BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Quais são as melhores universidades do País de Gales?

Geralmente, quando pensamos em estudar no Reino Unido, a Inglaterra é a primeira opção que vem à mente. Mas você deve saber que o Reino Unido, na realidade, se trata da união de quatro nações. Além da Inglaterra, a Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales compõem o UK. 

Essas nações têm excelentes universidades, muitas delas com anos de tradição e renome mundial. E para te ajudar a conhecer ainda mais quais são as universidades do Reino Unido, separamos as melhores instituições do País de Gales. Vamos conhecê-las?

País de Gales tem bolsas de estudos(John-Mark Strange/Unsplash)

A localização: País de Gales

O País de Gales é um pouco menos conhecido do que seus vizinhos, principalmente quando falamos de intercâmbio no exterior. Por lá, a moeda oficial é a libra esterlina e a língua oficial é o galês, além da língua inglesa. 

O País de Gales é um país no sudoeste da Grã-Bretanha. Suas belezas naturais e pontos turísticos mais chamativos são o litoral acidentado, parques nacionais montanhosos (como o Snowdonia), além de castelos medievais e uma forte cultura celta. 

A nação, chamada em inglês de Wales, também é bastante conhecida pelo seu alto nível de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,885 e pela sua capital que é a mais jovem de toda a Europa: Cardif, uma cidade costeira.

Estudantes internacionais do País de Gales(Ian Cylkowski/Unsplash)

Quais são as melhores universidades do País de Gales?

1. Universidade de Cardiff

A Universidade de Cardiff, localizada na capital de mesmo nome, é considerada a melhor instituição do País de Gales! Ela é a única representante do Russell Group no País de Gales, que é uma associação das 24 maiores universidades de investigação intensiva do Reino Unido e é responsável por receber cerca de ⅓  dos recursos destinados à pesquisa do país.

Essa é também a única instituição do país no top 166.º do QS World Rankings (posição que ocupa atualmente na pesquisa). Além disso, cabe destacar que é uma das poucas universidades do Reino Unido que já recebeu dois prêmios Nobel. 

Todo esse reconhecimento vem de uma história bastante consolidada. A Universidade de Cardiff abriu suas portas em 24 de outubro de 1883 e foi formalmente estabelecida, por autorização real, em 1884.

Fundada inicialmente como University College of South Wales and Monmouthshire, à época havia apenas 13 professores, 102 alunos em tempo integral e 12 departamentos. 

De lá para cá, muita coisa mudou. A  instituição, hoje em dia, conta com mais de 300 cursos para aproximadamente 33 mil estudantes de cerca de 148 países! Desses, mais de 9 mil são estrangeiros, de fora do Reino Unido. Os alunos indicaram 72% de satisfação geral na Pesquisa Nacional de Estudantes de 2021. 

2. Universidade Swansea

A Universidade Swansea, localizada na cidade de mesmo nome - que é a segunda maior do País de Gales, foi nomeada a instituição do ano da nação pelo Times Good University Guide pela segunda vez em três anos, além de estar no top 5 para satisfação do aluno (de acordo com o NSS 2018) e perspectivas de pós-graduação (segundo o Guardian University Guide 2020). Já no ranking QS, fica na posição 425.ª dentre as mais renomadas de todo o mundo.

Ela foi fundada em 1920 e hoje em dia, são mais de 20 alunos nos seguintes departamentos: 

  • Escola de Engenharia Aeroespacial, Civil, Elétrica, Geral e Mecânica;
  • Escola de Biociências, Geografia e Física;
  • Escola de Cultura e Comunicação;
  • Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas;
  • Escola de Saúde e Assistência Social;
  • Escola de Direito Hillary Rodham Clinton;
  • Escola de Administração;
  • Escola de Matemática e Ciência da Computação;
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Swansea;
  • Escola de Psicologia;
  • Escola de Ciências Sociais.

3. Universidade Bangor

Fundada em 1884, a Universidade Bangor possui mais de 9 mil estudantes (dos quais cerca de 2 mil são oriundos de 128 países) e possui 26 escolas acadêmicas, agrupadas em seis faculdades: 

  • Artes e Humanidades;
  • Business;
  • Ciências Sociais e Direito;
  • Educação; 
  • Ciências Naturais, Saúde e Ciências Comportamentais;
  • Física e Ciências Aplicadas. 

Localizada na cidade de Bangor, no norte do País de Gales, a universidade tem diversas instalações e recursos, incluindo navio para pesca no oceano, laboratórios de nanotecnologia e centro ambiental.

Atualmente, está ranqueada na posição 601-650 no ranking QS. Também foi classificada, pela Pesquisa Nacional de Estudantes de 2019, dentre as 10 melhores do Reino Unido em satisfação estudantil.

A Universidade está localizada aos pés de belíssimas montanhas e praias do País de Gales e as acomodações também foram classificadas como as melhores do Reino Unido. 

Para os estudantes internacionais, uma ótima notícia: é que, de acordo com a Totally Money 2019, a universidade está em primeiro lugar como “menor custo de vida”. Na realidade, em comparação com outros países do Reino Unido, o País de Gales é bastante econômico, o que torna um destino mais em conta e ainda sim, fabuloso!

4. Universidade de Aberystwyth

Fundada em 1872,  a Aberystwyth foi a primeira universidade do País de Gales.  A instituição se destaca principalmente pelos cursos de teatro, cinema e televisão, ciências biológicas, geografia e ciências da terra, história, estudos celtas, estudos de gestão e de negócios e ciência da computação. Ainda falando sobre as principais áreas, o departamento de política internacional é globalmente reconhecido como um dos mais antigos e melhores do mundo. 

A Universidade Aberystwyth foi nomeada a 'Universidade do Ano do Reino Unido' pela Qualidade de Ensino pelo Times Good University Guide em 2018 e 2019. Hoje em dia, está em 651-700 no ranking QS e chama a atenção pela empregabilidade: dados da Higher Education Statistics Agency (HESA) mostram que 96,8% dos alunos estão e empregados em cerca de 6 meses após a graduação.

Dos cerca de 6 mil alunos, aproximadamente 2 mil são estrangeiros. E isso reflete diretamente nos números: ela está no top 5 para alunos internacionais em uma recente pesquisa do International Student Barometer.

5. Universidade Metropolitana de Cardiff

Mais uma instituição localizada na capital do País de Gales para fechar a lista com chave de ouro! A Universidade Metropolitana de Cardiff  pode ser considerada como a 5.ª melhor do país e conta com três campi, com cerca de 12 mil estudantes de 140 diferentes países matriculados.

A Universidade Metropolitana não tem uma posição no ranking QS, mas apresenta um bom desempenho em outros dados. Por exemplo, na pesquisa de satisfação dos estudantes do Reino Unido, já recebeu os títulos de melhor do Reino Unido por experiência estudantil, suporte ao aluno e experiência de vida. Além disso, 94% dos recém-formados estavam empregados ou estudando após a conclusão do curso de graduação.

São quase 300 programas de graduação e mais de 151 de pós-graduação, a instituição tem suas origens em 1865. Atualmente, se divide nos seguintes departamentos:

  • Escola de Arte e Design;
  • Escola de Educação e Política Social;
  • Escola de Ciências do Esporte e da Saúde;
  • Escola de Administração;
  • Escola de Tecnologias.

Estude no País de Gales

O País de Gales faz parte do Reino Unido e tem muito a oferecer para um estudante internacional. No total, são 8 instituições de ensino superior, muitas delas com reconhecimento mundial pela qualidade do ensino e estrutura dos campi. Além das universidades que conhecemos, três instituições jovens têm se mostrado de grande relevância por lá. São elas:

Universidade de Gales do Sul

Distribuída por três campi no sul do País de Gales, a University of South Wales, também chamada de USW, é uma universidade moderna e ambiciosa que oferece cursos para cerca de 23 mil estudantes. Fundada em 11 de abril de 2013 a partir da fusão da University of Glamorgan e da University of Wales, a instituição é bastante jovem, mas promissora. 

Universidade de Gales Trinity Saint David

Conhecida por sua atmosfera comunitária, a Universidade de Wales Trinity Saint David (UWTSD) é uma universidade inclusiva e com visão de futuro. Nomeada com o padroeiro do País de Gales (St. David), ela fornece ensino de alta qualidade e professores que atuam na pesquisa ou na indústria. Também é uma universidade com história recente e foi fundada em 2010.

Universidade Wrexham Glyndŵr

A Wrexham Glyndŵr University é uma universidade pública de pesquisa no nordeste do País de Gales, com campi em Wrexham, Northop e St Asaph. Oferece cursos de graduação e pós-graduação, além de cursos profissionalizantes. A universidade tem aproximadamente 6 mil estudantes e uma trajetória de 14 anos. 

Por que estudar em Gales? 

Cada universidade no pequeno País de Gales tem um diferencial, mas o que todas elas têm em comum? 

Podemos dizer que a localização é excelente e facilita bastante o acesso a diversos países da Europa durante o intercâmbio. Além disso, a nação galesa tem um baixo custo, quando comparada com outros países do Reino Unido.

A possibilidade de estudar fora com economia combinada à alta qualidade de vida, com segurança, educação e moradia como pilares, transforma a nação britânica de 3 milhões de habitantes em um destino muito desejado. 

Os principais motivos para estudar por lá são: 

1. Educação e pesquisa de alta qualidade

Como estudante de uma universidade no País de Gales, você terá uma excelente experiência de aprendizado. A nação utiliza o mesmo sistema de ensino superior do Reino Unido, dotado de renome mundial. 

2. Foco na empregabilidade dos ex-alunos

Como vimos, grandes universidades do País de Gales têm taxas de empregabilidade acima de 90% no primeiro semestre após a formatura. É que as universidades galesas têm parcerias com as melhores empresas do mundo, desde a NASA até a Rolls Royce.

3. Custo de vida acessível

O País de Gales tem um dos custos de vida mais baixos da Grã-Bretanha. Até mesmo a acomodação, viagens, alimentação, entretenimento e compras ficam mais em conta, mesmo contando com a mesma alta qualidade do resto do Reino Unido.

4. Cenário deslumbrante e locais históricos

Paisagens naturais e históricas também tornam a experiência do estudante internacional em terras galesas muito especial. Sério, já pensou na possibilidade de conhecer mais de 600 castelos? Isso é possível por lá. De acordo com os sites de turismo, há mais castelos por milha quadrada no País de Gales do que em qualquer outro lugar do mundo. Além disso, seis patrimônios da humanidade pela UNESCO vão estar a pouco tempo de viagem!

Universidades do País de Gales(Peyton Wells/Unsplash)

5. Comunidade internacional forte

Os números deixam registrado que mais de 21 mil alunos de fora do Reino Unido estão matriculados no País de Gales. De acordo com o Erudera, a Universidade de Cardiff é a maior universidade para estudantes internacionais, com mais de 7 mil estrangeiros, seguida pela Universidade Swansea com cerca de 3 mil. Além disso, os esforços para manter a comunidade inclusiva trazem resultados positivos. A University of South Wales, por exemplo, ganhou o prêmio Times Higher Education de suporte para alunos internacionais em 2012.

Como estudar no País de Gales?

Assim como em outras nações do Reino Unido, os estudantes internacionais podem aplicar para estudar no País de Gales através do UCAS, que é como se fosse o nosso SISU. Essa é uma plataforma desenvolvida para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior britânico. Confira os detalhes do UCAS clicando aqui.

Além disso, é importante ter em mente que algumas universidades galesas contam com programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil. Por isso, mesmo que estudar em um país que tem a libra como moeda oficial pareça fora do orçamento, vale a pena tentar conquistar um auxílio como esses.

De forma geral, além da aprovação, os estudantes estrangeiros vão precisar de um visto para realizar uma graduação ou pós-graduação no País de Gales. É que, assim como em todo o Reino Unido, visitantes que vão ficar por lá por mais de 6 meses precisam ter em mãos a aprovação de permanência.

E se você quer se preparar da melhor forma para conquistar AQUELA oportunidade no Reino Unido, conte com a nossa mentoria especializada. São centenas de conteúdos bastante didáticos para te ajudar. Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo para juntar-se ao time! 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

19 Set 2022

Postagens recentes