A maioria dos chefs concorda que a educação formal é o melhor caminho para os cozinheiros se especializarem em ferramentas técnicas para atuar nessa indústria tão competitiva e, às vezes, brutal. Mas além de tudo isso, as melhores escolas de culinária do mundo abrem muitas portas e ensinam habilidades inestimáveis ​​para quem tem o sonho de ser dono do seu próprio restaurante. Ficou curioso(a) para saber quais são elas? Então vamos descobrir agora!

Melhores escolas de culinária do mundo: Escola de Artes Culinárias Auguste Escoffier – EUA

Localização: Boulder e Austin

Essa escola recebeu o nome do famoso chef Auguste Escoffier, que começou sua carreira aos 13 anos e revolucionou a culinária francesa moderna, causando um impacto gigantesco na história da culinária mundial.

Os dois campus localizados nos Estados Unidos (um em Boulder, no Colorado e outro em Austin, no Texas) são credenciados e especializados em educação culinária e pastelaria, oferecendo diplomas e formação superior em ambos os segmentos.

A Auguste Escoffier segue  a filosofia “farm-to-table”, que ensina os alunos de onde vem a comida e os incentiva a respeitar os recursos locais e práticas sustentáveis. Em turmas pequenas, os alunos são capacitados para atingir seu potencial em cursos baseados nos métodos, princípios e sistemas desenvolvidos pelo seu fundador.

Dependendo do campus e do programa de interesse, a escola oferece opções de auxílio financeiro para alguns estudantes.

melhores-escolas-de-culinária-esccofier

Escola de Artes Culinárias Auguste Escoffier em Boulder (Foto: Craig Talbert)

Melhores escolas de culinária do mundo: Academia de Artes Culinárias – Suíça

Localização: Lucerna e Le Bouveret

Com a reputação de ser uma das instituições culinárias mais respeitadas do mundo, a Culinary Arts Academy é membro do Swiss Education Group e prepara seus alunos para uma carreira com foco no empreendedorismo e nas habilidades na cozinha .

O Swiss Education Group é uma aliança de cinco escolas de hospitalidade suíça: a Swiss Hotel Management School, o Hotel Institute Montreux, o Cesar Ritz Colleges, o International Hotel and Tourism Training Institute e o próprio Culinary Arts Academy Switzerland

A Culinary Arts Academy  é uma escola altamente seletiva, com apenas 300 alunos acomodados em dois campi, um no centro histórico de Lucerna e o outro à beira do Lago Lemano em Le Bouveret. Oferece uma variedade de opções de estudos, desde cursos de educação de um período até programas de graduação de três anos. Alguns dos cursos são:

  • Bacharel em Artes Culinárias
  • Grande Diploma Suíço em Artes Culinárias
  • Grande Diploma Suíço em Pastelaria e Artes de Chocolate
  • Diploma em Artes Culinárias Vegetariana
  • Mestrado em Negócios Internacionais em Gerenciamento Culinário

Também está previsto para o final desse ano ou início de 2021 um novo programa de mestrado em Negócios Internacionais em Gestão de Negócios Culinários.

Com uma abordagem das tradições culinárias que reflete as tendências modernas, os alunos dessa escola são formados para se tornarem especialistas em culinária internacional, desde o básico da culinária tradicional até métodos internacionais de refeições requintadas.

Além disso, os estudantes têm oportunidades únicas de estágio disponíveis através de gigantes do setor, como o Ritz Paris e o Ritz Escoffier.

A Academia de Artes Culinárias da Suíça também conta com bolsas de estudos baseadas em mérito.

melhores-escolas-de-culinária-Culinary-Arts-Academy

Culinary Arts Academy (Foto: CesarRitzColleges)

Melhores escolas de culinária do mundo: Instituto de Culinária da América – EUA

Localização: Hyde Park, San Antonio, Napa e Singapura.

O Culinary Institute of America foi a primeira escola do tipo nos EUA, abrindo suas portas em 1946, no centro de New Haven, no estado de Connecticut. Hoje, o Instituto conta com escolas nas duas costas americanas e até um campus internacional em Singapura.

Todos os três campi  nos Estados Unidos oferecem Associate Degrees, que nos EUA é um nível de qualificação entre o diploma do Ensino Médio e o de bacharelado. Mas apenas o campus principal em Hyde Park, no estado de Nova York, oferece diploma de bacharel.

O campus da Califórnia, localizado em Napa Valley, abriga uma escola de negócios gastronômicos que tem uma abordagem única, ensinando seus alunos (geralmente donos de restaurantes ou pessoas que pretendem ter um negócio do tipo) a superar os desafios que advêm da administração de um serviço de alimentação.

Já o campus de Hyde Park oferece aos estudantes experiências de vida verdadeiras, operando três restaurantes públicos especializados em cozinha italiana, francesa e americana, além de um café especializado em sanduíches, sopas e guloseimas.

Os alunos dos campus no Texas e na Califórnia também têm a disposição alguns restaurantes locais para desenvolverem suas habilidades práticas, mas não contam com a mesma variedade de estilos culinários que é encontrada no campus principal. Os três campi em solo americano oferecem bolsas para os estudantes mais destacados.

Entre os ex-alunos mais famosos da instituição está o chef Anthony Bourdain, que inclusive foi homenageado pelo Instituto com uma bolsa de estudos em seu nome.

melhores-escolas-de-culinária-culinary-institute-of-america

Culinary Institute of America em Hyde Park (Foto: Ron Cogswell)

Melhores escolas de culinária do mundo: Le Cordon Bleu – França

Localização: Paris e outros 24 campi

O Le Cordon Bleu, em Paris, é conhecido como uma das instituições mais ilustres da educação culinária, especialmente se você estiver interessado em culinária francesa, já que esse instituto é considerado o guardião das técnicas francesas. Com 40 campi espalhados ao redor do mundo, é a maior escola de culinária e hospitalidade do planeta!

