O programa Vanier Canada Graduate Scholarships (também conhecido como Vanier CGS)é uma iniciativa do governo canadense criada em 2008 para atrair doutorandos internacionais e transformar o país em um centro global de excelência em pesquisa.

As bolsas são distribuídas entre várias universidades ao redor do país e os estudantes selecionados recebem um auxílio de 50 mil dólares canadenses por ano, durante um período de 3 anos. Na cotação atual (setembro de 2020), isso corresponde a mais de 200 mil reais anuais!

Basicamente, os candidatos devem ser indicados pela instituição canadense na qual desejam estudar. Ou seja, não é possível se inscrever diretamente e independentemente para o programa Vanier.

programa-vanier-universidade-de-alberta
A Universidade de Alberta é uma das instituições canadenses participantes do programa Vanier (Foto: WinterE229/Wikimedia)

A área de cobertura do programa é bem abrangente, permitindo a participação de doutorandos das áreas de Ciências Humanas, Saúde, Ciências Naturais, Engenharia e Ciências Sociais. Todos os anos, cerca de 200 estudantes canadenses e estrangeiros são selecionados.

Geralmente, o período para indicações por parte das instituições canadenses se estende até o mês de novembro e as bolsas são distribuídas por três diferentes órgãos do governo do país:

  • Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde (CIHR)
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC)
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC).

O que é necessário para ser elegível?

Para concorrer é preciso comprovar excelência acadêmica nos níveis anteriores ao doutorado (graduação e mestrado) e potencial de pesquisa. Além disso, o programa Vanier busca por candidatos com perfil de liderança e que nunca tenham participado de nenhum outro programa de doutorado.

Cada instituição conta com o seu próprio processo seletivo, deadlines e pré-requisitos, então cabe ao interessado se informar quanto a isso diretamente com a universidade em que ele tem interesse de desenvolver sua pesquisa. No entanto, o que não muda em nenhuma dessas instituições é a recomendação de que os interessados se apliquem o mais rápido possível.

Embora a lista de documentos exigidos também possa variar de uma universidade para outra, espere providenciar cartas de recomendação e motivação; currículo; diploma e histórico da graduação e mestrado; teste de proficiência em inglês ou francês e uma proposta de pesquisa. Todos os documentos devem conter tradução juramentada para o francês ou inglês.

Já para submeter a sua candidatura, independentemente da universidade escolhida, o estudante deverá utilizar o sistema canadense ResearchNet. É também por esse sistema que o candidato será informado sobre a aprovação ou reprovação na bolsa.

Quais são as universidades participantes?

Em todas as edições do programa, diferentes universidades recebem cotas variáveis referentes ao número de bolsas disponibilizado pelo programa Vanier. Mas só para você ter uma ideia, nas três últimas edições (2018-19, 2019-20 e 2020-21), as instituições que receberam o maior número de cotas foram, em ordem decrescente:

InstituiçãoProvínciaNúmero de cotas
Universidade de TorontoOntário254
Universidade da Colúmbia BritânicaColúmbia Britânica174
Universidade McGillQuebec151
Universidade de MontrealQuebec102
Universidade de AlbertaAlberta97
Universidade de OttawaOntário78
Universidade LavalQuebec74
Universidade McMasterOntário66
Universidade do Ontário OcidentalOntário63
Universidade de CalgaryAlberta61
Universidade de WaterlooOntário56
Universidade Queen’sOntário52
Universidade Simon FraserColúmbia Britânica48
Universidade IorqueOntário44
Universidade DalhousieNova Escócia42
Universidade de ManitobaManitoba38
Universidade de VictoriaColúmbia Britânica35
Universidade de SherbrookeQuebec32
Universidade do Quebec em MontrealQuebec29
Universidade de GuelphOntário28
Universidade ConcórdiaQuebec27
Universidade de SaskatchewanSaskatchewan27
Universidade CarletonOntário26
Escola Politécnica de MontrealQuebec18
Universidade Memorial da Terra NovaTerra Nova18
Universidade RyersonOntário16
Universidade de Nova BrunswickNova Brunswick14
Universidade de WindsorOntário12
Instituto Nacional de Pesquisas CientíficasQuebec12

Universidade do Intercâmbio

Ficou interessado(a) pelo programa Vanier? Então para conseguir conquistar essa vaga (que é bastante concorrida!) é preciso se preparar com bastante antecedência. E com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.