6 dicas para escolher um estágio no exterior

Existem diversas empresas e programas que oferecem estágios internacionais. Apesar disso, só o fato de ser fora do Brasil não significa que vai ser bom para você. Diversos fatores podem ser levados em conta quando você for escolher um estágio no exterior, tanto para evitar problemas como para encontrar um que se encaixe no que você procura. Confira alguns aspectos que você deve considerar!

Você vai ter acompanhamento antes de ir?

Ser bem orientado(a) pela empresa provedora do seu estágio antes mesmo de ir para lá pode fazer uma grande diferença no seu desempenho no local de trabalho. O treinamento antes da partida pode se concentrar em vários tópicos, incluindo etiqueta no local de trabalho, o que esperar da cultura do seu país de destino e muito mais. Se o seu estágio no exterior incluir esse treinamento durante a fase pré-partida, considere-se com sorte!

Você vai trabalhar em uma área que quer e gosta?

Pense no que é melhor: um cargo selecionado para você com base apenas na área de carreira em que você está interessado ou uma posição escolhida para você com base em suas metas e preferências? É muito mais provável que você aproveite, aprenda e se beneficie da sua experiência de estágio no exterior se conseguir um cargo personalizado de acordo com suas prioridades.

Seu estágio vai te oferecer aprendizados além do espaço de trabalho?

Embora o foco principal de um estágio no exterior seja o aprendizado sobre a prática da profissão, ele pode te oferece mais que isso. Geralmente, isso vem na forma de mini-cursos ou workshops, que podem te ensinar sobre o ambiente de trabalho, o mercado profissional e a cultura que você está inserido(a).

Você vai poder focar em desenvolver suas habilidades?

Todo mundo conhece aquela piada que diz que estagiário está na empresa só para servir o cafézinho, não é? Porém, procure um estágio que seja o oposto disso. Um bom estágio é aquele que te ensina as habilidades que você precisa ter no ambiente profissional e que vai usar quando entrar para o mercado de trabalho.

Você vai ter alguém para te ajudar a se adaptar?

Viver no exterior pela primeira vez pode ser desafiador. Quando você escolhe um estágio no exterior, vai estar não só em uma sociedade diferente como também em um ambiente de trabalho completamente novo. O estágio ideal no exterior ajuda você a se adaptar e se integrar à sua nova casa, bem como ao local de trabalho da empresa, geralmente por meio de atividades e excursões. Embora você possa explorar a cidade e o país por conta própria, é muito bom ter alguém para te guiar nessa jornada!

Você vai ter apoio de saúde e segurança?

Quando você vai ao exterior para um estágio, manter sua saúde física e mental e sua segurança é fundamental para o seu sucesso. É por isso que os estágios devem priorizar o seu bem-estar. Um programa de estágio ideal vai fornecer os recursos necessários para você se manter saudável e se sentir seguro.

Levando esses fatores em conta, você vai ter a certeza que vai escolher um estágio no exterior que seja perfeito para você. Se ainda estiver em dúvida sobre como fazer para se aplicar para um estágio internacional, entre em contato com a gente. A nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
01 Out 2019