BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

O que muda com o Brexit para os brasileiros?

Depois de muitas discussões, no fim de janeiro aconteceu finalmente a oficialização da saída do Reino Unido da União Europeia. Ainda levará alguns meses para que as consequências dessa mudança sejam vistas na prática mas uma das principais diferenças será o fim da livre circulação de serviços, capitais, bens e pessoas entre os países que fazem parte do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) e o restante dos países europeus que seguem fazendo parte do acordo. Mas o que muda com o Brexit realmente?

O período de transição para essa saída termina em 31 de dezembro desse ano. Isso significa que, até lá, tudo segue funcionando normalmente. Mas a partir do ano que vem já não vai ser tão simples assim para os cidadãos europeus migrarem para a Terra da Rainha. E o mesmo também vale para os britânicos que quiserem viver, trabalhar ou estudar em países como Espanha, Alemanha, Portugal, França e Itália. Só que ainda não se sabe exatamente como irão funcionar as novas regras, que serão discutidas e definidas ao longo desse ano.

o-que-muda-com-o-brexit

O que muda com o Brexit para os brasileiros?

Na prática, o que muda com o Brexit para nós aqui no Brasil? A resposta é NADA, pelo menos por agora. Essa livre circulação valia apenas para os países que fazem parte da União Europeia, além de Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein.

Antes do Brexit, o Reino Unido já não fazia parte do Espaço Schengen, que é um acordo feito entre os países da União Europeia que permite a livre circulação de turistas não-europeus (inclusive brasileiros) nesses territórios pelo período de 3 meses sem visto. Por lá, também não existe a obrigatoriedade de visto para turistas brasileiros. A diferença é que o tempo de permanência é maior: 6 meses. Ou seja, tudo permanecerá igual.

Já para quem quiser estudar ou trabalhar no país, as regras de imigração por enquanto também permanecerão as mesmas. E é importante lembrar que um visto de trabalho ou estudo no Reino Unido não vale e nem valerá para outros países. E mesmo entre as nações que fazem parte do Espaço Schengen, essa regra é a mesma. Por exemplo, quem consegue um visto de estudo ou trabalho na Espanha não pode utilizar o mesmo visto para estudar ou trabalhar na França.

E para quem tem cidadania europeia?

Para os brasileiros que têm passaporte de um algum país europeu tudo permanecerá igual até o final desse ano. Isso significa que, cidadãos brasileiros com nacionalidade europeia poderão transitar livremente (tanto para turismo, quanto estudo e trabalho), pelos países da União Europeia até dezembro. As regras que começarão a valer a partir de 2021 ainda não foram definidas.

O que muda com o Brexit: imigrantes de outros países podem ter mais facilidade de encontrar emprego no futuro.

Oferta de trabalho pode aumentar

Desde o anúncio do Brexit, o número de cidadãos de outros países da Europa residindo no Reino Unido não para de diminuir. E a tendência com a oficialização da saída e o  fim do período de transição é que esse número caia ainda mais.

Outro ponto importante é que o número de empregos disponíveis no Reino Unido é bem elevado e isso mesmo com a mão de obra europeia que atualmente vive por lá. A medida que o número de europeus retornando para os seus países do origem for aumentando, o número de vagas no mercado de trabalho também crescerá. E quem sairá ganhando com isso são os cidadãos de outros países do mundo.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já disse que o número cada vez menor de imigrantes europeus na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, poderá favorecer a criação de regras facilitadoras para a imigração de trabalhadores de outros continentes.

Algumas das principais mudanças já anunciadas serão a criação de um sistema de pontos para migração semelhante ao australiano e a implementação de um novo visto especial para cientistas, com a intenção de atrair os melhores talentos do mundo.

Na prática, não haverá a criação de leis para facilitar a imigração de brasileiros ou nenhuma outra nacionalidade específica. Mas as vantagens que os demais imigrantes de outros países da União Europeia tinham poderá acabar quando as novas regras forem implementadas. E isso pode significar mais facilidade para encontrar trabalho ou pelo menos para concorrer pelas vagas de maneira mais equiparada.

Já para os estudantes, outra mudança anunciada que pode facilitar e muito a vida dos brasileiros que pretendem seguir por lá depois dos estudos é o aumento do prazo para procurar emprego após a finalização do curso. Esse prazo, que hoje é de apenas 4 meses, será aumentado para 2 anos.

Agora que você já sabe o que muda com o Brexit, que tal começar a se preparar para conseguir uma ótima vaga de estudo ou trabalho no Reino Unido? A nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar a conquistar sua vaga lá fora. Faça seu teste de perfil agora mesmo clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

01 Fev 2020

Postagens recentes
10 melhores universidades do Canadá

Você sonha em fazer uma graduação ou pós fora do Brasil? Então confira essa lista que separamos com as melhores universidades do Canadá.

Ana Clara Reis
11 Mar 2025