Coste leste ou oeste: qual dessas é a melhor região para você fazer o seu intercâmbio nos Estados Unidos?

Os EUA são um país enorme, com uma história extremamente rica e uma diversidade de culturas inigualável no mundo. Cada estado tem suas próprias leis, costumes, tradições e modos de vida. E, seja na costa leste ou oeste, você notará que embora os valores e ideais sejam semelhantes, muito provavelmente um morador da Califórnia jamais terá o mesmo estilo de vida que um nova-iorquino nato. E isso só pra ficar no exemplo mais óbvio.

Por esse motivo, um sentimento de rivalidade (saudável, pode ficar de boas rs) se desenvolveu entre os habitantes das diferentes costas, em um embate estilo São Paulo x Rio de Janeiro. E se você pretende embarcar para estudar em terras americanas, conhecer um pouco mais sobre os diferentes lados do país pode te ajudar a descobrir qual é a costa ideal pra você.

Costa Leste ou Oeste: Clima

No leste, o clima varia muito e segue basicamente os padrões das quatro estações. Ou seja, no verão você vai desfrutar do sol e calor e (quanto mais ao norte) no outono, verá aqueles cenários maravilhosamente coloridos das árvores secas. Já no inverno, a neve será uma companhia constante também nos estados mais ao norte. Não espere se deparar com ela, por exemplo, na Flórida, que fica bem ao sul.

A Nova Inglaterra, que é a região mais ao norte da costa leste americana composta pelos estados de Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Maine, é famosa por suas estações do ano super bem definidas. Então, se você quiser realmente experimentar ao máximo as quatro estações, pode planejar o seu intercâmbio para uma cidade dessa parte do país.

coste-leste-ou-oeste-ny
Nova York no inverno (Foto: Domínio Público)

A costa oeste, por outro lado, é muito mais consistente quando se trata de clima. Com invernos amenos na Califórnia e verões quentes mas não escaldantes na parte mais ao norte, as temperaturas permanecem relativamente constantes o ano inteiro. Como regra geral, quanto mais ao sul, mais quente e seco será o clima. E, quanto mais ao norte, maior a probabilidade de chuvas.

Costa Leste ou Oeste: Vida urbana

A costa leste é a parte mais antiga dos Estados Unidos. Como resultado, por lá você irá se deparar mais com a história do país, através de uma arquitetura antiga bem preservada em boa parte dos centros urbanos e da forte presença de alguns dos melhores museus históricos. Além disso, geralmente a densidade populacional das cidades também é maior.  Outro fator positivo é que as cidades da costa leste são normalmente mais fáceis para se locomover e contam com sistemas de transporte público mais desenvolvidos.

Já na costa oeste, as cidades geralmente são menos densamente povoadas e mais espalhadas. Isso significa que por lá você irá conviver com mais espaços abertos nas cidades, além de se deparar com acomodações maiores. O lado negativo é que, como as coisas ficam mais afastadas e o sistema de transporte público não é tão desenvolvido como na costa leste, não ter um carro dificulta bastante as atividades do dia a dia.

Do ponto de vista histórico, também pode-se dizer que a costa oeste fica um pouco atrás, já que, no geral, as cidades desse lado do país são bem mais novas. Como consequência, há menos atrações históricas para ver.

costa-leste-ou-oeste-la
Los Angeles (Foto: Wikimedia Commons)

Costa Leste ou Oeste: História

Falando em história, costuma-se dizer que a costa leste tem raízes europeias mais evidentes. Quando os europeus desembarcaram no leste e começaram a construir suas colônias, grande parte da arquitetura utilizada nas obras foi inspirada nos estilos do velho continente. Por isso, hoje em dia caminhar por algumas das cidades da costa leste é como fazer uma viagem através do tempo.

Alguns dos locais mais históricos incluem o Sino da Liberdade, na Filadélfia (Pensilvânia); o Memorial Lincoln e a Casa Branca em Washington, D.C; e o Colonial Williamsburg, um museu a céu aberto na Virgínia. E nem precisa falar, claro, de Nova York, com a sua arquitetura já tão conhecida. Por lá, inclusive, você poderá entender mais sobre a história da imigração no país na Ilha Ellis.

Na costa oeste a história está bastante ligada ao frenesi causado pela corrida do ouro e a formação do velho oeste com a expansão do território americano em direção ao Oceano Pacífico. Misture isso com algumas guerras por terras e liberdades religiosas e você terá alguns dos momentos mais decisivos da história dos Estados Unidos.

costa-leste-ou-oeste-virginia-williamsburg
Palácio do Governador em Williamsburg (Foto: Ron Cogswell)

Costa Leste ou Oeste: Fuso horário

Existem alguns países no mundo que se estendem por dois ou três fusos horários, mas muitos se enquadram em apenas um. Os Estados Unidos são um país tão grande que abrangem quatro fusos horários (e isso apenas na América continental – no total, são 9!).

A costa oeste conta com o fuso horário do Pacífico, que também abrange partes da costa oeste do Canadá e do México. Já na costa leste são três fusos: o fuso horário das Montanhas Rochosas; o fuso horário padrão central e o fuso horário leste.

A diferença de um lado para o outro do país é de 3 horas, o que significa que, quando for 9 horas da manhã na costa leste, será 6 horas da manhã na costa oeste.

Costa Leste ou Oeste: Influência cultural

Na costa leste, Nova York é uma cidade essencial para a cultura, especialmente no mundo da música, teatro e moda. Pessoas de todo o planeta vão até a cidade assistir as produções da Broadway e as apresentações de orquestras e balés famosos internacionalmente. Além disso, a New York Fashion Week acontece duas vezes por ano, reunindo estilistas, modelos e fashionistas de todos os cantos.

Já quando o assunto é cinema e televisão, Nova York também tem um importante papel, mas nada se compara ao poder de Hollywood, em Los Angeles, na costa oeste. Foi também nessa parte do país que nasceu e se desenvolveu a cultura dos cafés que se espalhou por todos os outros estados americanos (e depois pelo mundo).  Sabia, por exemplo, que o Starbucks nasceu na cidade de Seattle?

Costa Leste ou Oeste: Natureza

O melhor dos Estados Unidos é que, entre as duas costas, você pode encontrar basicamente qualquer tipo de paisagem. Existem belas praias, vastos desertos, montanhas nevadas e florestas verdejantes. Os parques nacionais em cada costa são extraordinários e, se você gosta de caminhar, esquiar ou nadar, encontrará aventuras inesquecíveis dos dois lados.

A costa leste é conhecida pela cordilheira dos Apalaches, que se estende por quase 3200 quilômetros do Canadá até o estado do Alabama, nos EUA. Já na costa oeste, a cordilheira da Serra Nevada (que se situa entre os estados da Califórnia e Nevada) é uma ótima pedida para os amantes das trilhas e caminhadas.

costa-leste-ou-oeste-sierra-nevada
Sierra Nevada (Foto: Tera Bass)

Costa Leste ou Oeste: Estilo de vida

Muitas cidades da costa leste (especialmente Nova York) são conhecidas pelo ritmo de vida frenético. As pessoas estão sempre com pressa, caminhando rapidamente para pegar o metrô ou ônibus e tentando encaixar todas as tarefas em uma agenda apertada. Embora esse possa ser um estilo de vida desafiador para se ajustar, é emocionante estar cercado pela agitação de tantas pessoas fazendo tantas coisas ao mesmo tempo.

Agora se você curte um estilo de vida mais relaxado e tranquilo, a costa oeste pode ser o seu lugar. Por lá as pessoas são muito mais descontraídas e acostumadas a um estilo de vida mais ligado à natureza e a valorização da saúde e boa forma. Você irá notar que a pressa não é algo tão corriqueiro nas cidades da costa oeste (pelo menos não quando comparadas as da costa leste).

Costa Leste ou Oeste: Estados e principais cidades

A costa leste é formada por 14 estados: Maine, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova York, Nova Jersey, Delaware, Pensilvânia, Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia e Flórida, além do Distrito de Colúmbia.

As principais cidades nesses estados são: Nova York, Filadélfia, Washington, D.C, Miami, Boston, Atlanta, Baltimore, Wilmington, Pittsburgh, Orlando, Charlotte, Colúmbia, Jacksonville, Virginia Beach, Richmond, Portland, Manchester, Dover, Concord, Providence, Newark, Jersey City, New Haven, Paterson, Annapolis, Harrisburg, Trenton, Raleigh, Bridgeport e Stamford.  

Já a costa oeste é composta por bem menos estados: Califórnia, Oregon, Washington e Alasca. Mas esse último, por questões geográficas, históricas e demográficas, faz parte de uma realidade completamente diferente dos demais.  

As principais cidades dessa costa estão na Califórnia: Los Angeles, São Francisco, Sacramento, San Diego, Oakland, San Jose, Anaheim, Long Beach, San Bernardino, Riverside, Stockton, Modesto, Fresno e Bakersfield.

Já nos outros estados se destacam Portland, Gresham, Vancouver e Eugene (no Oregon); Seattle, Spokane, Bellevue e Tacoma (em Washington); e Anchorage (no Alasca).

costa-leste-ou-oeste-seattle
Seattle (Foto: Bala Sivakumar/Flickr)

Costa Leste ou Oeste: Principais universidades

As duas costas concentram grande parte das universidades mais renomadas do país. De acordo com o QS World University Rankings 2021, das 30 melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos, 15 estão na costa leste e 6 estão na costa oeste. Entre elas estão universidades como MIT, Harvard, Yale, Stanford, Duke, Cornell, Columbia, NYU, Princeton, Carnegie Mellon, Johns Hopkins, UCLA, Universidade de Washington e Caltech.

Nessa lista se destacam os estados da Califórnia (5 universidades), Pensilvânia (3 universidades), Nova York (3 universidades), Massachusetts (2 universidades) e Carolina do Norte (2 universidades).

Universidade do Intercâmbio

E aí, já se decidiu entre a costa leste ou oeste? Seja qual for sua escolha, o segredo pra conquistar uma oportunidades nos EUA é se preparar. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.