Quando chegam as cartas de aceitação das universidades dos EUA?

Aplicar para uma faculdade dos EUA pode ser um pouco confuso e estressante, principalmente se você não entender muito bem como funciona todo o processo. E aqui entra também toda a ansiedade de esperar chegar a sua carta de aceitação depois de se inscrever.

Para controlar um pouco a impaciência, o melhor remédio é estar atento(a) ao prazo para receber esses aceites. Para te ajudar, nesse texto vamos explicar para quando você deve esperar o recebimento das notificações com a decisão da faculdade. Vamos lá?

Quando chegam as cartas de aceitação?

Embora a resposta para essa pergunta realmente dependa de para quais faculdades você aplicou, em geral a maioria das decisões envolvendo as aplicações de regular decision é tomada na primavera do hemisfério norte, ou seja, em março ou no início de abril. Normalmente, essas notificações vão vir até, no máximo, a primeira semana de abril. Isso ocorre porque a maioria das universidades exige que os candidatos decidam onde eles vão estudar até o dia 1º de maio.

Algumas faculdades trabalham juntas para liberar suas decisões ao mesmo tempo. A Ivy League, que é composta por oito das melhores universidades dos EUA, divulga as decisões no "Ivy Day", um dia específico no final de março (a data exata muda a cada ano). Além disso, outras universidades, que não fazem parte da Ivy League, também se programam para liberar os resultados no Ivy Day.

1-cartas-de-aceitação
(Reprodução/CBS Television)

Mas e se você se inscrevesse na modalidade early action ou early decision? Nesses casos, como as inscrições acabam mais cedo (geralmente em novembro), você também pode esperar a carta de aceitação mais cedo, geralmente por volta de dezembro.

Algumas universidades ainda oferecem um tipo “secundário” de decisão antecipada, chamada de Early Action II, no qual as inscrições devem ser feitas um pouco mais tarde, geralmente em janeiro. Nesses casos, os aceites devem sair por volta de fevereiro, no máximo.

Nesta tabela você tem uma ideia geral de quando as cartas de aceitação das faculdades dos EUA são enviadas:

Prazo de aplicação

Envio estimado da carta de aceitação

Novembro (Early Action/Early Decision I)

Meados ou final de dezembro

Janeiro (Early Decision II)

Dezembro, janeiro ou fevereiro (Regular Decision)

Março ou começo de abril

Hoje em dia, a maioria das cartas de aceitação das universidades chega no e-mail ou como uma atualização do status da inscrição no portal da própria faculdade. Depois disso, você pode receber uma cópia impressa do seu aceite pelo correio e outras atualizações por e-mail.

E se você estiver na lista de espera?

Às vezes, em vez de receber uma carta de aceitação ou rejeição da faculdade, você vai receber uma mensagem informando que foi colocado(a) na lista de espera. Isso significa que a faculdade ainda está considerando sua admissão, dependendo de quantos candidatos admitidos decidam se matricular.

2-cartas-de-aceitação
(Reprodução/Nickelodeon)

Nesse cenário, você vai precisar decidir (normalmente até 1º de maio) se deseja permanecer na lista de espera para ver se é aprovado(a) ou sair da lista, eliminando assim todas as suas chances de ser admitido(a).

Se você decidir permanecer na lista de espera, não deve receber uma notificação quanto à decisão da faculdade até agosto, mais ou menos, pouco antes do início do ano letivo. O prazo para você receber uma resposta, depende da faculdade e da rapidez com que ela preencher sua nova turma de calouros.

Universidade do Intercâmbio

Quer ver muitas cartas de aceitação chegando no seu e-mail? Com a nossa mentoria especializada esse sonho fica mais fácil de se tornar realidade! Faça agora mesmo o seu teste de perfil (clicando aqui) para se tornar um dos nossos mentorados e mergulhar nas 60 oportunidades internacionais que ensinamos. Mas corre que as vagas são limitadas, hein?

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

26 Abr 2021