Você já parou pra pensar que algumas universidades ao redor do mundo são mais antigas que o Brasil? Ou seja, quando os portugueses chegaram no nosso país pela primeira vez essas instituições já funcionavam a todo vapor, formando profissionais nas mais diversas áreas de ensino. Mas quais são exatamente as universidades mais antigas do mundo? É isso que você vai descobrir agora!

Antes de começar é importante dizer que, em comum, essas instituições foram as responsáveis por estabelecer as bases da academia moderna e o que entendemos hoje em dia por ensino universitário e produção acadêmica.  Embora existam muitos lugares famosos de aprendizado no mundo antigo (principalmente na Grécia, China e no mundo islâmico), as instituições que aparecem nessa lista atuam como uma ponte entre esse período e o moderno sistema de ensino superior que conhecemos agora. Elas são responsáveis, por exemplo, ​​por algumas das maiores descobertas humanas existentes e, portanto, tiveram um efeito incalculável no mundo como o conhecemos hoje.

Por fim, também vale lembrar que todas essas instituições que aparecem no ranking ainda estão em operação até hoje. Algumas podem ter fechado temporariamente devido a fatores externos, como a ocorrência de guerras, mas sempre existiram em seu formato original.

Todas elas também estão sujeitas à definição moderna do que constitui uma universidade. É por isso que a Universidade de al-Qarawiyyin, no Marrocos (que é considerada a mais antiga do mundo pela UNESCO e pelo Guinness Book of World Records) não aparece por aqui, já que muitos estudiosos argumentam que, em seu formato original, a instituição era na verdade uma madrasa – uma casa de estudos islâmicos – e  só passou a atender aos critérios de uma universidade após a sua reestruturação em 1963.

Também colocamos na lista a posição atual que a universidade ocupa no ranking das 1000 melhores universidades do mundo do QS World University Rankings.

20 universidades mais antigas do mundo

Agora que está tudo entendido, vamos a lista!

20. Universidade de Viena

Ano da fundação: 1365

Localização: Viena, Áustria

Posição no ranking da QS World University 2020: 154

Fundada pelo duque Rudolf IV da Áustria (sob a jurisdição papal do Sacro Império Romano), a Universidade de Viena é a instituição de ensino mais antiga, e também mais resiliente, diga-se de passagem, entre os países de língua germânica. Desde a sua criação, ela já passou pela Reforma Protestante, pelos cercos otomanos do século XVI e pela anexação nazista. Atualmente, oferece mais de 180 cursos em uma ampla variedade de assuntos, divididos em 15 faculdades e 4 centros de ensino.

universidades-mais-antigas-do-mundo-viena

Universidade de Viena

19. Universidade Jaguelônica

Ano de fundação: 1364

Localização: Cracóvia, Polônia

Posição no ranking da QS World University 2020: 338

A mais antiga instituição educacional da Polônia, a Universidade Jaguelônica foi fundada pelo rei Casimiro III, o Grande, a fim de estabelecer uma classe educada no Reino da Polônia. Está em operação desde então, exceto entre 1939 e 1945, quando a instituição foi fechada por ocupantes nazistas e toda a sua equipe foi deportada para o campo de concentração de Sachsenhausen. Nicolau Copérnico, o lendário matemático/astrônomo da Renascença que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar, está entre seus ex-alunos mais notáveis.

universidades-mais-antigas-do-mundo-jaguelonica

Universidade Jaguelônica

18. Universidade de Pavia

Ano da fundação: 1361

Localização: Pavia, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 581-590

A primeira de muitas instituições italianas modernas nesta lista, a Universidade de Pavia originalmente serviu como centro educacional do norte medieval da Itália e permanece assim desde então. Apesar de vários fechamentos forçados durante esse período, sua encarnação moderna continua a prosperar, com mais de 20 mil estudantes atualmente matriculados.

universidades-mais-antigas-do-mundo-pavia

Universidades de Pavia

17. Universidade Carolina de Praga

Ano de fundação: 1348

Localização: Praga, República Tcheca

Posição no ranking da QS World University 2020: 291

Criada no Reino da Boêmia sob a direção do Papa Clemente VI, a Universidade Carolina de Praga (Charles University) é regularmente reconhecida como uma das instituições acadêmicas mais renomadas do mundo. Assim como a Universidade Jaguelônica, sofreu muito sob a ocupação nazista e a opressão soviética. As manifestações estudantis que ocorreram na instituição em 1989 foram fundamentais para instigar a Revolução de Veludo,  uma revolução não agressiva que contribuiu para a deposição do governo comunista na Checoslováquia, que mais tarde viria a se dividir entre República Tcheca e Eslováquia.

universidades-mais-antigas-do-mundo-charles

Universidade Carolina de Praga

16. Universidade de Pisa

Ano da fundação: 1343

Localização: Pisa, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 389

Embora seja mais conhecida pela sua famosa torre inclinada, a cidade de Pisa também abriga uma das universidades mais antigas do mundo, tendo formado cinco papas, dois presidentes italianos e três ganhadores do Nobel. É considerada uma das melhores e mais importantes instituições acadêmicas da Itália moderna.

universidades-mais-antigas-do-mundo-pisa-reitoria

Reitoria da Universidade de Pisa

15. Universidade de Florença

Ano da fundação: 1321

Localização: Florença, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 448

Originalmente o Studium Generale da região (implementado pela República Florentina), a localização da universidade em uma cidade culturalmente importante é destacada por suas várias conexões com o Renascimento. Leonardo da Vinci realizou estudos de anatomia no campus, enquanto Dante Alighieri, criador da Divina Comédia, está entre seus ex-alunos mais famosos.

Studium Generale era um título atribuído pela Igreja Católica ou por reis e imperadores do período medieval para universidade da época. Receber esse título indicava a excelência internacional da instituição e a colocava entre os locais de ensino mais prestigiados do continente.

universidades-mais-antigas-do-mundo-florença

Reitoria da Universidade de Florença

14. Universidade de Perúgia

Ano de fundação: 1308

Localização: Perúgia, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 751-800

Uma das primeiras universidades públicas gratuitas a serem criadas nas cidades-estados italianas, a Universidade de Perúgia mantém uma sólida experiência e reputação em Artes, Medicina e Direito. Se você estuda Contabilidade provavelmente já ouviu falar de um dos seus ex-alunos mais famosos, Luca Pacioli, também conhecido como o pai do sistema contábil moderno.

universidades-mais-antigas-do-mundo-perugia

Universidade de Perúgia

13. Universidade de Roma “La Sapienza”

Ano da fundação: 1303

Localização: Roma, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 203

Frequentemente referida como “La Sapienza”, a Universidade de Roma é uma das maiores instituições de ensino da Europa, com mais de 110 mil alunos matriculados. Originalmente conhecida pelo esplendor e grandeza de seu campus (que foi posteriormente destruído durante o saque de Roma em 1527), a universidade moderna formou várias figuras influentes, incluindo os cineastas Bernardo Bertolucci e Federico Fellini.

Universidade-de-Roma

Universidade de Roma

12. Universidade Complutense de Madrid

Ano de fundação: 1293

Local: Madrid, Espanha

Posição no ranking da QS World University 2020: 212

Amplamente considerada a instituição educacional de maior prestígio da Espanha, a Universidade Complutense de Madrid foi criada por decreto real pelo rei Sancho IV de Leão e Castela, um dos governantes mais poderosos da Europa Medieval. Numerosos ganhadores do Prêmio Nobel e políticos internacionais estudaram por lá e a instituição tem uma forte relação histórica com o desenvolvimento da indústria espanhola.

universidades-mais-antigas-do-mundo-madrid

Reitoria da Universidade Complutense de Madrid

10. Universidade de Macerata (empate)

Ano da fundação: 1290

Localização: Macerata, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: não aparece na lista

Localizada dentro das pitorescas muralhas medievais do centro histórico da cidade, a Universidade de Macerata é uma pequena instituição perto da costa do Adriático, especializada principalmente em Ciências Humanas e Sociais. Mesmo com o seu tamanho reduzido, alguns cursos da instituição também são oferecidos em inglês. É uma opção única e encantadora para quem deseja estudar no exterior.

universidades-mais-antigas-do-mundo-macerata

Universidade de Macerata

10. Universidade de Coimbra (empate)

Ano de fundação: 1290

Localização: Coimbra, Portugal

Posição no ranking da QS World University 2020: 406

Originalmente criada em Lisboa, a Universidade de Coimbra passou por várias mudanças, instalando-se em Coimbra em 1537 e permanecendo lá desde então. É uma universidade de pesquisa de vanguarda na Europa e pelos seus corredores já passaram muitas figuras públicas portuguesas (e brasileiras). O campus principal da instituição, com suas ricas histórias, tradições e edifícios, conquistou um lugar na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO em 2013.

universidades-mais-antigas-do-mundo-coimbra

Universidade de Coimbra

9. Universidade de Valladolid

Ano da fundação: 1241

Localização: Valladolid, Espanha

Posição no ranking da QS World University 2020: não aparece na lista

Outra instituição castelhana famosa, a Universidade de Valladolid é conhecida pela grande arquitetura gótica e barroca de seus edifícios, bem como por suas fortes associações culturais com a música e teatro locais. Seu sistema de bibliotecas também é de grande importância, com quase 1 milhão de documentos (muitos dos quais são considerados cultural e historicamente significativos).

universidades-mais-antigas-do-mundo-valladolid

Universidade de Valladolid

8. Universidade de Siena

Ano de fundação: 1240

Localização: Siena, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 701-750

Com seu corpo discente representando quase metade dos população geral da cidade, Siena tem uma forte tradição de ser um centro acadêmico. Embora vários papas medievais tenham estudado lá, a universidade moderna agora é mais conhecida por seus programas em direito, medicina e economia.

A própria universidade afirma ter sido fundada em 1240. No entanto, alguns historiadores contestam isso, com estudos que demonstram que a instituição pode ter sido fundada em 1246 ou em 1357.

universidades-mais-antigas-do-mundo-siena

Universidade de Siena

7. Universidade de Nápoles Federico II (1224)

Ano de fundação: 1224

Localização: Nápoles, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 424

Criada por seu homônimo, o Sacro Imperador Romano Frederico II, na tentativa de desenvolver uma classe de advogados e burocratas de elite para elaborar e defender leis, a Universidade de Nápoles evoluiu para uma das maiores e mais poderosas universidades da Itália moderna. Entre os seus ex-alunos mais famoso está São Tomás de Aquino, que na verdade foi um dos primeiros alunos da instituição.

universidades-mais-antigas-do-mundo-napoles

Universidade de Nápoles Federico II

6. Universidade de Pádua

Ano da fundação: 1222

Localização: Pádua, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 234

Fundada por um grande grupo de professores e estudantes da Universidade de Bolonha, nas proximidades, a Universidade de Pádua formou algumas das figuras mais influentes da Europa Medieval, particularmente nas ciências e nas artes. Hoje, continua sendo uma instituição influente e prestigiada, oferecendo cursos em mais de 30 departamentos.

1222 é menção mais antiga da universidade encontrada em registros históricos. No entanto, muitos historiadores acreditam que a instituição provavelmente é ainda mais antiga.

universidades-mais-antigas-do-mundo-padua

Reitoria da Universidade de Pádua

5. Universidade de Cambridge

Ano de criação: 1209

Localização: Cambridge, Reino Unido

Posição no ranking da QS World University 2020: 7

Assim como Pádua, a Universidade de Cambridge também foi fundada por acadêmicos de uma de suas universidades rivais (neste caso, Oxford). Desde então, evoluiu para se tornar uma das maiores e mais famosas instituições de ensino do mundo. Além de suas inúmeras contribuições para a ciência, arte e política, também inspirou o povoado de Cambridge, Massachusetts, onde um ex-aluno da instituição, John Harvard, ajudou a fundar a Universidade de Harvard (a mais antiga dos EUA), em 1636.

