A possibilidade de iniciar os estudos em uma faculdade e não se acostumar ou gostar da instituição (por diversos motivos) é real. Por isso não é pouco comum que universitários decidam se transferir para outras universidades, tornando-se, assim, alunos transferidos. E isso acontece também nos Estados Unidos, mas com algumas ressalvas.

Embora algumas faculdades americanas raramente admitam alunos transferidos, há muitas que permitem transferências com mais frequência e inclusive contam com um número significativo de estudantes originários de outras instituições.

12 universidades dos EUA que vão oferecer descontos na matrícula em 2021 por causa da pandemia

Para tentar identificar quais são as universidades americanas que mais aceitam alunos transferidos de outras instituições, a publicação U.S. News fez um estudo com 1138 instituições de ensino no país, analisando os dados estatísticos relacionados às transferências realizadas no semestre de outono de 2019.

Resultados

Esse estudo constatou que o número médio de novos alunos transferidos nas instituições avaliadas foi de 497. Já a taxa média de aceitação de transferências nessas escolas foi de 64%.

No entanto, nas dez universidades americanas que mais aceitam alunos transferidos, a média de transferências foi de 5929, sendo que cada uma delas contava com pelo menos 4150 estudantes nessa situação.

alunos-transferidos-florida-international-university
Universidade Internacional da Flórida (Foto: DaveBenRoberts)

Já as taxas de aceitação de transferências nessas mesmas dez instituições variaram bastante, indo de 29% até impressionantes 100%. Nove dessas faculdades são escolas públicas, enquanto apenas uma é uma instituição privada.

11 universidades americanas que mais aceitam estudantes estrangeiros

Quando verificamos a distribuição geográfica dessas 10 universidades americanas que mais aceitam alunos transferidos, percebe-se uma grande concentração regional. Califórnia e Texas abrigam, cada um, três dessas instituições. Em seguida vem a Flórida, com duas universidades. Já os estados de Maryland e Virginia contam com uma faculdade.

10 universidades americanas com as maiores médias salariais para recém-formados

Quais são as universidades americanas que mais aceitam alunos transferidos de outras instituições?

Ficou curioso(a) para saber quais são essas instituições? Então confira na lista abaixo, organizada em ordem decrescente, de acordo com o número total de alunos transferidos.

UniversidadeOnde fica?Nº total de alunos transferidosTaxa de aprovação de alunos transferidos
Campus Global da Universidade de MarylandAdelphi, Maryland10676100%
Universidade Internacional da FlóridaMiami, Flórida719176%
Universidade da Flórida CentralOrlando, Flórida626559%
Universidade do Estado da Califórnia em NorthridgeLos Angeles, Califórnia599856%
Universidade do Texas em Arlington Arlington, Texas581293%
Universidade LibertyLynchburg, Virgínia538629%
Universidade da Califórnia em Long BeachLong Beach, Califórnia481637%
Universidade de HoustonHouston, Texas463687%
Universidade Estadual de San JoseSan Jose, Califórnia435767%
Universidade do Norte do TexasDenton, Texas415284%

Universidade do Intercâmbio

E aí, você já tinha ouvido falar em alguma dessas universidades da lista? Tem interesse em estudar em alguma delas? Caso sua resposta seja positiva, fique sabendo que você não irá conquistar uma oportunidade sem antes se preparar para isso.

Mas a boa notícia é que nós podemos te ajudar nessa preparação através da nossa mentoria especializada. Você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a)


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.