Por dentro da Université PSL! Sua história e formação

Sem dúvidas, morar e estudar em Paris é uma experiência fascinante. Melhor que isso só mesmo estudando na melhor universidade da cidade e do país, a Université PSL. Você já ouviu falar nela? Não importa se sua reposta foi positiva ou negativa, mas não deixe de descubrir mais sobre essa instituição no nosso texto de hoje.

História

A Université PSL vai na contramão de algumas das instituições centenárias ao redor do mundo porque ela foi fundada há apenas nove anos, em 2010! Apesar disso, algumas das faculdades que fazem parte da PSL foram fundadas ainda na época do Iluminismo, no século XVIII.

Ela nasceu dos esforços do governo francês para desenvolver a pesquisa realizada no país, além de aumentar sua visibilidade. Esse caráter de divulgação científica da universidade fica claro já no nome. Isso porque a denominação completa da PSL é Université de recherche Paris Sciences et Lettres, que em francês quer dizer Universidade de Pesquisa em Ciências e Letras de Paris.

Fachada do College de France, umas das instituições que formam a Université PSL.

Composição

A PSL é formada por diversas instituições-membras. Graças à elas, é oferecido um ciclo completo de ensino, desde a graduação até o doutorado, em todas as áreas do conhecimento. Isso inclui, por exemplo, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais, Artes, Economia e Administração.

As instituições que compõem a PSL são:

• Collège de France
  • Escola Nacional de Química de Paris
  • Escola Normal Superior de Paris
  • Escola Superior de Física e Química Industrial da Cidade de Paris
  • Instituto Curie
  • Escola Nacional Superior de Minas de Paris
  • Observatório de Paris
  • Universidade Paris-Dauphine
  • Centro Nacional de Pesquisa Científica
  • Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica

Reputação

Apesar de ser uma universidade relativamente nova, a PSL já tem um grande prestígio internacional. Atualmente, ela figura entre as melhores universidades do mundo, estando na posição 53 do QS World University Rankings 2020.

Além disso, 26 prêmios Nobel já foram entregues a representantes da PSL. E como se não bastasse, na estante da universidade também estão 3 prêmios Abel (para pesquisas de matemática), 75 prêmios Molière (para feitos no Teatro), e 44 prêmios César, de cinema.

Alguns ex-alunos notáveis ​​das instituições que fazem parte da PSL são o inventor da pasteurização, Louis Pasteur, além dos prestigiados filósofos Jean-Paul Sartre e Michel Foucault.

Números da Université PSL

Atualmente, a universidade conta com cerca de 20 mil estudantes, sendo quase 5 mil alunos estrangeiros. Eles são orientados por aproximadamente 4700 professores e pesquisadores, que utilizam dos mais de 180 laboratórios e se dividem por 95 prédios espalhados por Paris.

A Université PSL também investe bastante em inovação. Na curta história da universidade, já foram criadas 137 startups e registradas 384 patentes. Além disso, a instituição conta também com parcerias de mais de 2500 indústrias.

Curtiu saber mais e ficar por dentro da Université PSL? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.