BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Doutorado no Canadá: conheça o programa Vanier

Se você está de olho em fazer seu doutorado no exterior, precisa conhecer uma das oportunidades mais completas para estudar com bolsa de estudos no Canadá. O programa Vanier Canada Graduate Scholarships (também conhecido como Vanier CGS) é uma iniciativa, desenvolvida pelo próprio governo canadense. 

Criado em 2008, o programa tem o objetivo primordial de atrair doutorandos internacionais e transformar o país em um centro global de excelência em pesquisa. E para facilitar a permanência dos estudantes estrangeiros, nada melhor do que uma bolsa de estudos, não é mesmo?

Essas bolsas são distribuídas entre diversas universidades ao redor do país e os estudantes selecionados recebem um auxílio de 50 mil dólares canadenses por ano, durante um período de 3 anos. Na cotação atual (setembro de 2022), isso corresponde a mais de 190 mil reais anuais.

Agora, vamos conhecer mais sobre essa bolsa de estudos, quais são os critérios para a seleção e como ser aprovado!

O que é a bolsa de estudos Vanier? 

O programa de bolsas de estudos Vanier Canada Graduate Scholarships (Vanier CGS) foi criado para atrair os estudantes de doutorado de todo o mundo. Mas não qualquer estudante! Os melhores alunos e que demonstram grande mérito acadêmico são os selecionados, para que o Canadá seja um centro global de excelência em pesquisa e ensino superior. 

Basicamente, os candidatos devem ser indicados pela instituição canadense na qual desejam estudar. Ou seja, não é possível se inscrever diretamente e independentemente para o programa Vanier.

A cada ano, são cerca de 166 estudantes de doutorado selecionados para receber a bolsa de cerca de 50 mil dólares canadenses. As bolsas destinam-se especialmente ao doutorado na instituição de ensino que indicou o estudante. Por isso, não é possível “trocar” de instituição e manter a bolsa de estudos por lá. 

Sobre a área de estudo, terão prioridade como bolsistas Vanier aqueles estudantes de investigação em saúde; ciências naturais ou pesquisa de engenharia; e pesquisas em ciências sociais ou humanas. Para que o curso seja elegível para o aluno bolsista, é necessário que tenha em seu programa de doutorado uma pesquisa significativa que leva à conclusão de tese, além de um projeto de pesquisa principal, dissertação, publicação acadêmica e análise feita por especialistas.

Outros programas de pesquisa de pós-graduação (com enfoque profissional, como por exemplo, MD–PhD, que é o doutorado em medicina e filosofia) e programas de estudo com orientação clínica, também são elegíveis se tiverem um componente de pesquisa relevante. 

De forma geral, o prazo de aplicação acontece sempre até 1.º de novembro de cada ano e os estudantes começam as aulas do doutorado entre maio e setembro do ano seguinte. Portanto, para a edição de 2022, o calendário está dentro do esperado e os interessados têm até o começo do mês de novembro para serem indicados. 

O calendário está estabelecido da seguinte maneira:

  1. Julho até novembro: os candidatos aplicam para uma instituição de indicação, preparam e enviam a inscrição.
  2. Prazo Interno (varia): data limite para enviar a inscrição à instituição que o indicou e deve ser verificado diretamente com a universidade. 
  3. 1º de novembro, às 21h no horário de Brasília: prazo final para as instituições enviarem indicações ao programa Vanier CGS.
  4. Novembro até  março: revisão e avaliação das candidaturas.
  5. Início de abril: notificação dos resultados (aprovação ou não). Os candidatos serão notificados por e-mail quando os seus resultados estiverem disponíveis no ResearchNet.
  6. Maio até de setembro do ano corrente ou 1º de janeiro do próximo ano: início dos pagamentos da bolsa de estudos.

Bolsa de estudos no Canadá(Sebastian Stam/Unsplash)

Quem pode ser um bolsista de doutorado no Canadá?

A bolsa de estudos não é exclusiva para alunos estrangeiros. Na realidade, todos os cidadãos com cidadania canadense, residentes permanentes do Canadá e ainda os estrangeiros são elegíveis para serem indicados para uma bolsa Vanier CGS. Portanto, vale ter em mente que a concorrência será ampla!

Mas, para ser um dos eleitos a bolsista, será preciso cumprir alguns critérios de elegibilidade. Todos que comprovarem os requisitos serão analisados com base no currículo, notas, resultados e pesquisas anteriores para verificar o mérito de cada um. Os critérios são os seguintes: 

  • Ser um estudante aprovado para estudar e indicado por uma instituição canadense que tem uma cota de bolsas Vanier CGS;
  • Estar cursando seu primeiro doutorado; ou pretendem estudar no próximo semestre ou verão, o doutorado em tempo integral; 
  • Não ter completado ainda mais 1 ano e meio ou 20 meses de doutorado em 1º de maio no ano do início da bolsa (no caso da edição atual, em 2023); 
  • Ter conquistado a média de nota considerada de primeira classe nos últimos dois anos de ensino integral;
  • E não ter recebido nenhuma bolsa de estudos anterior para doutorado. 

Para  a aplicação, os candidatos devem ser indicados por uma instituição canadense. Existe, basicamente, duas formas de application. Na primeira delas, o aluno informa ao corpo docente de pós-graduação da instituição selecionada sua intenção de se inscrever no programa Vanier CGS. Já na segunda maneira, a instituição inicia o processo de indicação e é a responsável por entrar em contato com o candidato desejado.

A partir daí, o aluno tem um papel fundamental: preparar a aplicação e enviá-la à sua instituição de ensino dentro do prazo interno usando o sistema de inscrição ResearchNet. Posteriormente, a universidade que fez a indicação encaminha as aplicações selecionadas ao  Secretariado Vanier-Banting até 1º de novembro.

Já a seleção dos bolsistas é feita pelos Membros do Comitê de Seleção. A cada ano, a composição do comitê é alterada e os avaliadores são divulgados cerca de 60  dias após as decisões. Normalmente, é composto por pesquisadores, professores e doutores das mais diversas instituições de ensino do Canadá. Também são relacionados diretamente à área de pesquisa mais indicada para a bolsa, como saúde, biologia, engenharia, música e outros campos de ensino e pesquisa. 

Quais universidades canadenses têm bolsas Vanier? 

A área de cobertura do programa é bem abrangente, permitindo a participação de doutorandos das áreas de Ciências Humanas, Saúde, Ciências Naturais, Engenharia e Ciências Sociais. Todos os anos, cerca de 200 estudantes canadenses e estrangeiros são selecionados.

Geralmente, o período para indicações por parte das instituições canadenses se estende até o mês de novembro e as bolsas são distribuídas por três diferentes órgãos do governo do país:

  • Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde (CIHR)
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC)
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC).

Como já vimos, para concorrer é preciso comprovar excelência acadêmica nos níveis anteriores ao doutorado (graduação e mestrado) e potencial de pesquisa. Além disso, o programa Vanier busca por candidatos com perfil de liderança e que nunca tenham participado de nenhum outro programa de doutorado.

Cada instituição conta com o seu próprio processo seletivo, deadlines e pré-requisitos, então cabe ao interessado se informar quanto a isso diretamente com a universidade em que ele tem interesse de desenvolver sua pesquisa. No entanto, o que não muda em nenhuma dessas instituições é a recomendação de que os interessados se apliquem o mais rápido possível.

Embora a lista de documentos exigidos também possa variar de uma universidade para outra, espere providenciar aqueles mais básicos de aplicação como de costume. São eles: cartas de recomendação e motivação; currículo; diploma e histórico da graduação e mestrado; teste de proficiência em inglês ou francês e uma proposta de pesquisa. Todos os documentos devem conter tradução juramentada para o francês ou inglês, dependendo da língua exigida pelo programa de estudos do interesse do aluno. 

Já para submeter a sua candidatura, independentemente da universidade escolhida, o estudante deverá utilizar o sistema canadense ResearchNet. É também por esse sistema que o candidato será informado sobre a aprovação ou reprovação na bolsa.

Em todas as edições do programa, diferentes universidades recebem cotas variáveis referentes ao número de bolsas disponibilizado pelo programa Vanier. Mas só para você ter uma ideia, nas edições de 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021, as instituições que receberam o maior número de cotas foram, em ordem decrescente:

