Viver em uma grande metrópole é o sonho de quem busca as melhores oportunidades profissionais. Afinal de contas, esses lugares costumam ser cheios de empresas importantes e vagas de emprego. Mas você sabe quais são as maiores cidades do mundo? Aqui nós vamos te passar a lista atualizada das grandes metrópoles mundiais!

Quais são as maiores cidades do mundo?

Em 2022, o mundo atingiu um recorde populacional. No ano-novo, o planeta chegou à marca de 7,8 bilhões de seres humanos. Os dados são do Instituto Censos, dos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, a população cresceu em 74 milhões de 2021 para 2022

Outro fato impressionante é que, de acordo com a ONU, mais da metade desse total (55%) vive em áreas urbanas. Apenas as 10 maiores cidades do mundo concentram quase 220 milhões de pessoas!

LEIA TAMBÉMComo fazer estágio na ONU: conheça essa oportunidade

Mas quais são e onde ficam essas metrópoles? Aqui, nós utilizamos os dados do World Population Review para selecionar as maiores cidades do planeta. Confira a lista das metrópoles mais populosas do mundo e saiba um pouco mais sobre elas!

1. Tóquio (Japão)

População estimada: 37.274.000

A maioria das cidades que compõem esta lista ficam nos países mais populosos do mundo. Uma exceção, porém, é a capital japonesa, Tóquio. Segundo o World Population Review, a cidade conta com quase 40 milhões de habitantes!

Ainda de acordo com a organização, não é nada fácil mensurar a população de Tóquio. Isso porque a cidade se divide em várias partes. As 23 zonas que fazem parte da Tóquio histórica têm cerca de 9,2 milhões de habitantes. Porém, a metrópole administrada pela prefeitura local conta com 13,5 milhões de moradores.

LEIA TAMBÉM7 coisas para você fazer quando visitar o Japão

Esses já são números impressionantes, mas o estudo da World Population Review sempre leva em conta as regiões metropolitanas. Essas áreas são zonas urbanas que cercam as metrópoles. Tóquio tem a maior região metropolitana do mundo! Levada em conta, a área abriga 25% da população nacional.

Tóquio é a maior cidade do mundo(Foto: Pixabay)

2. Deli (Índia)

População estimada: 32.065.760

A Índia é um dos países mais populosos do mundo, por isso não é de se estranhar que a sua capital esteja na lista das cidades com maior número de habitantes. Deli foi fundada ainda no século XVII e tem a maior extensão territorial do país.

O Território da Capital Nacional, como é chamada oficialmente, teve sua população estimada em 18,6 milhões em 2016. Já a Região da Capital Nacional, que inclui as cidades da zona metropolitana de Deli tinha 24 milhões de pessoas em 2014. Em 2022, a região ultrapassou a marca dos 30 milhões de habitantes.

Além de ter uma população numerosa, a densidade demográfica de Deli também é bastante alta. Na verdade, o lugar tem a maior taxa de pessoas por milha quadrada do mundo, chegando a um total de 29.259,12 seres humanos a cada milha quadrada.

3. Xangai (China)

População estimada: 28.516.904

Mesmo sendo o maior país do mundo em quantidade de habitantes, a China aparece apenas em 3.º lugar na lista das maiores cidades do planeta. Ao contrário da Índia, a principal cidade chinesa em números populacionais é Xangai e não Pequim, a capital nacional.

Xangai é um grande centro financeiro, sendo chamada de Paris do Leste ou até Pérola do Oriente. Ainda que a região metropolitana não supere o número de habitantes das regiões de Tóquio e Deli, se levarmos em conta apenas o território oficial de Xangai, ela é a maior cidade do mundo.

Estima-se que, apenas no núcleo da cidade, vivam mais de 24 milhões de pessoas. Esse número supera a população total de Taiwan, a ilha chinesa que luta para ser reconhecida como um país independente.

4. Daca (Bangladesh)

População estimada: 22.478.116

A Ásia está no topo da lista quando o assunto é cidades populosas. Em quarto lugar na lista das maiores cidades do mundo está Daca, capital de Bangladesh. Este é um pequeno país de cerca de 148 quilômetros quadrados ao leste da Índia.

Deca é a cidade mais populosa de Bangladesh. Em 2016, a população da cidade, sem sua região metropolitana, foi estimada em 8,5 milhões de pessoas. Todos os anos a Grande Daca cresce em torno de 4,2%.

Ao contrário do que se espera de uma cidade grande, em Daca, muitas pessoas têm trabalhos informais, enquanto outra parcela significativa trabalha na indústria têxtil. Um fato interessante é que o inglês é a segunda língua mais utilizada na capital de Bangladesh.

