6 melhores cidades para estudar na China

Quais são as melhores cidades para estudar na China? Essa pergunta  é bem complicada de responder, afinal a China é o país mais populoso do mundo. E, além disso, tem também a quarta maior extensão territorial do planeta! Não é de se estranhar, portanto, que 20% da população da terra vive por lá: são 1,4 bilhões de pessoas! Para dar conta de tanta gente o país conta com quase 600 cidades, sendo que 6 delas têm mais de 10 milhões de habitantes. Ou seja, se um dia você pensar em estudar por lá, o mais difícil vai ser escolher pra onde ir.

O país conta com opções para todos os gostos e nós separamos aqui seis opções interessantes pra você!  Mas uma coisa é certa: independentemente de onde você decidir estudar na China, a experiência será inesquecível e um grande diferencial para o seu currículo.

Curioso para ver a nossa lista? Então vamos à ela agora:

Pequim

Pequim é a capital e centro político da China. Se você está estudando mandarim ou deseja visitar locais históricos chineses, essa pode ser a cidade ideal. A mistura do passado e do futuro é evidente por todos os lados. São mais de 3.000 anos de história amontoada em cerca de 6.500 quilômetros quadrados de área!

Alguns dos locais mais famosos da China, como a Praça da Paz Celestial ou o Templo do Céu, estão a uma curta caminhada de algumas das universidades mais importantes do país. Você pode se aventurar na Cidade Proibida depois da aula e se esbaldar em uma boate descolada na mesma noite.

Agora vai um aviso: se você não aguenta multidões, poluição e ruído, essa provavelmente não é sua melhor aposta. Por outro lado, as montanhas Yanshan não estão longe, nem a Grande Muralha da China. Existem muitos bairros da moda para explorar, como Xisi e o 798 Art District. Além disso, você pode percorrer a cidade de bicicleta, metrô, trem ou ônibus. A estrutura de transportes da cidade é muito boa.

Muitas bolsas de estudos estão disponíveis para estudar em Pequim devido ao fluxo de estudantes de intercâmbio na cidade. Além disso, Pequim pode ser cara entre as cidades chinesas, mas é muito mais acessível do que qualquer grande destino europeu. É, definitivamente, umas das melhores cidades para estudar na China!

Xian

Xian é internacionalmente conhecida pelos Guerreiros de Terracota. Mas a cidade é muito mais que isso! Localizada no extremo leste da Rota da Seda, a cidade recebeu várias influências do Oriente Médio que hoje se refletem em seu cotidiano. Conta inclusive com um bairro muçulmano. E, para deixar tudo ainda mais especial, Xian também é cercada por uma enorme muralha militar.

O turismo internacional na cidade é forte por conta dos Guerreiros de Terracota, então a estrutura urbana é satisfatória. A cidade é rica em arquitetura histórica, conta com um bom sistema de transporte público e grande variedade de comida tradicional chinesa. Além disso, são vários os restaurantes, bares e boates modernos. No entanto, você não vai encontrar por lá a exagerada superpopulação de outras cidades do país.

Guilin/Yangshuo

Guilin-é-uma-das-Melhores-cidades-para-estudar-na-China

Guilin é um destino internacional para entusiastas da natureza. Entre Guilin e a cidade vizinha de Yangshuo, é possível fazer escaladas, caminhadas, passeios de barco, ciclismo e natação. Essas cidades menores no sul da China são conectadas pelo rio Li, um rio panorâmico repleto de montanhas de calcário que foram erodidas em formas únicas. A poluição do ar é muito mais leve por lá em relação à outras cidades da China. Ou seja, Guilin é um destino privilegiado para estudantes que gostam de um estilo de vida mais lento. E, de brinde, é repleta de paisagens únicas.

Se você está mais interessado em gastar seu tempo explorando as maravilhas naturais da China do que experimentando a vida na cidade grande, a região de Guilin/Yangshuo pode ser uma boa opção. Embora Guilin não seja uma das principais cidades da China, você nunca ficará entediado com as atrações locais. Além disso, o custo de vida é extremamente acessível, mesmo com um orçamento para estudantes de intercâmbio.

Xangai

Com mais de 24 milhões de pessoas, não é de surpreender que Xangai seja a maior cidade da China e a mais cara do continente asiático. A cidade é conhecida por seu impressionante skyline cheio de prédios gigantescos.  E, embora seja um lugar caro, existem muitas opções de baixo custo para estudar, comer fora, morar e se locomover.

Este é um local ideal para estudantes que amam a vida na cidade grande. Felizmente, viajar a partir de Xangai é barato e fácil para os interessados ​​em conhecer mais o leste da Ásia. Mas pode ter certeza que essa cidade provavelmente o manterá ocupado por pelo menos um semestre inteiro. Além disso, muitas das melhores universidades da China estão por lá.

Xangai parece mais uma cena de um filme de ficção científica do que a imagem típica da China antiga, mas você certamente nunca ficará sem coisas para fazer depois da aula.

Chengdu

Chengdu é a capital dos pandas na China. Isso porque 80% dos pandas gigantes do mundo estão por lá! Localizada no sudoeste do país, Chengdu é a capital da província de Sichuan, que é muito famosa pela culinária. Em outras palavras, a cidade possui um cenário gastronômico notório nacional e internacionalmente.

Chengdu é uma cidade bem grade. No entanto, conta com uma atmosfera mais descontraída do que outras grandes cidades chinesas. É uma das melhores cidades para estudar na China para estudantes que amam a vida ao ar livre mas não querem abrir mão de viver em um centro urbano dinâmico e cheio de opções.

Hangzhou

Hangzhou-é-uma-das-Melhores-cidades-para-estudar-na-China

A capital da tecnologia do leste chinês, Hangzhou também é ironicamente conhecida pela sua riqueza cultural tradicional e pelas vistas impressionantes do lago que banha a cidade. Apesar da população intimidadora de cerca de 9,5 milhões de pessoas, é perfeitamente possível experimentar a autêntica cultura chinesa na cidade. E mais: está a apenas 160 quilômetros de Xangai!

Hangzhou é uma boa escolha para quem procura um pouco de tudo durante sua experiência de estudar na China. Existem mais de 20 universidades aqui, então espere ver estudantes universitários em todos os lugares que você for.

Essas são apenas algumas das melhores cidades para estudar na China, mas opções não faltam por lá. O mais importante mesmo é se preparar para conseguir uma bolsa no país. Mas com isso a nossa mentoria especializada pode te ajudar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.