)

Universidade do Havaí em Māno

Posição no ranking mundial da QS: 333º

Se você sonha em estudar em um lugar paradisíaco, a Universidade do Havaí em Māno pode ser uma ótima opção. Fundada em 1907, a instituição, que também é pública, ocupa uma área em Honolulu (capital do Havaí) conhecida como Māno – daí vem o seu nome.

Oferece quase 200 programas distribuídos entre 17 escolas. Em número de alunos é bem menor que as outras universidades dessa lista até agora: são cerca de 13 mil de graduação e 4700 de pós-graduação. Um fato curioso é que entre os seus ex-alunos estão os pais do ex-presidente americano Barack Obama. É a 64ª melhor universidade americana.

Oeste-dos-EUA-havai
Universidade do Havaí em Māno (Arquivo/University of Tsukuba)

Universidade de Utah

Posição no ranking mundial da QS: 333º

A Universidade de Utah aparece empatada com a Universidade do Havaí no ranking da QS. Fundada em 1850 (é mais antiga do estado) em Salt Lake City, conta com quase 24,5 mil alunos de graduação e 8,3 mil de pós-graduação distribuídos entre 17 faculdades e escolas, incluindo uma escola dedicada exclusivamente ao estudo das transformações sociais e culturais.

Oeste-dos-EUA-utah
Universidade de Utah (Foto: Ricardo630/Wikimedia)

Universidade do Colorado em Denver

Posição no ranking mundial da QS: 398º

A Universidade do Colorado em Denver tem dois campus: um em Denver, que é a capital do estado; e outro dedicado exclusivamente à área da Saúde na cidade de Aurora. Somando essas duas unidades, a instituição, que foi fundada em 1912, é frequentada por quase 25 mil alunos de graduação e pós distribuídos entre 13 escolas e faculdades. É a 73ª melhor universidade americana.

Oeste-dos-EUA-colorado-denver
Universidade do Colorado em Denver (Foto: Nove1986/Wikimedia)

Universidade Estadual do Colorado

Posição no ranking mundial da QS: 443º

A Universidade Estadual do Colorado fica em Fort Collins, uma cidade com cerca de 170 mil habitantes. Fundada em 1870, tem uma forte tradição no campo da Agricultura, tanto que em seus primeiros anos era conhecida como Faculdade de Agricultura do Colorado.

Ao todo, a instituição tem quase 34 mil alunos, sendo que pouco mais de 5 mil deles são matriculados em cursos online. Já nos programas presenciais são quase 26 mil alunos de graduação e 7,3 mil de pós-graduação. É a 80ª melhor universidade dos Estados Unidos.

Oeste-dos-EUA-colorado-state
Universidade Estadual do Colorado (Foto: Spilly816/Wikimedia)

Universidade Estadual do Oregon

Posição no ranking mundial da QS: 499º

Para fechar a lista temos a Universidade Estadual do Oregon, que oferece mais de 200 programas de graduação, além de mestrado e doutorado. Foi fundada em 1868 na cidade de Corvallis, que tem pouco menos de 60 mil habitantes. A instituição é dividida entre 12 faculdades e uma escola de pós-graduação e figura na posição 88 entre as melhores universidades do país.

Oeste-dos-EUA-Oregon
Universidade Estadual do Oregon (Foto: Gregkeene/Wikimedia)

Mas e os outros estados do Oeste dos EUA?

Você notou que apenas Califórnia, Washington, Arizona, Colorado, Havaí, Utah e Oregon contam com universidades entre as 20 melhores da região Oeste dos EUA?

Para não deixar os outros estados de fora da nossa lista, também vamos te informar abaixo qual é a melhor instituição de ensino superior de cada um deles e qual posição elas ocupam no ranking mundial da QS. Confira:

  • Novo México: Universidade do Novo México (601-650)*
  • Wyoming: Universidade do Wyoming (801-1000)
  • Alasca, Idaho, Montana e Nevada não contam com nenhuma universidade no ranking

(*) A partir da posição 500 do ranking da QS, as universidades passam a ser posicionadas em grupos.

Universidade do Intercâmbio

E aí, em qual dessas universidades do Oeste dos EUA você estudaria? Independentemente de qual for a sua escolha, o segredo para conquistar a sua vaga de intercâmbio dos sonhos é se preparar com antecedência. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.