BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Vale a pena estudar em uma Ivy League?

Decidir em quais universidades se aplicar é o primeiro passo na jornada de quem deseja fazer faculdade nos Estados Unidos. E se esse é o seu caso, muito provavelmente você já deve ter pensado em estudar em uma Ivy League.

Talvez você ainda nem conheça esse termo, mas com certeza conhece ao menos uma das universidades que fazem parte desse grupo. São elas Harvard, Yale, Princeton, Brown, Dartmouth, Columbia, Cornell e a Universidade da Pensilvânia.

13 celebridades que estudaram em Ivy Leagues

Mas será que realmente vale a pena estudar em uma Ivy League? Vamos descobrir isso agora!

estudar-em-uma-Ivy-League-Cornell
Cornell (Foto: Sach1tb/Flickr)

Quais são os benefícios de estudar em uma Ivy League?

Excelência acadêmica

A natureza seletiva de cada uma das universidades da Ivy League significa que você estará cercado por estudantes de alto nível por todos os lados. E, embora cada estudante aceito geralmente tenha bons resultados em testes e notas no ensino médio, a maioria dos alunos de graduação das Ivies também são talentosos em atividades extracurriculares e engajados em suas comunidades. E esse corpo discente tão notável com toda certeza cria o ambiente ideal para uma experiência acadêmica e social enriquecedora para todos os alunos.

E é claro que essas universidades não atraem apenas os melhores alunos, mas também alguns dos professores mais destacados, incluindo vencedores de prêmios como o Pulitzer e o Nobel. E como os recursos das instituições da Ivy League permitem que elas ofereçam seminários ministrados por professores de primeira linha, mesmo os estudantes calouros terão acesso direto a pesquisadores e acadêmicos brilhantes das mais diversas áreas de conhecimento.

9 fatos sobre as universidades da Ivy League que você provavelmente não conhecia

Essa é, aliás, uma das principais diferenças entre as escolas da Ivy League e as grandes universidades públicas americanas. Embora essas instituições públicas certamente também tenham um corpo docente destacado, esses profissionais podem ter menos tempo com os alunos e/ou estarem mais preocupadas em publicar e pesquisar.

Networking vitalício

Você não se beneficiará do convívio com professores e colegas de classe de alto desempenho apenas na época da faculdade. Após sua formatura, cada um dos seus contatos acadêmicos irá seguir por diferentes caminhos profissionais, e isso significa que você terá acesso à uma ampla rede de contatos pelo resto da vida. E isso vale também para os seus professores ou até mesmo ex-alunos notáveis que passaram pela sua Ivy League antes de você.

E mais! Esse networking pode ser utilizado antes mesmo da sua formatura. Universidades como Yale e Princeton, por exemplo, promovem iniciativas de aproximação entre alunos, ex-alunos e empresas visando conectar seus estudantes com as melhores oportunidades de estágio.

Outro dado importante é que graduados da Ivy League estão super-representados em cargos de liderança nos mundos corporativo e político. Um estudo mostrou que quase 1/3 dos diretores e CEOs da Fortune 500 — lista das 500 maiores corporações dos Estados Unidos publicada pela revista Fortune — frequentou instituições de graduação de elite, entre elas, todas as Ivy League.

estudar-em-uma-Ivy-League-Columbia
Columbia (Foto: Momos/Wikimedia)

Disponibilidade de recursos

As universidades da Ivy League comandam uma quantidade enorme de recursos. Como dinheiro é o que não falta para essa instituições, cada uma delas pode oferecer financiamento para pesquisa, espaços para apresentações culturais de alto nível, bibliotecas bem equipadas e todo o apoio que o estudante precisa para se dedicar ao aprendizado e ainda participar de outras atividades extracurriculares, projetos acadêmicos e até mesmo iniciativas de empreendedorismo.

Reconhecimento

Alguns dizem que não há muito valor em um diploma da Ivy League além do nome. Mas a verdade nesta afirmação é que esse “nome” tem sim algum valor, e não é pouco! Além de servir como ponto de entrada para uma rede de contatos invejável, ter uma escola da Ivy League listada no topo do seu currículo pode te ajudar a conseguir seu primeiro emprego fora da faculdade, além de estágios e outras oportunidades enquanto ainda estiver estudando.

