De acordo com uma pesquisa feita pela publicação U.S. News com 385 universidades americanas, o salário médio inicial dos estudantes recém-formados nessas instituições é de U$52,519, o que equivale a quase 280 mil reais na cotação atual!

Mas algumas universidades do país contam com médias salariais ainda maiores, e é sobre elas que vamos falar nesse texto. Em comum, as 10 instituições classificadas nessa lista são focadas em pesquisa e oferecem tanto programas de graduação, quanto de mestrado e doutorado.

O público utilizado para levantar os valores que serão divulgados aqui é formado por ex-alunos com no máximo 3 anos de experiência profissional após a conclusão da graduação. Confira abaixo o resultado, do décimo ao primeiro colocado.

10 universidades americanas com as maiores médias salariais para recém-formados

Instituto Politécnico Rensselaer

Salário inicial médio: U$71,200

Localizada em Troy, no estado de Nova York, o Instituto Politécnico Rensselaer se destaca principalmente em áreas como Engenharia, Ciência da Computação e da Informação, Marketing, Negócios e Gestão. A instituição oferece amplas oportunidades de pesquisa em seus 32 centros de pesquisa em áreas como Artes Cênicas, Energia Solar Bioquímica e Mídia Experimental.

medias-salariais-rensselaer
Instituto Politécnico Rensselaer (Foto: UpstateNYer)

Princeton

Salário inicial médio: U$71,300

Já bastante conhecida aqui no Brasil, Princeton é uma Ivy League do estado de Nova Jersey que conta com uma ampla cobertura de áreas de formação, incluindo Engenharia, Ciências Sociais, Ciências Biológicas e Médicas, Administração Pública e Serviço Social. Uma curiosidade é que parte considerável dos estudantes que se formam por lá (22% dos graduados de 2019, por exemplo) acaba trabalhando no setor governamental/sem fins lucrativos ou em uma posição orientada para serviços. Saiba mais sobre Princeton aqui.

Instituto Politécnico de Worcester

Salário inicial médio: U$71,400

Os cursos mais populares no Instituto Politécnico de Worcester, em Massachusetts, tendem a ser no campo da Engenharia, como Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Química, Robótica e de Automação. Fora da Engenharia, outra área de destaque é a de Ciência da Computação.

medias-salariais-worcester
Instituto Politécnico de Worcester (Foto: Kenneth C. Zirkel)

Instituto de Tecnologia Stevens

Salário inicial médio: U$71,500

Também com forte ênfase em Engenharia, o Instituto de Tecnologia Stevens se localiza em Hoboken, no estado de New Jersey. Os cursos mais populares na instituição são os de Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Engenharia Química, Engenharia da Computação e Administração e Gestão de Negócios.

Escola de Minas do Colorado

Salário inicial médio: U$72,400

A Escola de Minas do Colorado (Colorado School of Mines) se localizada na pequena cidade de Golden e é uma instituição dedicado principalmente ao desenvolvimento de pesquisa nas áreas de Engenharia e Ciência com foco na resolução de problemas práticos. Os cursos de graduação mais populares por lá são os de Engenharia, Ciência da Computação e Informação, Matemática, Estatística, Ciências Físicas e Ciências Sociais.

medias-salariais-colorado-mines
Escola de Minas do Colorado (Foto: Elisa Rolle)

Universidade Thomas Jefferson

Salário inicial médio: U$73,000

As especializações mais populares entre os alunos da Universidade Thomas Jefferson são Enfermagem Prática Familiar, Merchandising de Moda, Administração e Gestão de Negócios, Arquitetura e Ultrassonografia e Técnica de Ultrassom Para Diagnóstico Médico. A instituição está localizada na Filadélfia, maior cidade do estado da Pensilvânia.

Stanford

Salário inicial médio: U$73,900

Os cursos mais populares de Stanford, a principal universidade do estado da Califórnia (e uma das melhores do mundo!), são Engenharia, Ciência da Computação e da Informação, Ciências Sociais, Matemática e Estatística. Saiba mais sobre Stanford aqui.

Universidade Carnegie Mellon

Salário inicial médio: U$74,600

Localizada em Pittsburgh, na Pensilvânia, a Carnegie Mellon é outra instituição com grande destaque em cursos de Engenharia. Mas outras áreas bastante populares por lá são Negócios, Marketing, Administração, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Estatística e Matemática. Saiba mais sobre a Carnegie Mellon aqui.

medias-salariais-carnegie
Universidade Carnegie Mellon (Foto: Dllu/Wikimedia)

MIT

Salário inicial médio: U$82,700

Saiba mais sobre o MIT aqui.

Escolhida por diversas publicações como a melhor universidade do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts tem como seus programas mais populares os cursos de Engenharia Mecânica, Matemática, Física, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica.

Caltech

Salário inicial médio: U$82,900

A primeira colocada da lista de maiores médias salariais é o Instituto de Tecnologia da Califórnia, localizado em Pasadena. Como já é de se esperar, Engenharia, Ciência da Computação e da Informação, Ciências Físicas, Matemática e Estatística são cursos bastante populares. Mas as áreas de Ciências Biológicas e Médicas também não ficam atrás. Saiba mais sobre o Caltech aqui.

Universidade do Intercâmbio

Essas são as 10 universidades americanas com as maiores médias salariais para recém-formados. Quais delas você já conhecia? Quais nunca tinha ouvido falar? E o mais importante: em qual delas você vai querer estudar?

Seja qual for sua resposta, você precisa começar a se preparar o quanto antes para conquistar a sua aprovação, e de preferência com uma ótima bolsa. E a boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.