Uma das melhores coisas sobre o intercâmbio é a possibilidade de conhecer pessoas e fazer novas amizades, tanto com os nativos quanto com estudantes de outros países. E se você sonha em estudar nos Estados Unidos, pode ter certeza que não está sozinho(a): o número de intercambistas nos EUA já está próximo de 1 milhão! Isso faz do país o mais procurado por estudantes internacionais. Mas quais instituições do país mais recebem esses alunos(as) proporcionalmente? Confira a resposta agora! 

5 universidades que mais recebem intercambistas nos EUA

  1. Illinois Institute of Technology

A principal universidade dos EUA para estudantes internacionais é o Illinois Institute of Technology, também conhecido como Illinois Tech ou IIT, localizado em Chicago. No QS World University Rankings, por exemplo, a instituição recebeu nota 100 no indicador de estudantes internacionais. O corpo estudantil da universidade, de quase 8.000 estudantes, inclui mais de 1.000 alunos e alunas de grupos minoritários. Além disso, a escola de pós-graduação do IIT é muito diversificada, com 65% dos estudantes de mestrado e doutorado vindos do exterior e 100 nacionalidades representadas no geral.

sr-intercambistas nos eua

S.R. Crown Hall, no Illinois Institute of Technology

  1. Carnegie Mellon University

Atingindo uma pontuação de 99,8 no quesito de proporção de estudantes internacionais, a Universidade Carnegie Mellon está localizada em Pittsburgh, na Pensilvânia, e abriga 13.650 estudantes. Destes, 58% vêm de fora dos EUA, representando 114 países. Além de ter campi satélite no Vale do Silício e em Manhattan, nos EUA, a Carnegie Mellon foi a primeira universidade americana a abrir um campus na Austrália (em Adelaide) e a administrar também um campus de graduação em Doha, no Catar.

mellon-intercambistas nos eua

Hamerschlag Hall, prédio na Carnegie Mellon University

  1. Stevens Institute of Technology

A terceira instituição mais bem classificada nos EUA para estudantes internacionais é o Stevens Institute of Technology, conhecido como “a Universidade da Inovação”. Localizada em Hoken, Nova Jersey, a instituição possui uma população estudantil diversificada, oriunda de mais de 50 países do mundo todo. O instituto, inclusive, oferece os Serviços Internacionais para Estudantes e Acadêmicos, que visam facilitar a transição para estudantes estrangeiros, ajudando com formulários oficiais de visto, além de oferecer programas de intercâmbio intercultural.

stevens-intercambistas nos eua

Edwin A. Stevens Hall, prédio principal do Stevens Institute of Technology

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT)

A melhor universidade do mundo, o MIT, tem uma pontuação forte no quesito de diversidade dos alunos e também é a instituição de ensino americana com a melhor classificação no indicador que avalia a proporção de professores internacionais. Cerca de 30% dos estudantes do MIT são de outros países. Se contarmos apenas a pós-graduação, a proporção sobe para 42%. Além de uma educação de prestígio, a universidade também é conhecida por ter uma política de ajuda financeira generosa. Isso significa que qualquer estudante admitido, independente da origem, pode ter apoio para frequentar as aulas.

mit-intercambistas nos eua

Ray and Maria Stata Center, no MIT

  1. The New School

Com cerca de 32% de seus alunos vindos do exterior e mais de 115 países representados, a The New School foi nomeada a universidade mais internacional dos EUA no US News & World Report em 2014. Localizada na área de Greenwich Village, em Nova York, a The New School concentra-se principalmente nas áreas de Artes, Ciências Sociais e Humanas. Alguns dos ex-alunos famosos que já passaram por lá incluem o ator Bradley Cooper e o estilista Marc Jacobs.

new-intercambistas nos eua

Edifício-sede da The New School

Essas são as universidades que têm a maior proporção de intercambistas nos EUA. Em qual delas você estudaria? Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar uma vaga por lá. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.