BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Bolsa de pesquisa na Espanha: oportunidade na Rovira i Virgili

Quem quer fazer um doutorado, geralmente também está em busca de dar novas perspectivas aos seus conhecimentos e a sua pesquisa, né? Então preste atenção nesta oportunidade. A Universidade Rovira i Virgili está oferecendo 13 bolsas de pesquisa para fazer doutorado em várias áreas em uma das melhores universidades da Espanha! Quer saber mais? Então leia este texto!

Bolsa de pesquisa Martí i Franquès da Universidade Rovira i Virgili

A Universidade Rovira i Virgili, a 21.ª melhor da Espanha, está com inscrições abertas para a bolsa de pesquisa Martí Franquès. O programa é oferecido em parceria com o Santander e, além de pagar a matrícula do curso, também disponibiliza um valor equivalente à anuidade (que é dividido mensalmente ao longo de um ano). A bolsa pode ser renovada duas vezes, o que dá o prazo máximo de três anos para concluir sua tese de doutorado.

As inscrições ficam abertas entre 1.º de julho e 6 de setembro de 2021 e são voltadas para alunos de qualquer nacionalidade e universidade, desde que ainda não tenham conseguido o título de doutor. No total, são oferecidas 13 vagas distribuídas entre nove departamentos.

Na maioria dos casos, a ideia é que os alunos desenvolvam suas pesquisas dentro de grupos maiores, que já são estabelecidos pela universidade. As áreas são:

Departamento

Área de Pesquisa

Pesquisador Responsável

Departamento de Antropologia, Filosofia e Trabalho Social

Qualquer linha de pesquisa do departamento

Maria Montserrat Soronellas Masdeu

Departamento de Ciências Médicas Básicas

Estudo de coorte de nascimentos de Reus Tarragona

Michelle Murphy

Departamento de Engenharia Eletrônica, Elétrica e Automática

Nanoestruturas e Materiais Orgânicos para Biotecnologia e Energia

Josep Pallares Marsal

Departamento de Engenharia da Computação e Matemática

Desenvolvimento de aplicativos web de ciências de dados para epidemiologia

Alejando Arenas Moreno

Departamento de Engenharia da Computação e Matemática

Aplicações para as linhas de Teoria da Matroid, Teoria dos Grafos e Geometria Discreta

Luiz Pedro Montejano Cantoral

Departamento de Engenharia da Computação e Matemática

Inteligência artificial, robótica e visão; IoT e consciência de contexto para a prática de mobilização precoce.

Antoni Martinéz Ballasté

Departamento de Engenharia da Computação e Matemática

Projeto DCONE (REF.: PID2019 106774RB C22)

Marc Sanchez Artigas

Departamento de Engenharia Mecânica

Caracterização de materiais de processamento duplo em impressão 3D

Francesc Ferrando Piera

Departamento de Administração e Negócios

Análise da capacidade de previsões de VaR

Antonio Terceño Gómez

Departamento de Enfermagem

Enfermagem em saúde mental e dependência química: instrumentos de análise e medição

Núria Maria Albacar Riobóo

Departamento de Direito Público

Negócios e Direitos Humanos - Território, Cidadania e Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade

Antonio Pigrau Solé

Departamento de Química Analítica e Química Orgânica

Sensometria instrumental de alimentos

Olga Busto Busto

Departamento de Química Analítica e Química Orgânica

Suspol (Polímeros Sustentáveis)

Marina Tereza Galià Clua

O Programa Martí i Franquès é oferecido anualmente. Todos os anos, as áreas e vagas oferecidas mudam, então, se o seu interesse de pesquisa não foi contemplado este ano, olhe novamente neste mesmo período do ano que vem para ver se existe alguma pesquisa que te interessa mais.

Universidade Rovira i Virgili oferece bolsa de pesquisaA bolsa de pesquisa Martí i Franquès é oferecida pela Universidade Rovira i Virgili (foto: Bernard Gagnon/Wikimedia Commons)

Critérios para se candidatar para a bolsa Martí i Franquès

A bolsa oferecida em parceria entre o Becas Santander e a Universidade Rovira e Virgili é para pesquisa pré-doutoral. Isso quer dizer que, para se candidatar, é preciso ainda não ter recebido o título de doutor. Porém, se você está em um curso de doutorado no Brasil, ainda pode se aplicar.

