BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Guia completo do intercâmbio gratuito para 2024

Quer começar 2024 com o pé direito e pronto para conquistar um intercâmbio gratuito que pode cobrir até a sua passagem aérea?

Então este artigo é para você. 

A seguir, nós fizemos um compilado com tudo o que você precisa saber antes de começar sua preparação para uma oportunidade internacional!

Primeiros passos: o que você precisa saber antes de decidir fazer intercâmbio 

1. Você é o seu maior inimigo 

Muita gente acha que a parte mais difícil de qualquer tipo de preparação é o esforço que ela demanda.

De fato, se manter constante durante todo o processo pode ser difícil, mas a parte mais difícil mesmo é começar. 

Se você continuar acreditando em tudo o que dizem por aí sobre bolsas no exterior, você nunca vai começar. 

Diferente do que muita gente pensa, as bolsas não são exclusivas para pessoas fluentes, ricas ou com parentes no exterior; mas sim para todas as idades, perfis e áreas de atuação. 

2. Explorando as possibilidades 

Existem diferentes tipos de oportunidades para diferentes necessidades. No caso das bolsas de estudos, existem 3 tipos de categoria: 

Parcial 

Cobre de 1-99% dos custos dos seus estudos dentro da instituição.

Full-tuition

Cobre 100% dos custos dos seus estudos dentro da instituição. 

Full-ride

Cobre 100% dos custos dos seus estudos dentro da instituição e ainda oferece outros benefícios que variam de acordo com as oportunidades.

Alguns exemplos são: seguro-saúde, passagens aéreas, vale-alimentação, hospedagem e por aí vai!

3. Identificando suas necessidades 

Existem mais de 60 caminhos para ir para o exterior sem depender de agência e economizando milhares de reais, você só precisa escolher qual é o melhor para você. 

Identifique o momento que você está da sua vida para saber qual oportunidade se encaixa melhor na sua realidade e objetivos. 

Desde programas -18 de curta duração até programas +18 de longa duração: existem oportunidades de todos os tipos, basta ter o conhecimento certo para encontrá-las!

4. Pare de procurar  

A grande maioria das bolsas de estudos (ou, pelo menos, as melhores) não são divulgadas em qualquer lugar na internet, por isso, pare de perder seu tempo procurando-as…

Ao invés disso, foque em se preparar da forma correta de acordo com o processo internacional, que é holístico e requer um bom tempo de preparação. 

Para encontrar as bolsas de estudos, você só precisa entrar nos sites oficiais das instituições que deseja aplicar e encontrar a página de bolsas e auxílios. 

O que requer esforço mesmo é a sua preparação! Lembre-se: aplicar qualquer um aplica, mas ser aprovado apenas quem tem o conhecimento certo é.

Passo a passo: criando seu planejamento do zero

1. Onde você quer chegar?

Tenha uma coisa em mente: não importa qual tipo de planejamento você for fazer em sua vida, qualquer processo precisa começar com duas perguntas: onde você está hoje? E onde você quer chegar? 

Com um intercâmbio, não seria diferente. Pense bem sobre isso sem fazer julgamentos de valor consigo mesmo, mas sendo sincero e estando de olhos abertos para a realidade. 

Depois de responder essas duas perguntas podemos, de fato, começar o planejamento. 

2. Escolha um país 

Quando falamos em qualquer tipo de viagem internacional, você sempre deve dar o primeiro passo a partir dessa etapa, pois ela vai influenciar todas as outras questões que virão a seguir! 

Para escolher o seu destino, você precisa ter em mente alguns pontos: o primeiro deles é se você já sonha com algum lugar específico ou se está mais aberto a considerar diferentes opções. 

Caso se encaixe no segundo grupo, podemos levar em conta aspectos mais racionais, como os países com economias mais aquecidas ou com melhor índice de desenvolvimento. 

Afinal, são justamente eles que costumam oferecer mais oportunidades de estudo e trabalho para estrangeiros.

3. Escolha uma região 

Quanto maior for o país que você escolher, em termos de território, maiores as chances dele possuir diferentes características em cada região. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, não importa se você é do #TimePraia ou do #TimeNeve, porque existem opções para agradar todos os gostos! 

Pesquise bem sobre o clima e os demais aspectos de cada região do seu país de interesse e identifique qual se encaixa mais nas suas preferências pessoais.

4. Defina o tipo de programa ideal para você

Aqui é importante frisar que, se você tiver a opção de contar com uma preparação especializada, como é o caso da Escola M60, você provavelmente vai ter um direcionamento bem mais certo sobre qual é o melhor tipo de oportunidade para você. 

Isso porque, para você ter uma noção, só neste ano, estima-se que vão ser oferecidas mais de 800 mil bolsas de estudos e oportunidades internacionais ao redor de todo o planeta!

Com tantas oportunidades assim, é possível que você acabe ficando um pouco perdido ou deixando algo passar, caso não conte com a ajuda de especialistas para te ajudarem nisso. 

No entanto, de forma geral, o que você precisa nesta etapa é identificar qual dos caminhos internacionais possíveis vai te fazer chegar no objetivo que você traçou lá no primeiro tópico! 

5. Escolha as instituições para aplicar 

Possivelmente, vão existir diversas oportunidades esperando por você no país e região que você escolheu. 

Mas, a ideia aqui não é aplicar para todas, e sim para as que mais se encaixam no seu perfil. 

E para descobrir isso, não existe segredo: é preciso entrar no site oficial das instituições que estão oferecendo as vagas e absorver o máximo de informações possíveis. 

6. Conheça o processo internacional

Não basta se preparar de forma técnica se você não faz ideia de como funciona o processo seletivo internacional. 

Os critérios de avaliação podem variar de oportunidade para oportunidade, mas de forma geral, as universidades e empresas no exterior não querem saber apenas das suas notas, mas também da sua história.

Use isso a seu favor na sua aplicação.

7. Preparação pessoal

Depois de passar por todas essas etapas, chegou a hora de botar a mão na massa! 

Ou seja, começar a se preparar, de fato: estudar e ir atrás da documentação necessária para aplicar para cada vaga. 

8. Providenciar toda a documentação 

Geralmente, esta etapa se dá em dois momentos: a documentação para a aplicação e a documentação para a viagem. 

Na primeira, você pode precisar de um currículo internacional, de uma carta de recomendação, exames de proficiência e por aí vai, dependendo da oportunidade escolhida. 

Na segunda, você provavelmente já conhece as exigências: seguro-saúde, passaporte, visto, etc. 

O grande ponto aqui é que você precisa saber como providenciar cada um, e o principal: qual é o momento certo para isso. 

A notícia boa é que existe um único lugar que vai te ajudar com todas as etapas e muito mais no seu processo: a Escola M60 — a maior escola de preparação para oportunidades internacionais do Brasil.

Não perca essa chance única, clique AQUI e faça agora mesmo seu teste de perfil, antes que as vagas acabem.

 

----------

Foto de capa por Thought Catalog na Unsplash

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
08 Nov 2023

Postagens recentes