Instituição

Província

Número de cotas

Universidade de Toronto

Ontário

254

Universidade da Colúmbia Britânica

Colúmbia Britânica

174

Universidade McGill

Quebec

151

Universidade de Montreal

Quebec

102

Universidade de Alberta

Alberta

97

Universidade de Ottawa

Ontário

78

Universidade Laval

Quebec

74

Universidade McMaster

Ontário

66

Universidade do Ontário Ocidental

Ontário

63

Universidade de Calgary

Alberta

61

Universidade de Waterloo

Ontário

56

Universidade Queen's

Ontário

52

Universidade Simon Fraser

Colúmbia Britânica

48

Universidade Iorque

Ontário

44

Universidade Dalhousie

Nova Escócia

42

Universidade de Manitoba

Manitoba

38

Universidade de Victoria

Colúmbia Britânica

35

Universidade de Sherbrooke

Quebec

32

Universidade do Quebec em Montreal

Quebec

29

Universidade de Guelph

Ontário

28

Universidade Concórdia

Quebec

27

Universidade de Saskatchewan

Saskatchewan

27

Universidade Carleton

Ontário

26

Escola Politécnica de Montreal

Quebec

18

Universidade Memorial da Terra Nova

Terra Nova

18

Universidade Ryerson

Ontário

16

Universidade de Nova Brunswick

Nova Brunswick

14

Universidade de Windsor

Ontário

12

Instituto Nacional de Pesquisas Científicas

Quebec

12

Na última edição do programa, referente ao ano 2021, um dos selecionados é brasileiro. Daniel Schwade Araújo é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e agora realiza pesquisa sobre a saúde cardiovascular de mulheres idosas, na Universidade de Manitoba. 

Os bolsistas devem ser alunos motivados e dedicados. Isso porque é esperado que os aprovados: 

  • contribuam para a revisão e avaliação do programa, participando de estudos de avaliação, pesquisas, workshops e auditorias;
  • forneçam dados ou relatórios para avaliar o progresso e os resultados;
  • e colaborem para estudos de trajetória para avaliar o impacto a longo prazo do programa.

Assim sendo, estudantes bolsistas devem ser engajados com as bolsas Vanier para doutorado no Canadá e devem cumprir as metas para garantir a renovação do auxílio pelos três anos da formação em terras canadenses. Vale lembrar que outras exigências podem ser feitas aos bolsistas, dependendo da instituição de ensino.

Estudar no Canadá com bolsa(Jaimie Harmsen/Unsplash)

Qual o objetivo das bolsas Vanier?

O programa de bolsas de estudos Vanier Canada Graduate Scholarships (Vanier CGS) ajuda as universidades do Canadá a atrair acadêmicos promissores que ajudam a criar um ambiente dinâmico e inovador dentro dos campi das instituições canadenses. 

Por isso mesmo, a bolsa de estudos não demanda que os interessados retornem aos países de origem. A oportunidade, na verdade, também tem como meta que vários bolsistas fiquem no Canadá para seguir carreiras acadêmicas e profissionais, ajudando a promover a inovação e desenvolvendo futuros líderes.

E por esse motivo, a bolsa faz parte do orçamento federal do Canadá há 14 anos para contribuir e aumentar a oferta de pessoal de pesquisa altamente qualificado no Canadá e registrar o Great White North fique mundialmente ainda mais conhecido pelo alto nível de doutorado e estudo. Esses conceitos são centrais para a estratégia de ciência e tecnologia do Governo do Canadá, anunciada em maio de 2007, que estabeleceu uma estrutura para melhorar a competitividade do Canadá no longo prazo. 

Além dos benefícios para a pesquisa e para a educação, o programa Vanier CGS traz grandes vantagens para os bolsistas. Os alunos, altamente motivados e competitivos, terão a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial e suas carreiras. Além de contar com estruturas altamente tecnológicas e uma rede de networking renomada.

Bolsa de estudos no Canadá para doutorado(Berkay Gumustekin/Unsplash)

Buscando chances de doutorado no Canadá?

Essa é uma chance muito interessante para os estudantes de pós-graduação que querem continuar seus estudos fora do Brasil. A bolsa Vanier escolhe os alunos mais capacitados para receberem recursos financeiros e realizarem o doutorado no Canadá, além de colaborar para o desenvolvimento pessoal e profissional dos bolsistas.

E você? Ficou interessado(a) pelo programa Vanier? Então saiba que para conseguir conquistar essa vaga (que é bastante concorrida!) é preciso se preparar com bastante antecedência. 

Mas caso você esteja em cima da data para aplicar para a bolsa de 2023, com a nossa mentoria especializada você realiza 6 anos de preparação em apenas 6 meses. Nós podemos te ajudar através de conteúdos especiais e revisão dos documentos! Não perca tempo e clique aqui para fazer o seu teste de perfil.

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e Elaine Maciel (2022).

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

21 Set 2022

Postagens recentes