Conheça as "novas Ivy Leagues" dos EUA

Embora pesquisas mostrem que frequentar uma instituição seletiva pode não ter um impacto positivo notável no aprendizado e bem-estar do aluno ou na sua satisfação profissional, estudar em uma Ivy League tem um efeito positivo mensurável nos ganhos futuros de muitos estudantes.

Baixa proporção de alunos por professores

Embora quase todas as universidades da Ivy League não sejam consideradas "pequenas", com matrículas de graduação variando de cerca de 4 mil em Dartmouth a mais de 15 mil em Cornell, o nível de recursos que elas oferecem significa que você poderá receber mais atenção individual e pessoal do que receberia em muitas outros faculdades. Em Yale, por exemplo, a proporção é de 5,4 alunos para cada membro da equipe.

Em uma escola da Ivy League, você também terá acesso a vários conselheiros acadêmicos, tutores e relacionamentos individuais com professores.

Quais são as desvantagens de estudar em uma Ivy League?

Altos custos de mensalidade

Outra suposição comum sobre as universidades da Ivy League é que elas são caras. As taxas de matrícula, hospedagem e alimentação para essas escolas de fato não são baratas. Mas, embora esse número seja sem dúvida alto, também é um tanto enganoso, visto que essas escolas geralmente oferecem pacotes generosos de ajuda financeira a todos os alunos, inclusive estrangeiros. Só para você ter uma ideia, essas bolsas podem ultrapassar mais de 50 mil dólares!

Vale lembrar ainda que todas as universidades da Ivy League são need-blind, o que significa que a sua capacidade de pagar ou não pela faculdade não irá interferir nas suas chances de admissão.

Competitividade

Falando assim, você pode até pensar que ir pra uma Ivy League pode te transformar em um "peixinho caindo em um lago de tubarões". É verdade que o primeiro ano da faculdade pode ser um período de adaptação para aqueles alunos acostumados a liderar nas salas de aula do ensino médio ou mesmo para aqueles preocupados em não conseguir competir de igual para igual com os seus colegas.

No entanto, caso você seja aprovado em uma Ivy League, logo perceberá que foi admitido porque o comitê de admissão sabia que você teria sim a capacidade de se destacar em um ambiente repleto de outros líderes acadêmicos igualmente engajados. Em geral, existe uma sensação nas universidades da Ivy League que, em vez de competir por alguns estágios, oportunidades acadêmicas ou, eventualmente, empregos, há espaço para que todos os estudantes prosperem.

estudar-em-uma-ivy-league-yale
Yale (Foto/Pixy)

Um corpo discente não representativo

As escolas da Ivy League têm a reputação de admitires alunos que não representam a diversidade socioeconômica e racial dos Estados Unidos. Também já foram criticadas por não apoiarem alunos de graduação negros. Já houve até um caso de estudantes asiático-americanos processando Harvard por discriminá-los com sua política de admissão.

Mas embora as Ivies ainda tenham um longo caminho a percorrer para se tornarem instituições mais inclusivas e solidárias, elas fizeram progressos nos últimos anos. Um exemplo são essas políticas generosas de ajuda financeira que já mencionamos, que permitem que essas universidades ofereçam apoio financeiro a estudantes de baixa renda.

O que é o Ivy Day?

Ao mesmo tempo, as comunidades de graduação nessas escolas também estão se tornando mais diversificadas racialmente com o passar do tempo. Em 2017, por exemplo, a maioria das turmas entrantes de Harvard era formada por pessoas não-brancas pela primeira vez na história. Já em Cornell, 55% dos alunos aceitos na turma de 2023 se identificaram como não-brancos.

O que concluir disso tudo?

Ser admitido em uma universidade da Ivy League não é fácil, mas se você for aceito em uma dessas escolas, uma ampla gama de benefícios estará te esperando. Então, respondendo a pergunta do título desse tempo, sim, vale muito a pena estudar em uma Ivy League!

Universidade do Intercâmbio

Você sonha em estudar em uma Ivy League mas acha que precisa se preparar mais para conquistar esse objetivo? Então a nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil! Se você por aprovado(a), iremos entrar em contato o mais rápido possível.

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

26 Fev 2021

Postagens recentes
20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

Ana Clara Reis
28 Mar 2024