Você sabia que a pandemia do novo coronavírus e as restrições de viagem não te impedem de estagiar em uma empresa do exterior? Com o sistema de home office, muitas instituições estão adotando o estágio internacional remoto, e ele pode ser uma boa alternativa para você dar up no seu currículo em tempos de isolamento social! Confira a seguir algumas vantagens dessa modalidade:

Vantagens de um estágio internacional remoto

1. É mais barato

Seu currículo com certeza vai se destacar com uma experiência de estágio internacional. No entanto, nem sempre uma oportunidade no exterior é barata. Dito isso, nenhuma passagem de avião, seguro de viagem ou custo de acomodação estão envolvidos em um estágio internacional remoto. Além disso, as oportunidades remotas não envolvem deslocamento ou novas despesas com roupas (os pijamas são totalmente aceitáveis ao trabalhar remotamente – só tome cuidado com as chamadas de vídeo!).

3-estagio-internacional-remoto

2. Você faz seu próprio horário

Para a maioria dos estudantes, a vida é cheia de compromissos, como trabalho, atividades extracurriculares, aulas e tarefas. Ao fazer um estágio internacional remoto, em vez de ajustar sua agenda ao estágio, você pode adaptá-lo de acordo com sua disponibilidade. O horário “tradicional” é praticamente inexistente no ambiente remoto e você pode escolher seu próprio horário. Isso oferece a liberdade de equilibrar sua vida pessoal e seu trabalho.

Mesmo que você precise cumprir um horário específico, ainda assim pode conciliar com seus outros compromissos. Por exemplo, se você estiver livre para trabalhar em um estágio durante a noite, considere uma vaga internacional com um fuso horário que corresponda com o horário em que você pode estar online.

3. Aprender a gerenciar melhor seu tempo

Os estágios internacionais remotos são incríveis principalmente porque não há ninguém lá fisicamente para garantir que você esteja focado(a) na tarefa e não se distraia. Isso permite que você aprenda a tomar iniciativas e gerenciar seu tempo e seu foco, habilidades que são muito procuradas pelos empregadores.

Aperfeiçoar suas habilidades de gerenciamento de tempo vai ser fundamental para garantir que você cumpra os prazos dos projetos atribuídos a você. Lembre-se de que os desafios que você encontrar em uma estágio remoto (como a necessidade de se comunicar bem, se autogerenciar e cumprir todos os prazos) são habilidades incrivelmente importantes para uma carreira de sucesso.

Com a possibilidade de praticar essas competências e demonstrar sua maturidade profissional por meio de estágios online, suas candidaturas a cargos futuros têm muito mais chances de serem bem-sucedidas.

4. Se familiarizar com ferramentas digitais

Hoje em dia há uma infinidade de aplicativos e plataformas disponíveis para as empresas usarem para tornar o trabalho remoto mais fácil e produtivo. Ao fazer um estágio internacional remoto, você vai começar a entender quais plataformas de comunicação as companhias estão usando para permanecer conectadas enquanto não trabalham em um escritório. Zoom, Trello, Dropbox, Togl, Coschedule, Google Apps e World Time Buddy são apenas alguns programas que são utilizados pelas empresas diariamente.

Ao se familiarizar com os sistemas que sua empresa está usando durante o tempo que trabalha para ela, você poderá rapidamente se adaptar às plataformas iguais ou similares em seu futuro ambiente de trabalho.

4-estagio-internacional-remoto

5. Você pode apoiar pequenos negócios

Ao contrário da maioria dos estágios presenciais, os quais geralmente são feitos em grandes corporações que possuem um escritório físico, fazer um estágio internacional remoto te oferece espaço para trabalhar em empreendimentos menores que não seriam capazes de oferecer um estágio tradicional devido à falta de recursos e espaço no escritório.

O estágio em uma startup é empolgante, e você provavelmente terá muito mais responsabilidade, além de entender melhor o que é necessário para colocar uma empresa em funcionamento.

6. Você pode participar de projetos significativos

Alguns estágios internacionais oferecem a oportunidade de não apenas ganhar uma experiência valiosa trabalhando com uma organização local no exterior, mas também de contribuir para uma comunidade carente! Existem muitas vagas significativas disponíveis, como trabalhar para uma ONG de arrecadação de alimentos, contribuir com pesquisas científicas de um instituto de conservação marinha sem fins lucrativos ou auxiliar assistentes sociais em um centro comunitário.

7. Há mais chances de você realmente trabalhar na sua área

Para muitos de nós, a ideia de um estágio envolve providenciar o famoso “cafézinho” dos executivos da empresa, trabalhar na parte de arquivamentos ou ficar preso na sala de recepção o dia todo. Porém, fazer um estágio internacional remoto definitivamente vai eliminar qualquer chance de isso acontecer.

Com estágios remotos, você pode esperar que o trabalho seja mais baseado em projetos, o que significa que você desempenhará funções relacionadas à sua área. Isso vai fazer toda a diferença em seu currículo e vai ser muito mais fácil articular e recorrer a exemplos da vida real em resposta a perguntas de futuras entrevistas de emprego.

2-estagio-internacional-remoto

8. Fazer um estágio integral ou de meio período

Escolher seu campo de estágio é apenas a ponta do iceberg, pois algumas empresas podem oferecer programas de longo e curto prazo. Com o isolamento social e o adiamento das aulas, isso quer dizer que você vai ter a oportunidade de escolher qual modalidade é melhor para você. Ou seja, você poderá até fazer um estágio de período integral, se tiver interesse. 

Caso estivéssemos em um momento sem a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus, seria muito provável que, por conta das aulas, você precisasse escolher um estágio de meio-período ou então trancasse a faculdade para poder viajar a outro país e fazer um estágio integral. Com o trabalho remoto, adotado por diversas empresas, esse não é um problema!

Intercâmbio com a UDI

Ficou afim de fazer um estágio internacional remoto? Então conheça o trabalho da nossa mentoria especializada. Nós podemos te ajudar em todo o processo para conquistar a sua oportunidade no exterior! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.