Quanto custa fazer mestrado no Reino Unido?

Já falamos aqui no blog como é o processo de aplicação para cursos de mestrado no Reino Unido, um dos principais destinos de estudos internacionais do mundo. Hoje você vai descobrir quanto custa um programa dessa categoria na terra da rainha. Vamos lá?

Algumas das grandes vantagens de fazer mestrado no Reino Unido, um país que atrai mais de 450 mil estudantes internacionais anualmente (em tempos sem pandemia, claro!), são as suas ótimas técnicas de pesquisa, métodos de ensino modernos, instalações de última geração e uma oferta inigualável de programas de estudo.

11 universidades com mais intercambistas no Reino Unido

Por outro lado, a principal desvantagem é que definitivamente não estamos falando de um dos países mais acessíveis do ponto de vista financeiro. Portanto, se você realmente deseja fazer o seu mestrado por lá, tem que planejar seu orçamento com cuidado.

Nesse sentido, a primeira grande dica é: não limite sua pesquisa de programas de mestrado às opções disponíveis em Londres, porque você também encontrará muitos programas de mestrado, vários até mais acessíveis, em outras partes do país. Aliás, você notará diferenças significativas entre os custos dos cursos de mestrado na Inglaterra, no País de Gales, na Escócia e na Irlanda do Norte.

Mensalidade para estudantes britânicos x mensalidade para estudantes internacionais

Antes de olhar para os custos médios das mensalidades, vamos esclarecer alguns aspectos, como a diferença entre estudantes nacionais e internacionais.

A taxa de matrícula para estudantes britânicos se aplicava também a alunos dos demais países da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu (EEE), e isso era uma ótima vantagem para estudantes brasileiros que tinham dupla cidadania.  Além disso, esse grupo também podia solicitar empréstimos estudantis que ajudavam a pagar parcial ou totalmente os custos dos estudos.

Já a taxa de matrícula para estudantes internacionais se aplicava a todos os estudantes estrangeiros que não eram desses lugares, e nem tinham cidadania. Para eles, os custos das mensalidades são mais altos, às vezes duas ou três vezes mais altos. Este grupo de alunos não pode se inscrever para empréstimos estudantis e deve encontrar outras maneiras de pagar por sua educação (bolsas de estudo, subsídios, empréstimos bancários, apoio da família, etc.).

9 bolsas de mestrado na Europa

A grande questão é que, com o Brexit, 2020 foi o último ano em que os alunos desses outros países da Europa (ou pessoas com cidadania desses países) tiveram essa vantagem de pagar as mesmas mensalidades que os cidadãos do Reino Unido. A partir de 1º de agosto desse ano, cidadãos de outros países da Europa estarão na mesma categoria que os atuais estudantes internacionais, o que significa mensalidades mais altas e nenhum empréstimo estudantil. E isso claro, se aplica para os brasileiros com cidadania de algum país da Europa que não o Reino Unido.

Outra informação importante para ter em mente é que as universidades privadas no Reino Unido têm custos mais altos que as universidades públicas, e isso se aplica também para programas de mestrado. Além disso, em muitos casos elas cobram as mesmas taxas e mensalidades para todos os alunos, sejam eles britânicos ou estrangeiros.

Quanto custa fazer mestrado no Reino Unido?

Agora que você já sabe essas informações, vamos ver quanto custa, de fato, fazer mestrado em cada um dos países que foram o Reino Unido?

Taxas de matrícula na Inglaterra

As taxas médias dos custos de mestrado na Inglaterra variam de 5 mil a mais de 30 mil libras esterlinas por ano, mas os custos podem ficar consideravelmente mais altos dependendo da instituição e do programa que você planeja frequentar.

Reino Unido ou Inglaterra? Entenda a diferença!

Por exemplo, as taxas para programas nas áreas de Negócios, Engenharia e Ciência da Computação podem ser consideravelmente mais altas em comparação com as taxas de programas nas áreas de Educação, Jornalismo e Ciências Humanas.

Normalmente, as mensalidades anuais não diferem muito entre os programas de graduação e pós-graduação na Inglaterra.

Taxas de matrícula na Escócia

As universidades escocesas cobram uma grande variedade de taxas de ensino. Você pode encontrar alguns programas que começam entre 500 e 1000 libras esterlinas por ano e outros que chegam a 17 mil libras (ou mais) pelo mesmo período. As universidades privadas podem ser ainda mais caras.

Taxas de matrícula no País de Gales

As universidades galesas podem cobrar taxas de ensino que variam entre 1000 e mais de 17 mil libras esterlinas por ano tanto para cursos de graduação quanto de pós-graduação.

Universidade de Cardiff, no País de Gales (Foto: Jeremy Segrott/Flickr)

Taxas de matrícula na Irlanda do Norte

A situação na Irlanda do Norte é semelhante à da Escócia e do País de Gales. As mensalidades começam em torno de 1.000 e 2.000 libras esterlinas anuais e podem chegar a até 18 mil libras esterlinas pelo mesmo período. Por lá, as universidades privadas também costumam ser mais caras.

Taxas de matrícula nas melhores universidades

Confira agora os valores médios nos custos de mestrado de algumas das melhores universidades do Reino Unido:

Universidade Valor médio anual
Oxford 11 mil libras
Cambridge Entre 10 e 13 mil libras
Imperial College London 11 mil libras
University College London (UCL) Entre 11 e 16 mil libras
London School of Economics and Political Science (LSE) Entre 14 e 18 mil libras

Universidade do Intercâmbio

Você pode até ter se assustado com esses valores, mas fique sabendo que o Reino Unido também é conhecido por oferecer ótimas bolsas de estudo, tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação. E nós podemos te ajudar a se preparar para conquistar essas bolsas com a nossa mentoria especializada e o nosso time de mentores cheio de gente que já conseguiu chegar lá. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

24 Abr 2021