5. São Paulo (Brasil)

População estimada: 22.429.800

A única cidade entre as cinco primeiras que não fica na Ásia é a brasileira São Paulo. Segundo o IBGE Cidades, a maior metrópole do nosso país tem uma população estimada de 12,4 milhões de pessoas, aproximadamente.

Esse número supera as populações de algumas das cidades que aparecem à frente de São Paulo. Porém, como o World Population Review leva em conta toda a região metropolitana, a nossa Selva de Pedra acaba caindo algumas posições no ranking final.

Legalmente, a Região Metropolitana de São Paulo conta com 39 municípios, porém, levando em conta o Complexo Metropolitano Expandido, a região é ainda maior. Caso esta área fosse considerada nesta lista, São Paulo seria a terceira maior cidade do mundo, com mais de 27 milhões de habitantes!

São Paulo está entre as 20 maiores cidades do mundo(Foto: Fernando Stankuns/Flickr)

6. Cidade do México (México)

População estimada: 22.085.140

A Cidade do México é mais uma capital a integrar a lista das maiores cidades do mundo. O lugar tem uma forte tradição histórica e é considerado o segundo maior centro financeiro da América Latina, perdendo apenas para São Paulo.

LEIA TAMBÉMIntercâmbio na América Latina: onde estudar?

A capital mexicana é a maior cidade do país tanto em índices populacionais quanto em extensão territorial. A Cidade do México ocupa uma área de quase 1,5 quilômetros quadrados. Sendo assim, a densidade populacional fica na casa dos 6 mil habitantes por quilômetro quadrado.

Um dos destaques da Região Metropolitana da Cidade do México é a quantidade de municípios que a compõem. Ao todo, a zona conta com 40 outras cidades. Somadas, essas pessoas representam cerca de 20% da população nacional.

7. Cairo (Egito)

População estimada: 21.750.020

Cairo é uma das cidades com maior relevância histórica desta lista. Ela foi fundada em 969 pelo Califado Fatímida. O centro da cidade é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1979.

Em 2016, a população da cidade foi estimada em 12 milhões de habitantes, sem levar em conta a região metropolitana, que está entre as 20 maiores do mundo. Esses números fazem de Cairo a maior metrópole da África e de todo o mundo árabe.

Para se ter uma ideia, a segunda maior cidade do Egito, Alexandria, tem apenas 30% do tamanho de Cairo. Ainda assim, juntas, as duas cidades abrigam quase 100% da população egípcia.

8. Pequim (China)

População estimada: 21.333.332

A capital chinesa é a segunda maior cidade do país e seu crescimento é tão alto quanto o da própria China. A população de Pequim, em 2016, já ultrapassava a casa dos 19 milhões de pessoas.

LEIA TAMBÉMEstudar na China: 6 fatos sobre Pequim

O aumento populacional aconteceu, principalmente, entre os anos de 2000 e 2010. No período, estima-se que a cidade tenha tido um aumento de 44% em sua população. O crescimento médio desde os anos 1960 é de 20% por década.

Se o aumento da população de Pequim continuar no mesmo ritmo, espera-se que o número de habitantes ultrapasse os 50 milhões em 2050. Esse número é maior do que toda a população da Espanha em 2020.

9. Mumbai (Índia)

População estimada: 20.961.472

A segunda cidade indiana entre as 10 mais populosas do mundo é Mumbai. Esta cidade fica na costa oeste do país e é um importante centro financeiro. Apesar de estar em 9.º lugar no ranking da World Population Review, Mumbai é a cidade mais populosa da Índia levando em conta apenas o seu centro urbano.

No último censo feito pelo governo indiano, em 2011, a cidade de Mumbai tinha em torno de 12,5 milhões de pessoas. A população cresceu muito nos últimos 20 anos, já que Mumbai é o principal centro de comércio e emprego do país.

Mesmo com toda essa prosperidade, Mumbai tem grande parcela de seus habitantes (41,3%) vivendo em favelas. O número é proporcionalmente superior ao do país, considerando que 9% dos indianos vivem nesse tipo de comunidade.

10. Osaka (Japão)

População estimada: 19.059.856

Completando a lista das 10 cidades mais populosas do mundo temos outra metrópole japonesa: Osaka. Mesmo com uma queda de 0,27% em seu número de habitantes, Osaka é o lar de mais de 19 milhões de pessoas!

Grande parte de toda essa gente vive na região metropolitana da cidade, composta de outros 46 municípios. No censo realizado em 2016, apenas o núcleo de Osaka contava com cerca de 2,6 milhões de habitantes.

Osaka é uma das 20 maiores cidades do mundo(Foto: Pedro Szekely/Flickr)

Por outro lado, a soma de toda a região metropolitana de Osaka reúne 7% da população nacional japonesa. Existem várias razões para essa popularidade. A primeira delas é econômica, já que é o segundo centro financeiro mais importante do seu país.

Outros aspectos interessantes da cidade são sua tradição e cultura. O lugar é considerado a capital cultural do Japão. Além disso, Osaka é uma das cidades mais antigas do país, tendo sido fundada ainda no século XVII.

Que outros lugares estão na lista das 20 maiores cidades do mundo?

Se você prestou atenção em onde ficam as 10 maiores cidades do mundo, deve ter observado que nenhuma delas está na Europa. Canadá e Estados Unidos também ficaram de fora da lista.

Na verdade, as duas maiores cidades europeias ficam no Leste Europeu. A maior cidade da Europa é Istambul, em 13.º lugar no ranking mundial. Logo em seguida da capital da Turquia vem Moscou, a capital Russa, em 25.ª colocação.

Já as cidades mais conhecidas do Ocidente como Paris (11,14 milhões de habitantes), Londres (9,54 milhões de habitantes) e Nova York (8,18 milhões de habitantes) ficaram em 28.ª, 35.ª e 45.ª colocações, respectivamente. As 20 maiores cidades do mundo são:

20 maiores cidades do mundo

Cidade

População estimada

  1. Tóquio (Japão)

37.274.000

  1. Deli (Índia)

22.478.116

  1. Xangai (China)

28.516.904

  1. Daca (Bangladesh)

22.478.116

  1. São Paulo (Brasil)

22.429.800

  1. Cidade do México (México)

22.085.140

  1. Cairo (Egito)

21.750.020

  1. Pequim (China)

21.333.332

  1. Mumbai (Índia)

20.961.472

  1. Osaka (Japão)

19.059.856

  1. Chongqing (China)

16.874.740

  1. Karachi (Paquistão)

16.839.950

  1. Istanbul (Turquia)

15.636.243

  1. Kinshasa (Congo)

15.628.085

  1. Lagos (Nigéria)

15.387.639

  1. Buenos Aires (Argentina)

15.369.919

  1. Kolkata (India)

15.133.888

  1. Manila (Filipinas)

14.406.059

  1. Tianjin (China)

14.011.828

  1. Guangzhou (China)

13.964.637

Quais são as maiores cidades do Brasil?

O mundo está cheio de cidades gigantescas. O Brasil tem quatro capitais entre as 100 maiores metrópoles do mundo. Entre 2021 e 2022 todas as cidades do País listadas pelo World City Populations tiveram um crescimento populacional. As maiores cidades brasileiras da lista são:

20 maiores cidades do Brasil

Cidade

População

Colocação mundial

  1. São Paulo (SP)

22.429.800

5.ª

  1. Rio de Janeiro (RJ)

13.634.274

21.ª

  1. Belo Horizonte (MG)

6.194.292

61.ª

  1. Brasília (DF)

4.803.877

85.ª

  1. Recife (PE)

4.220.458

101.ª

  1. Porto Alegre (RS)

4.185.488

103.ª

  1. Fortaleza (CE)

4.163.953

104.ª

  1. Salvador (BA)

3.920.132

113.ª

  1. Curitiba (PR)

3.770.919

122.ª

  1. Campinas (SP)

3.384.564

136.ª

  1. Goiânia (GO)

2.800.919

176.ª

  1. Belém (PA)

2.385.490

209.ª

  1. Manaus (AM)

2.340.784

212.ª

  1. Grande Vitória (ES)

2.141.511

236.ª

  1. Baixada Santista (SP)

1.929.846

264.ª

  1. Natal (RN)

1.511.614

350.ª

  1. Grande São Luís (MA)

1.511.102

351.ª

  1. João Pessoa (PB)

1.407.889

373.ª

  1. Maceió (AL)

1.350.505

394.ª

  1. Joinville (SC)

1.334.194

402.ª

Quais são as melhores cidades para se viver?

Agora você já sabe quais são as maiores cidades do mundo. Mas, como diz o ditado, tamanho não é documento. Ou seja, nem sempre viver nessas cidades significa ter qualidade de vida. Se o que você procura é um bom lugar para morar, confira aqui a nossa lista com as melhores cidades do mundo para se viver!

app-udi