Considerado o passaporte para um mundo de oportunidades de carreira, o Le Grand Diplôme é um programa intensivo e abrangente em técnicas culinárias francesas clássicas que combina o Diplôme de Pâtisserie e o Diplôme de Cuisine.

Mas além dos cursos avançados, a Cordon Bleu também oferece cursos e oficinas de um a quatro dias para chefs amadores na maioria dos seus campi.

A variedade de programas oferecidos inclui: Pastelaria e Confeitaria, Culinária, Culinária do Mundo, Gerenciamento de Hospitalidade e Gastronomia, Vinhos e Destilados, Gastronomia e Nutrição, Artes e Negócios Culinários, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Padaria, Queijos e Doces Dinamarqueses, Pães Artesanais.

O Le Cordon Bleu Paris oferece a novos candidatos e estudantes de todas as nacionalidades várias oportunidades de bolsas de estudos.

Um dos seus ex-alunos mais famosos na verdade é uma ex-aluna, Julia Child, que se formou em 1949 e hoje é um dos maiores nome da Gastronomia mundial de todos os tempos.

Além dos campi já citados, o Le Cordon Bleu também tem unidades em cidades como Lima, Rio de Janeiro, São Paulo, Madrid, Istambul, Seul, Xangai, Wellington, Sydney, Tóquio, Londres, Melbourne, Ottawa, Brisbane, Adelaide, Kuala Lumpur, Bangcoc, Cidade do México, Manila, Kobe e Beirute, entre outras.

melhores-escolas-de-culinária-le-cordon-bleu

Le Cordon Bleu (Foto: Mario Roberto Duran Ortiz)

Melhores escolas de culinária do mundo: Instituto de Educação Culinária – EUA

Localização: Nova York

O campus principal do Institute of Culinary Education está localizado no centro de Manhattan, em Nova York. Originalmente fundado em 1975 com o nome Peter Kump’s New York Cooking School, o instituto oferece programas em Artes Culinárias, Pastelaria e Artes de Panificação, Gerenciamento de Culinária e Gerenciamento de Hospitalidade. Ao todo, o instituto conta com cerca de 1500 alunos.

O campus de Nova York oferece oportunidades para criatividade avançada, incluindo o primeiro Laboratório de Chocolate “bean-to-bar” com foco na educação, uma horta hidropônica coberta, um Laboratório de Tecnologia Culinária equipado com tandoor (um forno típico da Ásia Central), uma churrasqueira vertical, equipamentos modernistas de ponta e espaços dedicados para estudos de mixologia e vinhos.

O Instituto também conta com oportunidades de bolsas e entre os seus ex-alunos notáveis estão Vivian Howard, Rachel Yang, Ed Behr, Marc Murphy, Gail Simmons e Mashama Bailey, entre muitos outros.

Melhores escolas de culinária do mundo: Apicius – Itália

Localização: Florença

Fundada em 1997, a Apicius International School of Hospitality é a primeira escola internacional de hospitalidade da Itália e hoje atua como um próspero centro de culinária, vinho e hospitalidade, sendo respeitado mundialmente como uma líder em educação acadêmica e profissional.

Situada na bela cidade italiana de Florença, a escola segue uma estrutura mais acadêmica de palestras, oficinas e seminários em seus três locais distribuídos pela cidade. Possui instalações de última geração, incluindo os laboratórios de aprendizado Ganzo, Dimora e Sorgiva, que vinculam os alunos à comunidade local para que eles obtenham experiência em hospitalidade, catering e administração. A escola também tem sua própria pastelaria, a Fedora, que mostra o trabalho dos alunos.

A Escola de Estudos sobre Alimentos e Vinhos da Apicius oferece cursos de Panificação e Pastelaria; Artes Culinárias; Dietética e Nutrição; Comida e Cultura; Ciências da Alimentação; Vinho e Cultura e Especialização em Vinhos, entre outros. Já a Escola de Hospitalidade oferece cursos em Gerenciamento de Hospitalidade e Turismo; Gestão de Hotéis e Hospedagem; Gerenciamento de Restaurantes, Alimentos e Bebidas e Gestão de Spa.

Parte da Universidade de Artes de Florença (FUA), a Apicius oferece dois diplomas de bacharelado de quatro anos, um em Hospitalidade e outro em Estudos de Alimentos e Vinhos. Também são oferecidos programas profissionais de 1 a 2 anos com certificado que combinam aprendizado experimental em sala de aula com experiência prática na comunidade local.

Menções Honrosas

Outras instituições também aparecem na lista das melhores escolas de Culinária do mundo. Confira abaixo na ordem:

  • 7° Westminster Kingsway College – Londres (Reino Unido)
  • 8° Kendall College Escola de Artes Culinárias –  Chicago (EUA)
  • 9° Business & Hotel Management School (BHMS) – Lucerna (Suíça)
  • 10º New England Culinary Institute – Montpelier (EUA)
  • 11º Gastronomicom International Culinary Academy – Agde (França)
  • 12º Culinary Institute of Barcelona – Barcelona (Espanha)
  • 13º Hattori Nutrition College – Tóquio (Japão)

Universidade do Intercâmbio

Essas são as 13 melhores escolas de Culinária do mundo. Em qual delas você vai querer estudar no futuro? Seja qual for sua resposta, o segredo para conquistar a sua vaga em uma delas é se preparar. E com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.