BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Minerva School: saiba o que é e como funciona

Já pensou em estudar em uma universidade não convencional, humana, confiante, atenciosa, seletiva, autêntica e direcionada? Parece muita coisa boa reunida para estar em um único lugar, né? Mas essa é a proposta do Minerva Project que deu origemà Minerva School em 2012.

Nunca ouviu falar nessa tal Escola Minerva? Pois hoje nós vamos te explicar todos os detalhes sobre uma das instituições de ensino superior mais recentes e mais inovadoras dos Estados Unidos. Saiba o que é, como é o processo de aplicação e quais são os cursos oferecidos para graduação e pós-graduação na Minerva School.

O que é Minerva School?

É normal que você nunca tenha ouvido falar da Minerva School at KGI, afinal de contas, ela não está listada em grandes rankings das melhores universidades do mundo. Ainda assim, esta é uma instituição de excelência. Recentemente, ela foi admitida no Consórcio de Claremont, um equivalente à Ivy League para as universidades da Costa Oeste dos Estados Unidos.

Com essa admissão, a Minerva se une a grandes instituições como Stanford, Caltech, UCLA e UCB, todas localizadas na Califórnia. A Minerva School at KGI, como já indica o nome, é parte do Keck Graduate Institute (KGI), uma instituição especialista em ciências aplicadas credenciada pela WASC Senior College and University Comission, uma das instituições credenciadoras mais importantes dos Estados Unidos.

Melhores universidades da Califórnia

Ainda que hoje Minerva School e KGI sejam vistos como a mesma coisa, essa união é fruto de uma parceria. A origem disso tudo é o Minerva Project, uma organização educacional criada em 2011 pelo empresário Ben Nelson. A ideia do projeto era promover uma educação que criasse cidadãos do mundo, preparados para tomar decisões difíceis e se adaptar a um planeta em constante processo de mudança.

minerva_schoolA Minerva School tem uma parceria com o KGI (foto: KGI/Flickr)

Para atingir esses objetivos, o Projeto Minerva tem uma das seleções mais exigentes do mundo. O método de ensino da Minerva School também é inovador, com participação obrigatória dos alunos respondendo às questões propostas em aula, que funcionam como um grande debate.

Outro grande diferencial é que as aulas e atividades são feitas por meio da plataforma online Forum. A proposta é que a Minerva seja acessível para pessoas de todo mundo e ofereça mais possibilidades do que as aulas presenciais. Além disso, o Minerva Project tem parcerias globais, sendo a mais importante com a KGI.

Os alunos aceitos para os programas da Minerva School têm a oportunidade de vivenciar um estilo diferente de aprendizado. No primeiro ano de educação, os alunos ficam na residência estudantil em São Francisco, mas não existe um campus, tudo é feito online.

27 cursos online oferecidos pelo Imperial College

Nos anos seguintes as disciplinas são mais específicas e continuam sendo oferecidas no ambiente virtual. A diferença é que os alunos têm a oportunidade de morar nas cidades de Seul (Coreia do Sul), Hyderabad (Índia), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina), Londres (Inglaterra) e Taipei (Taiwan) durante o curso.

Essa possibilidade de viver em sete países diferentes durante a graduação faz parte do projeto da Minerva de transformar seus alunos em cidadãos globais. Por outro lado, a ausência de um campus e o controle que a Minerva School tem da presença dos seus alunos durante o uso da plataforma Forum são alvos de críticas para alguns especialistas ouvidos pelo The Guardian.

Mesmo assim, existem especialistas também ouvidos pela reportagem que acreditam que a proposta de educação online e personalizada é benéfica. Bem como o fato de viver sozinho em várias partes do mundo acelera o amadurecimento. Uma prova do sucesso da Minerva School é o fato de 16% dos alunos de sua primeira turma terem conseguido vagas em grandes empresas, como a Google e o Twitter.

Quais são os cursos oferecidos? 

A Minerva School oferece cursos nos níveis undergraduate e graduate, que, a grosso modo, se assemelham às graduações e pós-graduações no Brasil. Um detalhe importante é que todos os cursos de undergraduate na Minerva são no tipo major, ou seja, funcionam como uma especialização.

No total, são cinco majors oferecidos por lá: Artes e Humanidades, Negócios, Ciências da Computação, Ciências da Natureza e Ciências Sociais. Cada uma dessas áreas tem seis subdivisões de especialização. Mesmo sendo áreas separadas, a escola diz que sua proposta é dar aos alunos experiências interdisciplinares.

Em Artes e Humanidades, por exemplo, o foco é nas áreas de História; Filosofia, Ética e Direito; Arte e Literatura, Fundamentos das Ciências Humanas; Análise em Ciências Humanas e Aplicação das Ciências Humanas. Além de estudar essas disciplinas, os alunos têm que fazer aulas de outros majors para completarem a carga horária necessária.

Os outros majors são divididos da seguinte maneira:

  • Negócios: com concentração em Novos Empreendimentos Comerciais; Gestão de Empresas; Estratégias Financeiras; Crescimento Escalável; Gestão de Marca e Gerenciamento da Complexidade Organizacional.
  • Ciência da Computação: com cursos de Ciência da Computação e Inteligência Artificial; Matemática; Ciência de Dados e Estatística; Teoria e Análise Computacional; Descoberta do Conhecimento Contemporâneo e Solução Aplicada de Problemas.
  • Ciências da Natureza: com disciplinas nas áreas de Átomos e Moléculas; Organismos e Células; Sistemas Terrestres; Teorias Fundamentais das Ciências da Natureza; Pesquisa e Análise nas Ciências da Natureza e Soluções de Problemas de Sistemas Complexos.
  • Ciências Sociais: com foco nas áreas de Cognição, Cérebro e Comportamento; Economia e Sociedade; Política, Governo e Sociedade; Teorias e Análises nas Ciências Sociais; Abordagem Empírica das Ciências Sociais e Desenvolvimento de Sociedades.

Já no caso de alunos que buscam uma pós-graduação na Minerva School, existe apenas uma opção disponível: o Mestrado em Ciência da Análise de Decisões. O foco é preparar os alunos para conseguirem tomar as melhores decisões para tornar o mundo um lugar melhor.

Para isso, os estudantes desse mestrado têm aulas de:

  • Análise Empírica Avançada;
  • Análise Formal Avançada;
  • Sistemas Complexos;
  • Tomada de Decisões Baseada em Informações;
  • Métodos de Pesquisa.

Tanto os cursos undergratuate quanto o gratuate são pagos e podem oferecer bolsas de estudo e empréstimos estudantis. Mas, de forma geral, o curso de mestrado cobra uma taxa semestral de 7.900 dólares, ou 39.500 dólares para o curso completo de 21 meses.

Como achar bolsas de estudo na sua área

Já os cursos de graduação têm um custo total de 32.950 dólares anuais nos primeiros três anos e 36.900 dólares no quarto ano. Esses valores para a graduação incluem gastos com transporte, moradia e alimentação.

Como fazer uma aplicação para a Minerva School?

Entrar para a Minerva School é, com certeza, um grande mérito. Em 2020, por exemplo, a escola recebeu 25 mil candidaturas de pessoas interessadas em estudar por lá. Desse total, apenas 500 alunos foram selecionados, o que significa 2% dos candidatos.

Mas se engana quem pensa que todo esse rigor vem de uma alta exigência de notas do SAT ou ACT. Na verdade, tanto para a graduação quanto para a pós-graduação, nenhuma prova tradicional é considerada, nem mesmo de domínio de idiomas. Também não são levados em consideração aspectos como gênero, raça ou condições financeiras.

A aplicação para a Minerva School tem três etapas tanto para os cursos undergraduate, quanto para o graduate. Para os cursos de nível de graduação, os alunos precisam primeiro preencher um formulário com suas informações básicas, histórico escolar e uma lista de coisas que já realizaram na vida.

O primeiro passo para ingressar no mestrado é bastante similar. A diferença é que além do histórico escolar e dos dados pessoais básicos, é preciso incluir um currículo, responder qual o seu status de emprego atual e em qual instituição você se formou.

Apesar de não aceitar notas de provas como o GMAT ou o SAT, a segunda etapa do processo seletivo para a Minerva School para todos os níveis de formação é o que eles chamam de “desafio”. Ele é feito online e não tem como se preparar para ele, já que a ideia é identificar como o seu pensamento funciona.

A única preparação possível, segundo informa a escola, é ter as condições técnicas para fazer uma prova online e ficar tranquilo(a). O tempo para a prova dos candidatos aos cursos de graduação não é informado, mas para o curso de mestrado é preciso completar o desafio em 45 minutos.

A terceira e última etapa do processo é diferente dependendo da modalidade pretendida. Nos cursos de graduação, serão avaliadas as suas atividades em classe e extraclasse, as famosas extracurriculares. Já no curso de mestrado é feita uma entrevista com os candidatos para avaliação dos materiais enviados.

A decisão final sobre a aprovação ou não dos candidatos leva em consideração todas as três etapas do processo. O resultado leva até quatro semanas para ser enviado. Em caso de aprovação, é só fazer sua matrícula e aproveitar uma das metodologias de ensino mais diferentes do mundo.

Universidade do Intercâmbio

Ficou interessado(a) em estudar na Minerva School? Então comece a se preparar agora mesmo. Para isso, conte com a ajuda da mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Com a ajuda dos nossos mentores que já estiveram nas mais importantes universidades do mundo, você vai ficar por dentro do passo a passo para aproveitar as melhores oportunidades no exterior. Faça agora mesmo o teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

23 Abr 2021

Postagens recentes