Nós já falamos aqui sobre as vantagens de fazer um estágio remoto internacional, ainda mais em tempos de coronavírus, isolamento social e restrições de viagens para o exterior. No entanto, agora você deve estar se perguntando como encontrar um estágio remoto, certo? Então fique tranquilo(a) porque temos boas notícias: é mais fácil do que parece! Confira os 4 passos principais.

3-estagio-remoto

Como encontrar um estágio remoto internacional?

1. Escolha a área em que você deseja estagiar

É importante pensar sobre o que realmente o motiva profissionalmente e sobre quais vão ser seus próximos passos depois de concluir seu estágio remoto. Por exemplo, se você estuda Publicidade e se sente apaixonado(a) por essa área, pode obter uma experiência profissional relevante durante um estágio em uma agência de publicidade. No entanto, se você estiver estudando Letras, História ou outro curso sem uma carreira “definida”, agora é o momento perfeito para adquirir experiência de trabalho em um setor que te motiva.

Pesquise empresas que chamem a sua atenção. Em qual área elas operam? Suas habilidades podem ser aplicadas nesse setor? Caso contrário, o que você precisa aprender? Que habilidades você precisa praticar? Essas são algumas perguntas que, dependendo da resposta, podem te levar para uma área específica. A partir daí, você já sabe por onde começar a procurar um estágio remoto.

2. Procure as vagas na internet

A internet vai ser a sua maior aliada aqui! Lembra das empresas que você pesquisou? Então procure nos sites delas ou então nos seus perfis em plataformas como o LinkedIn se há alguma oferta de vaga de estágio remoto. Não se esqueça de ler com bastante atenção as especificações da vaga para ter certeza que você se encaixa bem no perfil que eles estão procurando.

Você também pode montar uma planilha com todas as vagas que encontrar e, assim, comparar cada uma delas. Quando for fazer isso, leve em conta as particularidades de cada vaga, a remuneração (ou não), a reputação da empresa e outras variáveis que você considerar importantes para o seu estágio remoto. 

Também é uma boa dar uma olhada nas redes sociais das empresas, como o feed do Instagram ou a página do Facebook. Isso vai te dar uma ideia de quais são os posicionamentos e as abordagens da empresa, o que pode te ajudar a escolher para qual companhia você vai se candidatar e a se preparar para uma eventual entrevista num futuro processo seletivo.

4-estagio-remoto

3. Converse com estudantes que já fizeram estágio nessas empresas

Para ter certeza que você se encaixa na empresa para a qual vai aplicar, procure ex-estagiários(as) de lá para conversar. O ideal é que você fale com alguém que tenha um perfil semelhante ao seu (área, nível de estudo, etc). Dessa forma, você pode garantir que o estágio remoto seja benéfico para você também. Para encontrar essas pessoas, você pode procurar nas ferramentas de pesquisa do LinkedIn, por exemplo.

Caso não consiga encontrar nenhum(a) ex-estagiário(a), você pode recorrer a plataformas de avaliação de empresas como o Glassdoor, que é um site no qual os ex e atuais funcionários avaliam anonimamente diversas empresas do mundo todo. Ele também permite que os usuários enviem e visualizem (também anonimamente) informações sobre salários, além de pesquisar e se candidatar a empregos na plataforma.

4. Se inscreva para o estágio remoto

Depois de todos esses processos, você encontrou a vaga e a empresa perfeitas para você. O próximo – e último – passo é se inscrever, de fato, para o estágio remoto. Cada empresa pode optar por uma forma de aplicação, então você deve estar preparado(a) para todas elas. Por exemplo, em alguns casos você pode ter que se inscrever por meio de um formulário em uma plataforma online e em outros é só enviar um e-mail com o seu currículo.

Nesse último caso, é muito importante que o seu currículo esteja adaptado para o padrão do país no qual a empresa está sediada. Além disso, você pode moldá-lo de acordo com os requisitos da vaga. Nesse caso, é possível procurar palavras-chave e frases para incluir na descrição do cargo e nos requisitos listados no anúncio. Pense em cada currículo que você enviar como sua própria campanha de marketing pessoal para impressionar o empregador!

1-estagio-remoto

Os estágios remotos internacionais estão esperando por você!

Por mais que a ideia de um estágio remoto possa parecer estranha a princípio, os benefícios de fazer um superam em muito as desvantagens. Por exemplo, eles requerem menos tempo, já que você pode trabalhar de onde estiver, o que significa que podem se encaixar perfeitamente na sua programação.

Inevitavelmente, você aprenderá mais sobre a empresa, seu setor e sobre si mesmo(a) como profissional. É claro que haverá altos e baixos e às vezes você pode se sentir frustrado, mas essa é uma experiência que pode te ajudar a criar resiliência e se tornar mais preparado(a) para um novo ambiente profissional.

Portanto, se você quiser uma ajuda mais aprofundada para encontrar um estágio remoto ou qualquer outro tipo de oportunidade internacional, pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada, com aulas 100% online. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos