A Universidade McGill é uma das melhores instituições de ensino do Canadá e oferece várias oportunidades de bolsas para alunos estrangeiros. No texto de hoje vou falar um pouco mais sobre algumas delas. Vamos lá?

Bolsas de entrada da Universidade McGill

A Universidade McGill oferece bolsas de mérito para estudantes de graduação no primeiro ano do curso. Essas bolsas são conhecidas como Entrance Scholarships (bolsas de entrada) e são divididas em duas modalidades principais: as bolsas não-renováveis e as bolsas renováveis.

As bolsas não-renováveis (One-year Scholarships) têm o valor de 3 mil dólares canadenses e, como o nome indica, são válidas apenas para o primeiro ano do aluno no curso.

Já as Major Scholarships podem variar de 3 a 12 mil dólares canadenses e são renováveis por 3 ou 4 anos, mediante o bom desempenho acadêmico do estudante durante a sua formação na instituição.

mcgill-university-winter
(Foto: Guilherme Duarte/Wikimedia)

Algumas faculdades da Universidade McGill também oferecem algumas bolsas de entrada exclusivas para os seus alunos. É o caso, por exemplo, das faculdades de Direito, Música, Medicina e Odontologia. Essas bolsas, no entanto, não são-transferíveis.  Ou seja, caso o aluno mude de faculdade ao longo da sua formação, a bolsa é anulada.

Para saber se a faculdade responsável pelo seu curso de interesse na universidade dispõe de algum tipo de programa de bolsas próprio, o indicado é entrar no site específico dessa faculdade (e não o geral da universidade) para checar essa informação.

Os estudante que não forem capazes de arcar com os custos totais da Universidade McGill, mesmo com o recebimento da bolsa de entrada, podem contar com uma série de outras bolsas também oferecidas pela instituição ou por fontes externas, como corporações privadas, fundações e o próprio governo do Canadá.

Bolsas de pós-graduação da Universidade McGill

Os estudantes de pós-graduação da Universidade McGill também podem concorrer à algumas bolsas específicas para essa categoria. Confira abaixo algumas das principais delas:

  • Trudeau Foundation Scholarships: bolsas no valor de 60 mil dólares canadenses renováveis por até 3 anos para pesquisadores na área de Humanidades e Ciências Sociais
  • Vanier Canada Graduate Scholarship: bolsas no valor de 50 mil dólares por até 3 anos para estudantes de pós-graduação
  • Fonds de recherche du Québec: bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para estudantes estrangeiros nos campos de Tecnologia, Ciências Naturais, Sociedade, Cultura e Saúde.
  • Fondation Universitaire Pierre Arbour: bolsas para alunos de mestrado (10 mil), doutorado (17 mil) e MBA (13 mil) nas áreas de Engenharia, Gerenciamento e Ciências da Computação que demonstrarem necessidade financeira. É renovável apenas para os programas de mestrado e doutorado.
  • Differential Fee Waivers (DFWs): essas são bolsas de pós-graduação que permitem que o aluno estrangeiro pague o mesmo valor das anuidades cobradas para os estudantes canadenses.
  • OAS-McGill Academic Scholarship Program: bolsas anuais de 10 mil dólares canadenses para estudantes de mestrado e doutorado do continente americano.

É possível trabalhar na Universidade McGill?

A Universidade McGill também tem um programa de trabalho (o Work Study Program), que oferece para estudantes com necessidades financeiras a oportunidade de trabalho dentro do campus (em funções administrativas, técnicas e de pesquisa, por exemplo) ou em organizações parceiras.

Quais são os cursos disponíveis na instituição?

A Universidade McGill oferece uma série de cursos em várias áreas diferentes. A nível de graduação, existem opções disponíveis nos seguintes campos: Negócios, Economia, Educação, Engenharia, Meio Ambiente, Ciências da Saúde, Humanidades, Ciências Sociais, Língua, Música, Tecnologia, Matemática, Computação, Tecnologia, Política, Direito e Ciências Aplicadas. Confira mais informações sobre cada uma das opções aqui.

Já na pós-graduação, existem opções em Agricultura, Ciências Ambientais, Artes, Odontologia, Educação, Engenharia, Direito, Gerenciamento, Medicina, Ciências da Saúde, Música e Ciências. Confira mais informações aqui.

Universidade do Intercâmbio

E aí, ficou com vontade de estudar na Universidade McGill ou em qualquer outra instituição de ensino superior canadense? Então que tal começar a se preparar desde já para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos