Como abrir uma conta bancária no Canadá?

Você sonha em estudar em uma universidade canadense? Então continue com a gente para descobrir mais informações sobre uma das coisas mais importantes que você precisa resolver antes de chegar lá. Para abrir uma conta bancária no Canadá é importante saber de antemão que muitos bancos do país oferecem ótimas condições para estudantes, além de bons direcionamentos sobre gerenciamento de dinheiro e orçamento. Mas como encontrar a melhor conta bancária para você por lá? É isso que você vai descobrir agora!

Como abrir uma conta bancária no Canadá?

Passo 1: Escolha um banco

Como existem muitos bancos no Canadá, a melhor maneira de reduzir o seu leque de opções é ver o que esses diferentes bancos oferecem para os estudantes (veja na nossa tabela mais abaixo). A maior parte das contas bancárias no Canadá dispensa mensalidades e oferece vantagens, como sistemas de pontos ou descontos em contas poupança.

É importante lembrar que, no Canadá, você será cobrado por cada transação toda vez que usar um caixa eletrônico de um banco que não seja o seu. Portanto, uma boa maneira de escolher qual será o seu banco no Canadá é pesquisar quais caixas eletrônicos podem ser encontrados na sua universidade ou próximos do local onde você irá morar no país.

abrir-uma-conta-bancária-no-canadá-national-bank Agência do National Bank em Richmond Hill

Também é importante pensar o que o seu possível banco irá te oferecer. Como mencionado acima, os bancos canadenses geralmente "recompensam" os novos correntistas com alguma oferta apenas pela abertura da conta. Então considere quais são mais atraentes ou úteis para você. Além disso, alguns bancos oferecem descontos específicos com base no programa de graduação que você estudará, por isso sempre vale a pena verificar a sua elegibilidade para alguns deles.

Pense ainda em questões como ter um cartão de crédito ou uma conta poupança além da conta corrente padrão. Nem todos os bancos irão oferecer essas comodidades, então essa é uma boa maneira de começar a fazer a sua escolha.

Passo 2: Escolha uma conta

Assim como no Brasil, existem dois tipos diferentes de contas bancárias no Canadá: contas correntes e contas poupança.

Conta corrente: permite depositar e sacar dinheiro quantas vezes for necessário. Geralmente, quando você abre uma conta corrente no Canadá, recebe um talão de cheques e um cartão de débito. A maioria dos estudantes internacionais usa essa conta principalmente para pagar por despesas do dia a dia no país. Também é possível obter um cartão de crédito através da conta corrente.

Conta poupança: devido a possibilidade de sacar dinheiro apenas a longo prazo, essa conta é ideal para o estudante que quiser economizar dinheiro para viagens ou emergências ou ainda para aqueles que estiverem trabalhando no país e quiserem guardar algum dinheiro para quando voltarem para seus países.

abrir-uma-conta-bancária-no-canadá-bmo-edmonton Agência do BMO Bank em Edmonton

Passo 3: Abra a conta

Embora seja possível abrir uma conta bancária no Canadá por telefone ou online, no caso dos estudantes internacionais, pode ser mais fácil fazer esse trâmite pessoalmente. Quando você for ao banco para abrir sua conta, precisará ter em mãos pelo menos dois dos seguintes documentos:

• Passaporte
  • Carta de aceite da universidade
  • Permissão de estudo
  • Licença temporária (Formulário IMM 1442, 1208, 1102)
  • Carteira de motorista canadense ou americana
  • Cartão de identificação do governo canadense
  • Traveler check

Vale lembrar que esses requisitos podem diferir ligeiramente de um banco para outro. Portanto, verifique o que o seu banco exige antes de chegar na agência.

Quais são os melhores bancos para abrir uma conta bancária no Canadá?

Fizemos uma pesquisa rápida com os principais bancos do país para ver o que eles oferecem de diferencial para os alunos. Analise bem e veja quais são as melhores opções para você:

Banco Nome da Conta Taxa mensal Vantagens extras
BMO (The Bank of Montreal) Student bank account Plano Plus: $0 Plano Premium: taxas mensais com desconto
  • Calculadora de orçamento para estudantes
  • Alertas do BMO
CIBC (Canadian Imperial Bank of Commerce) CIBC Smart for Students $0
  • Bônus de $60 ao abrir uma nova conta
  • Transações ilimitadas
  • Economia de bônus
  • Conta bancária especial para estudantes de Medicina ou Odontologia
RBC (Royal Bank of Canada) RBC Student Banking $0
  • 25 transações de débito gratuitas por mês
  • Bônus de $60 ao abrir uma nova conta
  • Desconto nos cartões de crédito do RBC Royal, sem saldo mínimo
Scotiabank Student Banking Advantage Plan $0
  • Transações ilimitadas
  • Possibilidade de ganhar prêmios em transações de débito
  • Acesso ao SCENE Rewards e Scotia Rewards
TD Bank TD Student Chequing Account $0
  • 25 transações por mês
HSBC HSBC Canada Newcomers Programme $0
  • Bônus de ingresso de $100
National Bank of Canada Student Bank Account $0
  • Descontos dependendo do campo de estudo
  • Cartão de crédito
  • Linha de crédito pessoal

Também existem bancos menores ou regionais, como o Canadian Western Bank e o Laurentian Bank, portanto também vale sempre a pena dar uma olhada nessas opções, desde que esses bancos atuem na região onde você for viver no país. Outras opções são os bancos online, como o Tangerine e o Simplii Financial.

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária no Canadá, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

25 Mai 2020

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024