BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

10 motivos para aprender mandarim

Milhões de pessoas viajam para a China todos os anos para ver santuários, caminhar pela Grande Muralha, entrar nos maravilhosos mercados de cidades como Pequim ou simplesmente para fazer negócios. Sendo assim, aprender mandarim, o principal idioma do país, é sinônimo de muitos benefícios quando se trata de crescimento pessoal e profissional. Além disso, você também pode passar a compreender melhor uma das culturas mais ricas do mundo! Ficou interessado? Então confira esses motivos que separamos para você começar a estudar esse idioma.

10 motivos para aprender mandarim

A China é o país mais populoso do mundo...

Como a China é o país mais populoso do mundo, é compreensível que a língua mais popular de lá seja também a mais falada do planeta. A estimativa é de que cerca de 950 milhões de pessoas no mundo tenham o mandarim como primeira língua (e mais 200 milhões como segunda língua). Só para comparar, “apenas” 250 milhões de pessoas têm o português como língua materna. Dessa forma, saber falar mandarim é uma carta na manga que você pode ter em diversas situações, e também em lugares variados.

... e também a grande nova potência mundial

A China, em pouco tempo, se tornou a segunda maior economia do mundo, e atualmente está atrás apenas dos Estados Unidos, por uma diferença pequena. De acordo com o levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, enquanto os americanos têm um PIB (Produto Interno Bruto) de cerca de 22 trilhões de dólares; os chineses já estão na casa dos 16,5 trilhões. 

Mas estimativas apontam que, por conta das altas taxas de crescimento anual registradas na China, existe a possibilidade de o país ultrapassar os Estados Unidos nos próximos anos.

6 melhores cidades para estudar na China

E todo esse poder pode ser visto em todos os cantos do mundo, já que a China tem acordos comerciais e parcerias econômicas com diversos países, inclusive o Brasil. Como essa é uma realidade que não parece que irá mudar, estudar mandarim se faz cada vez mais importante.

Outros países também utilizam o mandarim

Apesar de ser mais comum na China, o mandarim também é falado em outros países da Ásia como Malásia, Taiwan, Singapura, Indonésia, Tailândia, Brunei, Filipinas e Mongólia. Portanto, se você quer conhecer ou estudar nesses países, é uma ótima ideia aprender esse idioma!

Mais possibilidades de se aprofundar na cultura chinesa 

A história e a cultura da China são umas das mais ricas e mais antigas do mundo. Além disso, o país é conhecido por produzir diversos romances, contos, poesias e, mais recentemente, excelentes filmes. Sendo assim, ao aprender mandarim você vai ter acesso a diversos materiais artísticos e históricos em seu idioma oficial!

É um idioma cada vez mais utilizado no mundo dos negócios

Como já dissemos, a China vem mostrando um desenvolvimento econômico surpreendente nos últimos anos. Dessa forma, muitas empresas do país estão se tornando multinacionais e abrindo filiais em outras partes do mundo. Sendo assim, é muito importante que você acompanhe essa tendência do mercado global e tenha o diferencial de poder negociar com os empresários na língua materna deles. O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, por exemplo, é apenas um dos mais importantes CEOs do mundo que vêm dando palestras e fazendo apresentações em mandarim.

Universidade Tsinghua: conheça a melhor universidade da China

Por falar em negócios, imagina o impacto que saber falar um idioma como o mandarim pode causar no seu currículo? É importante falar inglês? Sim, muito! O espanhol pode contar ótimos pontos como um idioma extra? Também! Mas ser fluente em um idioma que poucas pessoas sabem falar, especialmente aqui no Brasil, pode te trazer um grande número de oportunidades. 

É mais fácil do que você imagina.

Pode ser sincero(a): você acha que o chinês é quase impossível de se aprender, não é? A boa notícia é que isso não é verdade! O fato é que o mandarim é uma língua simples, sem verbos, plurais, tempos, concordância entre sujeito e verbo e conjugações. A parte mais difícil, no caso, podem ser os caracteres do idioma - são mais de 80 mil! Apesar disso, "apenas" cerca de 7 mil deles são usados com mais frequência.

Aprender mandarim ajuda a desenvolver habilidades artísticas...

Os símbolos e caracteres utilizados para escrever mandarim requerem uma mão firme. Isso porque as palavras escritas são mais caracteres iconográficos do que letras na verdade. Esses símbolos e caracteres são criados usando "traços", quase como uma pintura.

... e a interpretar melhor os símbolos

Os estudantes de mandarim devem ser capazes de ler e interpretar um grande número de símbolos visuais. Ao fazer isso, temos uma maior probabilidade de ativar mais regiões do cérebro do que o inglês, que depende de um alfabeto fonético.

Ao aprender mandarim, também é possível adquirir habilidades no campo da comunicação visual, interpretando símbolos com mais entusiasmo nas artes visuais e entendendo distinções entre simbolismo e comunicação visual. E isso vale especialmente para crianças. 

Habilidades matemáticas mais fortes

Estudos mostram que existe uma associação científica entre aprender mandarim e melhorar a habilidade matemática. Os cientistas chegaram a conclusão de que os conceitos matemáticos estão interligados à fluência da linguagem, e não são um assunto separado ativando uma parte diferente do cérebro.

Como o mandarim envolve aprender língua, sons, desenhos e a matemática como um todo, o idioma acaba ativando mais regiões do cérebro e melhorando o desenvolvimento cognitivo geral.

8 melhores línguas para aprender em 2021

Na verdade, os falantes de mandarim usam mais do cérebro como um todo a qualquer momento, enquanto os falantes de inglês alternam mais entre os hemisférios direito e esquerdo desse órgão. Em teoria, esse maior equilíbrio (no caso do mandarim) pode ocasionar em níveis mais altos de criatividade, capacidade de resolução de problemas e inteligência emocional.

Fazer novos amigos

Como já dissemos, a China é o país mais populoso do planeta. Sendo assim, aprender mandarim te dá a oportunidade de se comunicar com muitas pessoas e se conectar em um nível mais profundo. Arrume um(a) amigo(a) virtual (ou por correspondência, se você for mais tradicional) chinês para poder praticar o idioma e também conhecer mais sobre ele(a) e o país.

Universidade do Intercâmbio

No fim das contas, além desses motivos, aprender mandarim é muito divertido! Se você se interessou e também tem vontade de estudar na China, fique sabendo que nós podemos te ajudar a conquistar uma oportunidade por lá com a nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

   

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

24 Mar 2021

Postagens recentes