Existem diversos tipos de bolsas para estudar no exterior, e algumas delas são baseadas no mérito dos candidatos. Nesse caso, é muito comum que as universidades e agências de fomento peçam, entre outros documentos, o famoso essay. Mas o que é isso? Um essay para bolsas de estudos nada é uma espécie de redação sobre um tema específico, que serve para mostrar as habilidades da candidato. Não existe uma única forma de fazer um bom essay, ou seja, você não vai encontrar uma fórmula pronta e definitiva. Mas existem alguns passos que podem ajudar na hora de escrever. Confira! 

Como escrever um bom essay para bolsas de estudos?

Leia e releia o enunciado do essay

Quando você fizer uma aplicação para bolsa que solicita um essay, provavelmente será dado um enunciado para que você desenvolva o seu texto a partir dele. Os temas principais que devem estar incluídos na redação estão presentes nesse enunciado. Sendo assim, é importante você se certificar de entender bem o que será pedido para não acabar fazendo um texto com uma temática diferente daquela que os aplicadores indicarem. 

Entenda o significado dos temas principais

Depois de identificar os temas principais, é importante entender o que cada uma dessas ideias realmente significa. Por exemplo, se te pedirem para falar sobre “liderança”, não caia no erro de apenas descrever posições de comando. Nesse caso, você precisará identificar os efeitos que a liderança tem (as ações tomadas e os resultados alcançados) nos diferentes ambientes. Quanto mais profundamente você entender o significado de cada tema, mais exemplos você vai poder identificar para demonstrar suas habilidades.

Use palavras-chave (e sinônimos) por todo o seu essay

O uso das palavras-chave do enunciado no seu texto vai mostrar o seu comprometimento com o tema que foi proposto pelos aplicadores. Apesar disso, é muito importante que você se atente para utilizar não apenas as próprias palavras-chave como também os seus sinônimos. Dessa forma, seu texto não vai ficar muito repetitivo ou parecer pobre no vocabulário e na composição.

tema-essay-para-bolsas

Entender e desenvolver bem o tema principal é um dos principais passos para escrever um bom essay para bolsas

Faça uma introdução envolvente

Começar um texto é sempre uma tarefa difícil. Se você estiver com muita dificuldade nessa etapa, uma boa saída é começar com uma citação de algum autor pertinente tanto ao curso que você vai estudar no exterior, quanto ao enunciado que os aplicadores passaram. Fazendo isso, você vai demonstrar aos avaliadores o seu conhecimento na área e, principalmente, que merece a bolsa. Além disso, ao começar seu texto de uma forma mais chamativa, você logo despertará o interesse dos avaliadores em continuar a leitura, o que conta muitos pontos na hora da nota final.

leitura-essay-para-bolsas

A melhor forma de conseguir citações para incluir no essay é se aprofundar na literatura da sua área

Entenda os critérios utilizados pelos avaliadores

Cada bolsa usa um critério diferente para avaliar os essays. Portanto, é importante que você pesquise quais são esses critérios antes de escrever. Sabendo deles, você poderá produzir sua redação de uma forma que se encaixe com o que os aplicadores valorizam mais.

Não tenha medo de demonstrar suas habilidades e sua experiência

Lembre-se sempre que os essays são uma forma de mostrar o porquê você merece a bolsa. Dessa forma, é importante que você mostre que sabe quem você é. Quais são as experiências que demonstram suas habilidades? Quais são seus objetivos? Escreva de uma maneira cuidadosa para enfatizar sua paixão, sua ambição e seu entusiasmo. Não se esqueça de ser positiva(a), mostrando que acredita em todas as coisas que já fez e nas que ainda vai fazer. Se você não acreditar em si mesmo(a), por que os avaliadores irão fazer isso?

habilidades-essay-para-bolsas

É importante deixar claro para os avaliadores quais são suas habilidades e seus objetivos

Essas são algumas dicas gerais para escrever um bom essay para bolsas de estudos. De qualquer forma, cada bolsa tem critérios específicos, que você deve prestar muita atenção quando for escrever seu texto. Se quiser um apoio mais aprofundado nesse processo, faça agora mesmo o seu teste de perfil, clicando aqui, e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada.

Quer acompanhar todos os conteúdos aqui do Blog? Então cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.