Fazer graduação ou pós nos Estados Unidos pode custar milhares de dólares e nós sabemos que a grande maioria das pessoas simplesmente não têm como pagar por isso, por mais inteligentes que elas sejam. A boa notícia é que existem possibilidades reais de conseguir bolsas de estudos que pode ajudar na manutenção do estudante ao longo de todo o curso. Um dos melhores tipos de bolsas são as Fellowships. Você deve estar se perguntando: mas o que é Fellowship? Acertei? Então continue com a gente e descubra tudo sobre essa modalidade.

O que é Fellowship?

As condições e os benefícios de uma Fellowship acadêmica podem variar bastante, dependendo, por exemplo, do curso.  Mas a definição mais simples que podemos dar para a famosa pergunta “O que é Fellowship?” é essa: Fellowship é um “prêmio” baseado em mérito que é concedido para subsidiar o custo da educação de um estudante.

Embora esse termo seja ocasionalmente utilizado por faculdades de graduação que concedem bolsas ou por empresas privadas que empregam trabalhadores recém-formados, ele é mais comumente usado por escolas de pós-graduação. Como já dissemos, Fellowship é uma bolsa de mérito. Então quanto maior for a grau de formação e nível de experiências de um candidato, maiores serão as chances de ele conseguir uma. Por exemplo: um estudante de pós-doutorado desenvolvendo uma pesquisa tem muito mais chances de conseguir uma boa Fellowship do que um estudante que acabou de iniciar o doutorado. Esse, por sua vez, tem mais possibilidades do que um estudante no mestrado… Deu pra pegar a ideia?

Outra informação importante para entender o que é Fellowship é saber que as bolsas que se enquadram nessa categoria não seguem um padrão de valor. Enquanto algumas bolsas cobrem “apenas” o valor das mensalidades do curso, outras financiam até mesmo atividades acadêmicas fora da sala de aula, como projetos e viagens ligados ao desenvolvimento da pesquisa do bolsista.

Mas, de modo geral, as Fellowships normalmente não pagam hospedagem, passagens aéreas e alimentação. Ao invés disso, os estudantes recebem um salário que deve ser administrado exclusivamente por eles. A maior vantagem disso é a autonomia de decidir como o dinheiro será gasto e a liberdade que isso ocasiona.

Quais são os tipos de Fellowships?

Existem três tipos principais de Fellowships:

  • Fellowships de pós-graduação: essas bolsas para estudantes de pós-graduação subsidiam custos relacionados à experiência dentro da escola de pós-graduação, cobrindo, por exemplo, os custos com mensalidades. As bolsas também podem incluir seguro saúde e despesas relacionadas a custo de vida. Algumas também cobrem gastos ligados ao desenvolvimento acadêmico e profissional do bolsista, como o pagamento de taxas de conferências e eventos.
  • Fellowships médicas: Essas bolsas são reservadas para médicos que já concluíram a faculdade de Medicina e, além disso, também já fizeram residência em suas respectivas especializações. O candidato padrão para esse tipo de Fellowship é o médico que deseja receber treinamento adicional dentro de uma subespecialidade, e, a partir disso, se tornar um profissional mestre em uma área de nicho na Medicina. Por exemplo, um médico que concluiu recentemente sua residência em cardiologia pode optar por buscar uma bolsa em cardiologia pediátrica.
  • Fellowships de pós-doutorado: Essas bolsas são projetadas para indivíduos que concluíram recentemente o doutorado, mas que desejam tempo adicional para se dedicar ao estudo e pesquisa. Algumas Fellowships de pós-doutorado financiam cursos de especialização em uma disciplina acadêmica restrita para que os acadêmicos possam se tornar especialistas em um assunto técnico, mas de grande importância. Por outro lado, outras bolsas subsidiam o custo completo de um projeto acadêmico do candidato. Muitas Fellowships de pós-doutorado exigem que os bolsistas ministrem cursos e realizem pesquisas. As mais generosas fornecem financiamento para projetos de cursos e atividades extracurriculares.

Quanto tempo dura uma Fellowship?

O tempo necessário para concluir uma Fellowship varia de acordo com o tipo de bolsa e as regras da instituição concedente. Uma bolsa normalmente dura pelo menos 1 ano e geralmente mais. Algumas Fellowships de 1 ano podem ser renovadas após o término desse período. Mas para isso o bolsista deve atender a certos requisitos de elegibilidade, como manter um GPA alto. É frequente, por exemplo, que um único estudante combine várias bolsas curtas para garantir seu financiamento ao longo de toda a duração do seu programa. O mais comum, no entanto, é que a Fellowship dure por todo o período de realização do curso do estudante.

Por que correr atrás de uma bolsa desse tipo?

A obtenção de uma Fellowship tem muito mais vantagens do que “apenas” possibilitar que os bolsistas tenham os recursos financeiros necessários para se dedicarem aos seus estudos.  Além disso, ter uma bolsa dessa categoria ajuda a reforçar a reputação profissional e acadêmica do estudante. Em outras palavras, ter uma Fellowship no currículo diferencia um candidato no mercado de trabalho e também dentro do mundo universitário. Portanto, se um dia você receber uma Fellowship, não tenha medo de colocar isso em destaque no seu currículo. Isso com certeza vai te ajudar bastante!

O que faz de alguém um candidato atraente para uma Fellowship?

O candidato ideal para receber uma Fellowship é aquele que tem um senso bem claro de propósito e capacidade de defender por quais motivos uma bolsa dessa categoria pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo profissional a longo prazo. Quanto mais certeza de seus planos e habilidade para demonstrá-los, mais sólido, convincente e qualificado ele se mostrará ser. Por exemplo, um candidato que é capaz de explicar claramente os seus interesses acadêmicos e plano de carreira tem muito mais chances do que um candidato que se demonstra inseguro em relação ao seu futuro e ao seu projeto de pesquisa.

Outro fator a ser considerado é quais são os requisitos específicos para uma Fellowship em particular. O indicado é que o interessado leia com detalhes as qualificações e estipulações da oportunidades que deseja.

Atenção: Fellowship não envolve troca de trabalho

Uma das principais diferenças das Fellowships para outros tipos de bolsas disponíveis, como as Assistantships, é que elas não exigem uma contrapartida do bolsista em forma de prestação de trabalho. Ou seja, uma Fellowship é um prêmio de financiamento que tem justamente o benefício de ter requisitos limitados ou inexistentes de trabalho.

Acho que agora já deu pra entender melhor o que é Fellowship, certo? Bateu a vontade de conquistar uma bolsa desse nível pra você? Pois então saiba que é possível! O grande segredo é se preparar com o máximo de antecedência. E a nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

 

 

 


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.