University of Tokyo: a melhor do Japão

Se você tem interesse em estudar na Ásia ou em aprender japonês, a University of Tokyo pode ser o melhor lugar para você. Assim como o próprio Japão, a universidade sabe mesclar tradição e modernidade. Para provar isso, trouxemos algumas informações que vão te fazer querer arrumar as malas correndo e ir estudar por lá!

Ontem e hoje

Em 1877, a fusão da Escola Tokyo Kaisei e da Escola de Medicina de Tóquio criou as quatro faculdades que deram origem a University of Tokyo: as escolas de Direito, Ciências, Letras e Medicina. Além disso, junto delas também foi criada uma escola preparatória universitária. Inicialmente, as faculdades de Direito, Ciência e Letras estavam localizadas na área de Kanda. Enquanto isso, a Faculdade de Medicina foi estabelecida na área de Hongo.

The-Red-Gate The Red Gate: uma das construções mais icônicas da universidade

A partir desses primórdios, a University of Tokyo, apelidada de Todai, continuou a se fundir com diversas escolas especializadas em diversos campos. Entre elas estão a Faculdade Imperial de Engenharia e a Escola de Agricultura e Florestas de Tóquio. Dessa forma, a instituição foi se tornando um centro de pesquisa muito abrangente.

Rankings e reputação

Atualmente, a University of Tokyo é a melhor do Japão e também de toda a Ásia. Ela está classificada na posição 22 do QS World University Rankings. Em 2011, a universidade ficou em segundo lugar no mundo, atrás apenas de Harvard, no quesito de número de ex-alunos em cargos de CEO.

Além disso, 15 dos 62 primeiros ministros do Japão foram educados na instituição e cinco ex-alunos se tornaram astronautas. Quem se forma por lá também consegue ótimas oportunidades de emprego tanto no próprio governo japonês quanto nas indústrias do país. Até hoje, pesquisadores ligados à Todai já ganharam ao todo 16 prêmios Nobel.

Escola-de-Direito-da-University-of-Tokyo Escola de Direito da University of Tokyo

Instalações da Universidade de Tóquio

Atualmente, a Universidade de Tóquio é composta por 10 faculdades, 15 programas de pós-graduação e 13 centros universitários. Além disso, fazem parte da instituição 11 institutos de pesquisa (incluindo o Centro de Pesquisa de Ciência Avançada e Tecnologia) e três bibliotecas afiliadas.

Os departamentos também têm instalações associadas a eles, como por exemplo, o The University of Tokyo Hospital. Além dos três campi principais em Hongo, Komaba e Kashiwa, as instalações afiliadas à Universidade de Tóquio estão espalhadas por todo o Japão.

Hongo, o principal campus, ocupa a antiga propriedade da família Maeda, que eram os senhores feudais da província de Kaga. Por isso, atrai turistas devido a marcos como o Akamon (o Portão Vermelho) e o majestoso Auditório Yasuda. É também onde o festival anual de maio da Todai é realizado. Os outros campi, por sua vez, têm traços mais modernos.

Jardim-Botânico-da-University-of-Tokyo Jardim Botânico da University of Tokyo

A University of Tokyo é fantástica, não é? A nossa mentoria pode te ajudar a conquistar sua vaga por lá. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
05 Ago 2019