universidades-mais-antigas-do-mundo-cambridge

Universidade de Cambridge

4. Universidade de Paris

Ano de fundação: 1150

Localização: Paris, França

Posição no ranking da QS World University 2020: confira abaixo

Altamente influente como modelo estrutural para muitas das outras universidades nesta lista (e notável por seus programas de humanidades), a Universidade de Paris tem uma história geral tão tumultuada quanto a própria França. Foi fechada em 1793 após a Revolução Francesa, antes de ser reaberta em 1806 por Napoleão Bonaparte. Muitas figuras francesas famosas estudaram por lá, como Voltaire, Honoré Balzac, Jean-Paul Sartre e Marie Curie.

Após as reformas educacionais nacionais em 1970, a Universidade de Paris foi dividida em 13 universidades autônomas, designadas Universidade de Paris I a XIII (entre elas a famosa Paris IV-Sorbonne). Várias delas se fundiram entre 2018 e 2019. Essas 13 universidades, no entanto, ainda são consideradas herdeiras da original, e é por isso que estão representadas nessa lista.

Entre as universidades que surgiram a partir do desmembramento (e posterior refusão de algumas unidades) da Universidade de Paris, as que aparecem no ranking da QS são:

  • Universidade Sorbonne (surgida a partir da fusão da Universidade Paris IV Paris-Sorbonne e da Universidade Paris VI Pierre e Marie Curie): 77
  • Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne: 305
  • Universidade Paris II Panthéon-Assas: 531-540
universidades-mais-antigas-do-mundo-paris

Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne

3. Universidade de Salamanca

Ano da fundação: 1134

Localização: Salamanca, Espanha

Posição no ranking da QS World University 2020: 601-650

Fundada por Alfonso IX no reino medieval de Leon, a Universidade de Salamanca é a universidade mais antiga do mundo hispânico. Ela desempenhou um papel fundamental na “descoberta” (e subsequente colonização) do Novo Mundo, tendo formado os consultores de geografia de Cristóvão Colombo. Apesar de muitas das suas faculdades terem sido destruídas por Napoleão Bonaparte no século XVIII, ela continua sendo uma das universidades de ensino e pesquisa mais bem classificadas da Espanha até hoje.

universidades-mais-antigas-do-mundo-salamanca

Universidade de Salamanca

2. Universidade de Oxford

Ano de criação: 1096

Localização: Oxford, Reino Unido

Posição no ranking da QS World University 2020: 4

A universidade mais antiga do mundo de língua inglesa, Oxford é regularmente reconhecida como uma das principais instituições acadêmicas do planeta. Fez contribuições imensamente significativas para o avanço humano ao longo de sua história e continua a ser uma instituição líder hoje em dia. Curiosamente, só foi fechada duas vezes durante todo esse tempo, inclusive em 1209, quando a execução de dois acadêmicos gerou um êxodo de estudantes e professores (levando à criação da Universidade de Cambridge). Durante a Guerra Civil Inglesa, permaneceu aberta como uma fortaleza monarquista.

universidades-mais-antigas-do-mundo-oxford

Universidade de Oxford

1. Universidade de Bolonha

Ano da fundação: 1088

Localização: Bolonha, Itália

Posição no ranking da QS World University 2020: 177

Embora alguns historiadores afirmem que ela não evoluiu para uma organização padrão universitária até a década de 1150, é geralmente aceito que a Universidade de Bolonha é a líder entre as universidades mais antigas do mundo. A instituição ganhou uma excelente reputação no período medieval, principalmente na área de Direito. E embora tenha perdido importância ao longo dos séculos, ainda é regularmente classificada como uma das 200 melhores universidades do planeta. Durante o Renascimento, muitos nomes famosos estudaram por lá, incluindo  Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Torquato Tasso, Carlo Goldoni e  Thomas Becket.

universidades-mais-antigas-do-mundo-bologna

Universidade de Bolonha

E aí, em qual dessas universidades mais antigas do mundo você gostaria de estudar? Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar uma oportunidade por lá! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos