Apesar do tamanho minúsculo, Singapura conta com duas universidades entre as 20 melhores do mundo. Entre elas está a Universidade Nacional de Singapura (NUS), considerada a melhor da Ásia, que oferece uma abordagem global de ensino e pesquisa com foco nas perspectivas e conhecimentos asiáticos. Quer saber mais sobre essa instituição? Então continue com a gente!

universidade-nacional-de-singapura-campus-de-bukit-timah
Campus de Bukit Timah (Foto: Chen Siyuan)

Campus

O campus principal da NUS está localizado na parte sudoeste de Singapura em uma área de 150 hectares próxima a cordilheira Kent Ridge, que empresta o seu nome para o campus. Mas a instituição também conta com outros campi:

  • No campus de Outram fica localizada a Duke-NUS Medical School, uma escola de pós-graduação em Medicina criada em conjunto com a Universidade Duke, dos Estados Unidos
  • No campus de Bukit Timah fica a Faculdade de Direito e a Escola de Políticas Públicas Lee Kuan Yew
  • Na University Town, uma extensão do campus principal, está localizado o Yale-NUS College, um colégio de artes liberais estabelecido em colaboração com a Universidade Yale; o Stephen Riady Centre, um centro de recursos educacionais e vários prédios residenciais para os estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.
universidade-nacional-de-singapura-stephen-riady-centre
Stephen Riady Centre (Foto: SMU Constitutional and Administrative Law)

História

A Universidade Nacional de Singapura começou a sua história em 1905 como uma escola médica com apenas 23 estudantes. Foi fundada por um grupo de empresários liderados por  Tan Jiak Kim, um rico comerciante e filantropo, com o objetivo de atender às necessidades da comunidade local. Confira abaixo os acontecimentos mais importantes na história da instituição:

  • 1905: É estabelecida a Escola de Medicina do Estados Federados Malaios.
  • 1913: A escola passou a se chamar King Edward VII Medical School, tornando-se a primeira instituição de ensino superior em Singapura (que até poucos anos era uma colônia do Reino Unido).
  • 1921: A escola tem o seu status elevado para faculdade, passando a se chamar King Edward VII College of Medicine.
  • 1928: É criado o Raffles College com o objetivo de oferecer ensino superior em Artes e Ciências em Singapura.
  • 1949: O Raffles College se funde com o King Edward VII College of Medicine, formando a Universidade da Malásia, a primeira instituição de ensino nessa categoria nos territórios de Singapura e da Federação da Malásia.
  • 1955: É fundada a Universidade de Nanyang, a primeira universidade de língua chinesa fora da China.
  • 1962: O campus de Singapura da Universidade da Malásia se torna uma instituição autônoma conhecida como Universidade de Singapura.
  • 1980: Surge a Universidade Nacional de Singapura a partir da fusão da Universidade de Singapura com a Universidade de Nanyang.
  • 1981: O Instituto Tecnológico de Nanyang (NTI), que até então era uma instituição terciária associada à Universidade Nacional de Singapura, assume o antigo campus da Universidade de Nanyang.
  • 1991: O Instituto Tecnológico de Nanyang se funde com o Instituto Nacional de Educação (NIE) para formar a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU).
  • 2006: a NTU ganha autonomia total e se separa totalmente da Universidade Nacional de Singapura.
  • 2020: Hoje, a NUS e a NTU são as duas melhores instituições de ensino de Singapura, respectivamente em primeiro e segundo lugar.
universidade-nacional-de-singapura-faculdade-de-ciências
Faculdade de Ciências da NUS (Foto: Joshua Rommel Hayag Vargas)

Organização interna

A Universidade Nacional de Singapura é dividida em 17 escolas e faculdades: Artes e Ciências Sociais; Negócios; Computação; Odontologia; Educação Continuada; Design e Meio Ambiente; Engenharia; Engenharia e Ciências Integradas; Música; Medicina; Ciências; Políticas Públicas; Saúde Pública e Direito; Duke-NUS Medical School; Yale-NUS College e a University Scholars Programme (USP), um programa acadêmico de graduação focado no fortalecimento de  habilidades acadêmicas e profissionais e direcionado para estudantes já alocados na instituição.

Rankings

No ranking da QS World University Rankings, um dos mais respeitados da categoria, a NSU ocupa o primeiro lugar geral da Ásia e fica na 11ª posição mundial entre as melhores universidades do mundo, logo atrás da UCL, no Reino Unido; e acima de Princeton, nos Estados Unidos.

Já no ranking de empregabilidade, que avalia a recepção do mercado de trabalho aos estudantes formados em universidades específicas, a NSU fica na 24ª colocação, na frente de instituições como a Universidade Duke, a Imperial College London, a Delft University (Holanda), a Universidade Johns Hopkins e a London School of Economics and Political Science (LSE).

Com relação aos campos de educação, as áreas de maior destaque da instituição nos rankings internacionais são: Engenharia de Petróleo; Engenharia Química; Engenharia Civil e Estrutural; Geografia; Engenharia e Tecnologia; Química; Farmácia e Farmacologia; Administração e Ciências Políticas; Estatísticas e Pesquisa Operacional; Arquitetura; Comunicação e Estudos de Mídia; Ciências da Computação e Informação; Sistemas; Engenharia Elétrica e Eletrônica e Direito.

universidade-nacional-de-singapura-university-town
University Town (Foto: Joshua Rommel Hayag Vargas)

Números

  • Equipe acadêmica (funcionários e professores): 2555 (dados de 2018)
  • Alunos: 35908 – 27604 de graduação e 8304 de pós-graduação (dados de 2018)
  • Orçamento anual: 4.39 bilhões de dólares singapurianos (pouco mais de 15 bilhões de reais)

Intercâmbio com a UDI

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade Nacional de Singapura e ficou com vontade de estudar lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.