A universidade estabeleceu os seguintes critérios para os candidatos ao programa Martí i Franguès:

  • Ter ao menos 18 e ainda não ter se aposentado;
  • Ser capaz (física e mentalmente) de desenvolver as atividades do programa;
  • Poder exercer funções públicas;
  • Não ter título de doutor;
  • Ter se registrado para o programa no portal do Becas Santander;
  • Ter título reconhecido na Espanha de bacharelado e de mestrado.

Como tanto o Brasil quanto a Espanha fazem parte do acordo da Apostila de Haia, basta revalidar seus diplomas nos cartórios brasileiros usando essa metodologia para que seu diploma de mestrado e da faculdade sejam reconhecidos no país. Além disso, se você ainda não concluiu o mestrado, mas vai defender antes do início da bolsa (em primeiro de dezembro de 2021), também pode concorrer a uma vaga.

As etapas do processo de aplicação

Quem quer se inscrever no programa também deve fazer o registro junto à universidade no portal específico para a bolsa. Por lá, é preciso apresentar:

  • Comprovação de registro na plataforma do Santander;
  • Cópia do passaporte em vigor;
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do diploma de mestrado (ou de matrícula que comprove formatura antes do prazo estabelecido);
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Histórico escolar (que pode ser emitido em português);
  • Documento de equivalência do diploma.

Todas essas documentações devem ser apresentadas até o dia 6 de setembro, que é quando fecham as inscrições. Então lembre-se de se registrar tanto no Becas Santander quanto no portal da Universidade Rovira i Virgili para conseguir se candidatar.

Intercâmbio na Espanha: o que você precisa saber antes de ir?

Além disso, como você deve ter reparado, para a inscrição na bolsa não é preciso já ter conseguido uma vaga para fazer o seu doutorado na universidade. Porém, se você for agraciado, terá que se matricular em um dos cursos para o qual a bolsa está disponível em um prazo máximo de um trimestre, ou seja, de três meses. 

O prazo para inscrição nos cursos de doutorado da Universidade Rovira i Virgili vai de 8 de julho a 2 de novembro, mas durante o mês de agosto não é possível fazer inscrições. Você pode conferir o passo a passo no site oficial, mas é necessário preencher um formulário com sua linha de pesquisa de interesse, ter a titulação adequada, passaporte e currículo, além de critérios específicos.

Como é feita a seleção

Para ser aceito para o Programa Martí i Franquès é preciso ter boas notas tanto na faculdade quanto no mestrado, além de ter atuação relevante no seu campo de pesquisa. A nota final é resultado da soma do currículo e do GPA.

O currículo de cada candidato é avaliado em uma escala de 0 a 5 de acordo com a relevância das atuações. Essa importância é estabelecida pela comissão avaliadora, composta por docentes responsáveis por pesquisas da linha escolhida.

Já o GPA também é calculado de forma um pouco diferente. Ele é feito com uma média ponderada das notas da graduação (com peso de 80%) e do mestrado (com peso de 20%). Essa soma deve dar uma nota de 0 a 10 que é convertida para uma nota de 0 a 5. Você pode conferir os detalhes específicos do edital clicando aqui.

O prazo para a avaliação das candidaturas vai do dia 6 de setembro ao dia 30 de novembro, quando os resultados serão divulgados. Assim que os resultados forem postados, os candidatos têm 10 dias para procurar a universidade, apresentar os documentos solicitados e assinar o contrato da bolsa de estudos.

Intercâmbio com a UDI

Quer ficar por dentro das melhores opções de bolsa de pesquisa e entender qual é o passo a passo para conseguir mais de 60 modalidades de intercâmbio? Então faça parte da nossa mentoria especializada! Com ela você aprende como conquistar as melhores oportunidades internacionais com pessoas que já viveram a experiência de estudar nas principais universidades do mundo. Você também pode realizar este sonho! Comece fazendo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

11 Jul 2021

Postagens recentes