5 dicas para melhorar sua nota no speaking do IELTS

Para testar sua fluência no inglês, os testes de proficiência (como o IELTS ou o TOEFL) avaliam sua escrita, sua capacidade de entendimento da língua falada, e sua pronúncia. Essa última seção é, em geral, a que mais assusta  quem vai fazer a prova. Se é o seu caso, separamos 5 dicas para te mostrar como mandar bem no speaking do IELTS e melhorar sua nota. Confira!

5 passos para mandar bem no speaking do IELTS

conversando-speaking-do-ielts

Sorria e seja você mesmo(a)

Um dos principais fatores que levam os estudantes a tirarem uma nota baixa no speaking do IELTS é o nervosismo. Isso acontece principalmente porque, em situações de pressão, começamos a falar de maneira mais “robótica”, automatizada. Sendo assim, no momento do teste, sorria e procure sempre passar os sentimentos na sua fala.

Colocar emoção na sua voz ajuda a modular a entonação, o que, por sua vez, ajuda a enfatizar palavras e informações importantes. E é exatamente isso que o examinador quer ouvir! Além disso, sorrir te ajuda a relaxar, o que, por consequência, ajuda o aplicador da prova a relaxar também.

Saiba o que os examinadores desejam

Um segredo para ir bem em qualquer exame é saber exatamente o que a prova está testando. No caso do speaking do IELTS, veja o que o aplicador da prova vai examinar na sua fala:

speaking-do-ielts-o-que-esperar

Use um vocabulário interessante

Uma boa forma de mostrar sua fluência no idioma para o aplicador da prova é utilizar um vocabulário interessante, incluindo nas frases gírias e expressões. Isso porque o examinador quer ter a certeza de que você não está apenas repetindo o que aprendeu em livros ou em cursos de inglês.

Para isso, você pode aprender expressões que são fáceis de se encaixar em qualquer tipo de conversação, como aquelas que exprimem como você se sente em relação a alguma coisa. Por exemplo, se você gosta de algo, pode dizer que se sente “over the moon” em relação àquilo ou que isso “thrills you”.

Porém, atenção! É importante também verificar o nível de formalidade da pergunta feita pelo examinador. Quanto mais formal a pergunta, mais formal deve ser sua resposta. Nesses casos, você pode usar expressões como “I agree with the notion that…” e “To be frank, I firmly believe that…”.

Use palavras de ligação

Para ganhar pontos não só nos quesitos de fluência, mas também nos de vocabulário, você deve usar palavras e expressões de ligação nas suas respostas durante o teste de speaking do IELTS. Elas fazem a sua fala mais fluida, ligando sentenças e deixando as frases mais longas.

Assim como na dica anterior, você deve se atentar ao nível de formalidade da pergunta para saber quais palavras de ligação usar. Em perguntas com um tom mais informal, é possível utilizar palavras e expressões mais simples, como “next”, “after that”, e “at long last”. Já no caso de perguntas mais formais, é interessante lançar mão de expressões mais elaboradas, como “subsequently”, “as a result”, “moreover”, e “furthermore”.

Pratique

Por mais que esse seja um conselho óbvio, é importante de ser mencionado. Você só vai falar bem inglês se falar inglês. Portanto, busque alguém que seja fluente em inglês (de preferência um nativo) com quem você possa praticar perguntas específicas do teste de speaking do IELTS. O site Verbling, por exemplo, conecta pessoas com interesse de aprender idiomas. Lá, você pode treinar seu inglês e ainda ajudar alguém a aprender português!

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe dessas dicas, tem tudo para mandar super bem no teste de speaking do IELTS. Se você quiser uma ajuda mais especializada para conquistar sua experiência internacional, conheça a nossa mentoria. Nós te ajudamos em todo o processo para encontrar uma oportunidade no exterior! Faça agora mesmo seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

20 Mar 2020