Não é segredo nenhum que aprender um segundo (ou terceiro!) idioma só traz benefícios. Além de ajudar você a se conectar com pessoas de todo o mundo, também é uma ótima maneira de exercitar seu cérebro ou de dar um up no seu currículo. Mas, então, qual idioma você deve estudar? Ao escolher, é preciso levar em conta seus interesses e objetivos. Se mesmo assim você não tiver ideia, trouxemos hoje algumas sugestões de línguas para aprender em 2021.

Melhores línguas para aprender em 2021

1. Espanhol

O espanhol quase sempre ocupa uma posição de destaque nesse tipo de lista, e por boas razões. Com 400 milhões de falantes nativos, é a língua oficial de mais de 20 países (muitos deles nossos vizinhos) e a segunda língua (não oficial) dos Estados Unidos, onde cerca de 13% da população fala o idioma.

Há também uma grande quantidade de materiais em espanhol online, então você não deve ter dificuldade para estudar e praticar, mesmo se não estiver tendo aulas presenciais. O reggaeton e as centenas de séries e filmes em espanhol na Netflix — como Elite, Grand Hotel e La Casa de Papel — podem te ajudar no aprendizado.

Lugares populares para aprender espanhol incluem: Espanha, Colômbia e México.

3-linguas-para-aprender-em-2021
(Reprodução/Televisa)

2. Mandarim

O mandarim é a língua mais falada no mundo, com cerca de 1,2 bilhão de falantes, então faz muito sentido incluí-la nessa lista de línguas para aprender em 2021. Embora o mandarim consista em uma variedade de dialetos, eles usam o mesmo sistema de escrita, portanto aprender um já vai te ajudar a se comunicar com falantes de outros dialetos por meio da escrita.

O mandarim é considerado frequentemente como uma das línguas mais difíceis de aprender, por isso é importante escolher um bom curso, que ofereça bastante prática. Com o crescimento da economia da China, saber o principal idioma do país pode te ajudar no ambiente profissional.

Lugares populares para aprender chinês incluem: China, Taiwan e Singapura.

3. Francês

O francês é a segunda língua estrangeira mais aprendida no mundo, depois do inglês, e é fácil entender o porquê. Incluindo a França e o Canadá, o francês é o idioma oficial de 29 países — ou seja, se você visitar a Tunísia, o Senegal ou a Suíça, vai poder se comunicar à vontade.

O francês é uma língua latina, assim como o espanhol, o italiano, o romeno e o nosso português. Devido à essa proximidade, pode ser um pouco mais fácil de estudar do que outros idiomas da nossa lista de línguas para aprender em 2021. 

Lugares populares para aprender francês incluem: França, Canadá e Suíça.

5-linguas-para-aprender-em-2021
(Reprodução/Netflix)

4. Russo

O russo é uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas, o que significa que, se você tem interesse em trabalhar com Relações Internacionais, aprender o idioma pode te dar uma vantagem na carreira profissional.

Mas, mesmo que esse não seja seu objetivo, ainda há muitos outros motivos para aprender russo. A língua é uma das mais faladas dentro e fora da Europa, incluindo muitos países da ex-União Soviética além da Rússia, como Ucrânia, Geórgia e Tajiquistão. É também o idioma mais comumente usado na Internet, além do inglês (ao contar sites, não usuários), portanto, há muitos recursos online ao seu alcance.

Lugares populares para aprender russo incluem: Rússia, Bielorrússia e Ucrânia

5. Alemão

Embora não seja fácil de aprender, quem já sabe inglês pode achar que o alemão é um pouco familiar, isso porque os dois idiomas fazem parte da mesma família. A língua é falada não só na Alemanha, mas também na Áustria e na Suíça. Para quem gosta de regras gramaticais rígidas, o alemão é uma ótima escolha entre as línguas para aprender em 2021.

O alemão já foi considerado “a língua da ciência”, mas foi substituído pelo inglês após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, ele ainda tem uma rica história de literatura científica e acadêmica, por isso é um ótimo idioma para aprender se esses assuntos estiverem entre seus interesses .

Lugares populares para aprender alemão incluem: Alemanha, Suíça e Áustria.

4-linguas-para-aprender-em-2021
(Reprodução/Bild)

6. Japonês

Embora o japonês seja falado principalmente em apenas um país — o Japão — ainda há muitos motivos para aprender o idioma. Existe um grande desafio por trás disso, no entanto: com três sistemas de escrita, gramática complexa e praticamente nenhuma língua próxima, o japonês é um dos idiomas mais difíceis da nossa lista de línguas para aprender em 2021.

Porém, é fácil ver por que vale a pena o esforço. O Japão é um destino turístico popular devido à sua história rica e única, e não é difícil de se motivar para aprender quando você pode assistir ao seu anime favorito para praticar!

Lugares populares para aprender japonês incluem: Japão.

7. Árabe

O árabe é uma língua muito bonita, mas geralmente é considerada bastante difícil para os falantes de português aprenderem. Parte disso é porque o idioma varia muito dependendo de onde ele é falado: um falante de árabe do Líbano pode não entender um falante da Argélia e vice-versa.

No entanto, a maioria dos cursos ensina árabe moderno padrão (AMP). Essa é uma versão padronizada da língua, que é ensinada em escolas de todo o mundo árabe e vai te ajudar a se comunicar com falantes de quase todos os países. O AMP também é usado em ambientes governamentais, empresariais e jornalísticos.

Se você tem um determinado país de língua árabe em mente, no entanto, também pode aprender o dialeto local para se virar no dia a dia, enquanto viaja e faz amigos. Os dialetos populares incluem egípcio, levantino e norte-africano.

Lugares populares para aprender árabe incluem: Egito, Jordânia e Marrocos

8. Inglês

O inglês é a segunda língua mais popular do mundo, com 1,4 bilhão de falantes nativos e não nativos. Uma em cada cinco pessoas no mundo fala pelo menos um pouco de inglês, então, mesmo se você viajar para um país que tenha outro idioma nativo, é provável que você consiga sobreviver apenas com o inglês.

Com inúmeros livros, jogos, músicas, filmes e programas de TV para te ajudar a praticar, é fácil ver por que o inglês é o idioma mais popular entre as línguas para aprender em 2021.

Lugares populares para aprender inglês incluem: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.

2-linguas-para-aprender-em-2021
(Reprodução/FOX)

Universidade do Intercâmbio

No final das contas, no entanto, as melhores línguas para aprender em 2021 são aquelas em que você está mais interessado(a). O interesse vai te manter motivado(a) para estudar e praticar, independentemente dos desafios que enfrentar ao longo do caminho!

Preparado(a) para aprender um novo idioma e conquistar uma oportunidade internacional? Então, para isso, conte com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça o seu teste de perfil agora mesmo, clicando aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.